Rasga, pica, bate, tritura, mergulha, escorre, seca e produz do velho papel novo e artesanal.
No dia 26 de julho/2007, durante o “Fazendo Arte nas Férias”, foi realizada a Oficina de Papel artesanal, ministrada por Luiza Flor, a madrinha Flor da Associação de Capoeira Lenço de Seda. Essa atividade que foi disponibilizada gratuitamente à comunidade, constituiu um momento de aprendizagem e desenvolvimento de consciência ecológica, com ludicidade e descontração.
Leia o texto completo de “Papel Artesanal”
Encontro de gerações, encontro de alegria das memórias da infância com a infância presente, em um resgate lúdico de brincadeiras populares. Crianças e adultos correm, saltam, pulam, rodam e se enroscam em brincadeiras e jogos lúdicos. Isto tudo aconteceu dia 26 de julho/2007, com a Oficina de Jogos e Brincadeiras, desenvolvida pela professora Márcia Maria. Essa atividade que foi disponibilizada gratuitamente à comunidade, pelo CECAB, no projeto “Fazendo Arte nas Férias”.
Leia o texto completo de “Oficina de Jogos e Brincadeiras”
No período de 14 a 29 de julho/2007, durante o “Fazendo Arte nas Férias”, foi realizada a Oficina de Dança Contemporânea para Crianças, ministrada por Maria Cleones, membro da Hibridus Cia de Dança. A oficina foi um momento de irreverência e intensa alegria, com diferentes exercícios de exploração corporal e experimentação de movimentos e relações.
Essa atividade foi disponibilizada gratuitamente à comunidade e realizada em parceira com a Hibridus Cia de Dança.
Leia o texto completo de “Oficina de Dança Contemporânea”
Dobre com cuidado papel fino e colorido, faça recorte inusitado, suave e devagar… abra com delicadeza e a magia acontecerá: nasce uma linda madala, diferente e surpreendente.
Foram de contínua surpresa, beleza e criação as oficinas de mandalas realizadas no “Fazendo Arte nas Férias”, nos dias 16 e 25 de julho/2007. Seja com papéis coloridos e tesoura ou cipós e linhas, as mandalas produzidas eram surpreendentemente belas e mágicas. A oficina foi desenvolvida por Arthur e contou com a participação de crianças e adultos, em um exercício de criatividade e sensibilidade.
Leia o texto completo de “Oficina de Mandalas”
No dia 26 de julho/2007, durante o “Fazendo Arte nas Férias”, foi realizada a Oficina deTeatro para Educadores/as, ministrada por Gilson Magno e Sonaly Torres, professores do Centro Universitário do Leste de Minas Gerias. Com jogos de expressão corporal, entrosamento grupal, criação coletiva e improvisação os/as participantes se soltaram na criação de movimentos, sons, personagens, cenas, com descontração e alegria, elementos tão essenciais na arte de educar.
A Oficina Teatro para Educadores/as foi disponibilizada gratuitamente à comunidade pelo CECAB, durante o “Fazendo Arte nas Férias”. Constituiu um momento de aprendizagem, descontração, encontros, criação, irreverência e alegria.
Leia o texto completo de “Oficina de Teatro para Educadores/as”
As parcerias desenvolvidas entre a Lenço de Seda - CECAB e instituições educacionais da região do Vale do Aço, dentre elas a Escola Estadual Capitão Egídio Lima do município de Timóteo (MG ) foi selecionada, dentre mais de 1200 experiências registradas pelo Ministério da Educação para ser registrada e divulgada no Banco da Escola, por ser, uma das ações que atacam, de frente, alguns problemas referentes à educação brasileira. Experiências da Lenço de Seda/Cecab estão publicadas no livro do Jogo Caça-fantasmas, com o título “Capoeira ajuda alunos repetentes”. Para conhecer melhor essa história acesse http://www.banconaescola.com/pagina_conteudo.asp?id_pagina=74.
O Banco na Escola é um programa da Aliança Social pela Educação, formada por Banco Real, Citi, Fundação Banco do Brasil, Fundação Itaú Social, Instituto IBI, Instituto Unibanco e Santander. Esta aliança tem como parceiros o Ministério da Educação, o Unicef e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Para estimular a participação, o Banco na Escola desenvolveu o Jogo do Caça-Fantasma que propõe a participação da comunidade escolar na identificação de problemas e desafios, provocando a construção de saídas coletivas.
Leia o texto completo de “Banco na Escola”
No dia 23 de setembro de 2007, a Lenço de Seda – CECAB promoveu uma caminhada ecológica ao Pico do Ana Moura, maior símbolo natural do município de Timóteo. Essa ação marcou a entrada de primavera e foi realizada em parceria com grupos culturais, escolas, associações diversas, universidade, órgãos públicos, dentre outros.
O Verdejando configurou-se como uma experiência pluridisciplinar aberto a toda comunidade; uma vivencia holística com o objetivo de potencializar uma reflexão sobre a conjuntura ambiental do planeta, por meio de praticas de ecologia humana na forma de vivencias performances e oficinas pedagógicas diversas. Diferentes grupos apresentaram suas mensagens através de teatro, recital de poesias, danças circulares, cantigas de roda, capoeira Angola, músicas, mini-palestras, oficinas, sorteios, execução de mantras, finalizando com uma semeadura de espécies nativas durante o percurso de descida.
Esta atividade compõem a Agenda Acervo Vivo, por meio da qual os organizadores do Lenço de Seda - Cecab promoveram no período de dezembro de 2006 até maio de 2008, diferentes eventos comemorativos que reúnem algumas das praticas desenvolvidas nos seus 30 anos. Diversas caminhadas ecológicas foram realizadas pelo grupo em seu percurso histórico inclusive uma no Chile, quando em 2004, em parceria com a Universidade de Concepcion, os capoeiristas fizeram uma caminhada aos Andes.
Leia o texto completo de “Verdejando Caminhada Ecológica”
Em francês papier mâché. Significa papel picado, amassado e esmagado, embebido na água, coado e depois misturado com cola e/ou gesso, constituindo uma é uma massa modelável com a qual arte se faz: objetos em diferentes formatos, utilitários ou decorativos.
No dia 26 de julho/2007, durante o “Fazendo Arte nas Férias”, foi realizada a Oficina de Papel Machê. Essa atividade que foi disponibilizada gratuitamente à comunidade, constituiu um momento de criação e ludicidade.
Leia o texto completo de “Papel Machê”
Que tal, ganhar mais perna e crescer alguns centímetros, ficar mais alto, de uma hora para outra, como um passe de mágica??? Basta fazer uma perna de lata. Você vai precisar de 2 latas de leite em pó vazias (ou qualquer outra de tamanho parecido), prego, martelo, 2 pedaços de barbante, bem grandes e da ajuda de um/a adulto/a. Agora, peça para o/a adulto/a fazer dois furos com os pregos, em cada lata. Passe o barbante pelos furos e dê um nó para prender o barbante na lata. Decore sua Perna de Lata com papel colorido. Agora, é só aventura: com a parte que aberta para baixo, suba em cima delas e, segurando nos barbantes comece a dar seus primeiros passos. No começo está um pouquinho difícil? Não desanime, pois, essa brincadeira é pura alegria!
Na história do CECAB – Lenço de Seda a perna de lata está presente, principalmente nas Festas da Criança. Essa brincadeira possibilita o desenvolvimento de habilidades como coordenação de movimentos, equilíbrio, auto-confiança e criatividade, uma dimensão lúdica.
Leia o texto completo de “Perna de Lata”
Brincadeira do folclore popular o pare-bola de pique que envolve movimento, esperteza e boa pontaria. Vamos brincar? Você vai ser o ser o “pega” e eu arremesso a bola. Vou lançá-la o mais longe que conseguir. As demais crianças, e eu também, vamos sair correndo o mais longe possível, enquanto você tenta alcançar e pegar a bola, quando conseguir deve gritar “PARE BOLA” e todos devem ficar parados. Dai você, que é o pega, poderá dar 3 passos no máximo e tentar queimar uma pessoa, jogando a bola nela. Se conseguir esta pessoa fica sendo o pega e recomeça a brincadeira . Se não conseguir… como é que poderemos recomeçar a brincadeira? Lance a idéia, pois a idéia é de quem brinca!!!
Essa brincadeira possibilita o desenvolvimento de habilidades como, coordenação de movimentos, agilidade, interação, descontração e outras. Na história do CECAB – Lenço de Seda o pare-bola está presente, principalmente nas Festas da Criança, constituindo uma dimensão lúdica em momentos de alegria.
Leia o texto completo de “Pare-bola”