Dinâmica básica da capoeira Angola que pressupôe no jogo de perguntas e respostas corporais os códigos necessários para a experiência de auto conhecimento e iniciação dentro dos moldes da Capoeira de Origem. O diálogo de corpos se desenvolve com rituais próprios que asseguram a dinâmica das energias presentes no cenário da roda e a sintonia com a cadência do jogo ditados pelo Berimbau Gunga e que deve ser obedecida por todos. Diferentemente da Capoeira Regional que permite movimentos individuais e de performance física, na capoeira angola todos os movimentos devem alcançar o adversário na forma de uma pergunta para a qual ele deve dar respostas corporais sustentando o teatro vivo da roda. Nas palavras do Mestre: “Na roda de capoeira nunca dei um golpe em vão”.
Atualizado em: 29/05/2008 - 19:46:34.
Arquivo de: Atividades , Atividades ONG , Aulas básicas , Capoeira Angola , Capoeira Pedagógica , Capoeira e educação , Danças , Eventos de Interesse Científico ou Acadêmico , Pedagogia Cultural , Textos ONG .
Palavras-chave: Atividades , Atividades ONG , Capoeira Angola , Dialogo , Dialogo de Corpos , Eventos de Interesse Científico ou Acadêmico , Formação do Ator , Iniciação , Teatro , Textos ONG .