Arquivos: Pedagogia Cultural

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Capoeira e Educação

Em uma primeira aproximação, a conexão capoeira-educação parece um tanto inusitada, pois, a capoeiragem possui uma forma de organização muito diferente da lógica escolar: enquanto na sala de aula os espaços são lineares, com lugares demarcados, na capoeira há circularidade, flexibilidade temporal e espacial. Se na sala de aula a ordem é o silêncio, a capoeira implica em som, ritmo, movimento. Enquanto a organização escolar pressupõe processos individuais, em que cada um é responsabilizado por seu sucesso ou fracasso, a capoeira se efetiva de forma eminentemente coletiva, articulando universos da dança, música, ancestralidade, espiritualidade, corporalidade e síntese.

Enfim, no encontro entre educação e capoeira, é fundamental considerar que a capoeiragem introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade. Nas palavras de mestre Reginaldo, a capoeira é uma escola, que contém inumeráveis elementos potencializadores do desenvolvimento e da evolução daqueles que a pratica. No encontro com a educação essa potencia se amplia.

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Capoeira Pedagógica

Na experiência da Lenço de Seda, a conexão com a escola efetiva-se desde 1984. A articulação entre capoeira e educação oferece ganhos inestimáveis para o desenvolvimento evolutivo de quem a pratica. Porém, é importante por parte dos educadores, cuidado e atenção. Mestre Reginaldo aponta o perigo de uma “pedagogização” da capoeira. Dito de outro modo, uma prática que enquadre a capoeiragem conforme o tempo e a dinâmica escolar, com objetivo de utilizá-la somente “como instrumento de socialização, como instrumento de lazer, como mecanismo para queimar a energia dos meninos mais agressivos” (Mestre Reginaldo Véio).

Destacamos que a capoeira, especialmente a Angola, introduz no espaço escolar diferenças metodológicas nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, em uma prática eminentemente corporal e coletiva. ( Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência.)

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Festa da Criança

As crianças são atores e atrizes principais na história do CECAB, são sujeitos da festa. O evento que melhor expressa essa primazia é a Festa da Criança. Realizada em outubro, com culminância no dia 12, esse evento congrega inúmeros voluntários, educadores, artistas, comerciantes, crianças e adultos de todos os bairros da cidade em atividades de jogos, brincadeiras infantis, capoeira, artes, música, cinema, sorteio de prêmio, boi-bumbá e outras. A criação do evento inicia-se com a escolha de um tema aberto, como por exemplo: “Hoje Tem!… Hoje Tem!…”; “Todo dia é dia”; “Era uma vez…”. Hoje tem o quê? É dia de quê? Era uma vez o quê? Tudo aquilo que é possível desejar.

Com a festa da Criança, emerge em Timóteo-MG o espaço da alegria. O centro da cidade fica totalmente ocupado por crianças, jovens e adultos, que o convertem de um espaço urbano destinado a negócios, trabalho, comércio, a um espaço de criação, encontro e descontração. Com brincadeiras, capoeira, jogos recreativos, atividades de artes plásticas, teatro, música e tantas atividades quanto a imaginação puder inventar, as crianças apropriam-se e fazem uso completamente inusitado desse espaço, numa grande festa coletiva. (Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência)

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Mesa Redonda

A mesa Redonda constitui um espaço de exposição e questionamento de opiniões, no qual participantes e expositores criam um diálogo em torno de um tema. Essa técnica está presente na trajetória do CECAB como um instrumento que favorece a troca de experiência, a discussão e a reflexão, em encontros de educadores, sobre aspectos importantes da educação e da articulação entre educação e cultura. Temas como Cultura Afro-brasileira, Capoeira e Educação, Aplicação da lei 10.639 e outros são frequentemente trazidos para os debates com autoridades, mestres, educadores e agentes culturais.

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Semana do Folclore

Tradição da Lenço de Seda CECAB, a semana do folclore é um momento especial nas estratégias pedagógicas quando a agenda escolar em agosto se volta para nossas praticas culturais tradicionais. Oficinas, Festival de Pipas e Papagaios, Rodas de Capoeira, Samba Reggae, Maculelê, Samba de Roda, Puxada de Rede, Dança do Boi, Dança Afro acontecem durante o período escolar e no dia do Folclore, em praça pública ou na sede da associação. Nas escolas é momento privilegiado para as práticas preconizadas pela lei 10.639.

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Escolas Parceiras

Ao longo de 30 anos a Lenço de Seda - CECAB realizou dezenas de projetos de parceria com escolas, ongs, associações e universidades. Dentre elas:

Apae de Coronel Fabriciano

Apae de João Monlevade

Creche Frei Miguel de Curitiba

Creche Nossa Senhora da Luz de Curitiba

Creche Rosa de Saron de Coronel Fabriciano

Creche Pequeno Lar de Coronel Fabriciano

Creche Lar Feliz de Coronel Fabriciano

Creche Lírio dos Vales de Coronel Fabriciano

Colégio São Vicente de Paula de Curitiba

Escola de Belas Artes da UFMG

Escola Estadual Arcebispo Dom Helvécio

Escola Infantil do Quitandinha

Escola Estadual Jose Ferreira Maia

Escola Estadual H|ilda de Araújo Ozório Zauza

Escola Estadual Tenente José Luciano

Escola Estadual JK

Escola Estadual Capitão Egidio Lima

Escola Municipal do Macuco

Escola Infantil Sementinha

Escola municipal Argeu Brandão

Escola Estadual Alberto Giovaninni

Escola Municipal José Pinto dos Santos

Escola Estadual Carmem Cotta

Escola Municipal Paulo Franklin

Escola Municipal Maria das Graças Ferreira

Escola Infantil Pé de Moleque

Escola Municipal Otavio Cupertino

Escola Municipal Raimundo Coura

Escola Municipal Vereador Nicanor Ataíde

Escola Estadual Zacarias Roque

Escola Municipal Joaquim Ávila Neto

Escola Municipal Said Albeny

Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde

Escola Estadual João Cotta

Escola Infantil João Bolinha

Escola Imett de Timóteo

Instituto Católico de Minas Gerais

Pré Escola Criança Criativa de Curitiba

Pré Escola Pequenos Sábios de Curitiba

Pré Escola Formiguinha Feliz de Curitiba

Pré Escola Futuro Feliz de Curitiba

Pré Escola Infantil Portão de Curitiba

Pré Escola Trem da Alegria de Curitiba

Pré Escola Degraus do Saber de Curitiba

Pré Escola Cecília Marques de Curitiba

Pré Escola Itamaraty de Curitiba

Programa Curumim.

Unileste

Universidad de Concepcion

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Dialogo de Corpos

Dinâmica básica da capoeira Angola que pressupôe no jogo de perguntas e respostas corporais os códigos necessários para a experiência de auto conhecimento e iniciação dentro dos moldes da Capoeira de Origem. O diálogo de corpos se desenvolve com rituais próprios que asseguram a dinâmica das energias presentes no cenário da roda e a sintonia com a cadência do jogo ditados pelo Berimbau Gunga e que deve ser obedecida por todos. Diferentemente da Capoeira Regional que permite movimentos individuais e de performance física, na capoeira angola todos os movimentos devem alcançar o adversário na forma de uma pergunta para a qual ele deve dar respostas corporais sustentando o teatro vivo da roda. Nas palavras do Mestre: “Na roda de capoeira nunca dei um golpe em vão”.

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