Dança da Fita, manifestação milenar de origem européia, instalou-se em nosso país nos estados do sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, através dos imigrantes no século passado e hoje difundida em vários estados brasileiros como Minas Grais. Essa manifestação, é uma reverência feita à árvore, após o rigoroso inverno europeu. Nas aldeias, os colonos, no prenúncio da primavera, realizavam a Dança da Fita para homenagear o renascimento da Árvore.
A Dança da Fita é desenvolvida da seguinte maneira: é colocado no centro um mastro chamado pau-de-fita de aproximadamente 3m de altura com doze fitas (duas vermelhas, duas verdes, duas amarelas, duas azuis, duas rosas e duas azul marinho). Ao lado do mastro, formam-se duas filas, do lado direito os homens e do esquerdo as mulheres. Na cabeceira das duas filas fica o mestre e num sinal feito através do apito tem início a dança. O primeiro movimento é conhecido como preparação da terra para o plantio da árvore. No segundo movimento os dançadores cruzam as fitas, que significa a escolha da semente. No terceiro movimento inicia-se a semeadura. No quarto já se percebem as tranças formadas em um total de cinco trançados diferentes que simbolizam as raízes. Quando o mastro fica totalmente coberto pelas tranças, os adultos são substituídos pelas crianças que irão realizar a destrança. As crianças simbolizam as folhas da árvore. Quando termina o movimento executado pelas crianças o mastro é transformado simbolicamente em árvore, sendo este o final da dança.
Na Festa da Criança Pasárgada/CECAB escolas envolvidas interagiam com apresentações de danças folclóricas sendo uma delas a Dança da Fita.
Atualizado em: 29/05/2008 - 19:46:22.
Arquivo de: Atividades , Atividades ONG , Eventos , Interatividades , Recursos Pedagógicos , Textos ONG .
Palavras-chave: 1980 – Hoje , Atividades , Atividades ONG , Atuação , Dança da Fita , Imagens , Integração , Pasárgada , Recursos Pedagógicos , Textos ONG .