Palavras-chave: Pasárgada

Conteúdo relacionado a “Pasárgada”

Documento - P-16

Publicação em Jornal onde é citado a parceria do comércio da região, com a doação de brinquedos para serem sorteados na festa da criança, realizada pela Associação Cultural Pasargada
Leia o texto completo de “Documento - P-16”

Documento - P-17

Panfleto produzido pela Associação Cultural Pasargada para distribuição nas escolas em outubro de 1986 convidadando para festa da criança
Leia o texto completo de “Documento - P-17”

Documento - P-15

Editorial poético da festa da criança Pasargada em 1986: “Era uma Vez”
Leia o texto completo de “Documento - P-15”

Documento - P-11

Publicação em jornal da região informando e convidando para batizado de capoeira na sede da Associação de capoeira Lenço de Seda como parte das programações das atividades de comemoração da festa da criança realizada pela Associação Cultural Pasargada, em agosto de 1981
Leia o texto completo de “Documento - P-11”

Documento - P-12

Publicação no jornal Diário do Aço relatando tradição da Associação Cultural Pasargada nas comemorações da Festa da criança citando inúmeras brincadeiras realizadas durante a Festa. .
Leia o texto completo de “Documento - P-12”

Vídeo - Encontro Arte Sempre – 2004


Apresentação dos alunos do projeto Arte Sempre no 3º Encontro do Projeto no Campo do Social em Coronel Fabriciano com apresentações de: Parintins, Ballet, Maculelê, Dança do Ventre, Dança do Boi, Dança de Salão, Orquestra de Berimbaus, Samba de Roda, Hip Hop, Samba Reggae.
Leia o texto completo de “Vídeo - Encontro Arte Sempre – 2004”

Teatro Popular

foto-149

Na visão de Augusto Boal, as experiências de teatro popular têm como objetivo a libertação do espectador, sobre quem o teatro se habituou a impor visões acabadas do mundo. Nessa perspectiva teatro popular e a capoeira, na trajetória de Lenço de Seda-CECAB, sempre foram parceiros indissociáveis, pois, na visão do Mestre Reginaldo Véio, também a capoeira é um instrumento de construção da própria história, de libertação das visões dominantes de mundo. Assim, o grupo da Lenço de Seda em parceria como grupos de teatro da cidade de Timóteo fazem das praças e ruas da cidade, palcos de expressão da cultura popular. Através da capoeira, do teatro, da dança, da música, produzem experiências coletivas de dimensões ético-políticas, com alegria, irreverência e mobilização comunitária, nas quais todos podem participar.

O teatro sempre está presente nas atividades e eventos da Lenço de Seda, tais como as Festas da Criança, as Caminhadas Ecológicas, dentre outras, além disso, são realizadas, também, oficinas de teatro para educadores/as, estudantes de escolas da rede pública Timóteo.

Leia o texto completo de “Teatro Popular”

A arte de brincar

Em todas as experiências humanas, principalmente no campo da cultura e da educação, as brincadeiras, o lúdico, são pura arte. São as experiências que mobilizam as potencias de criação em dimensões de alegria.

A arte de brincar na trajetória da Lenço de seda-CECAB envolve a magia dos jogos e brincadeiras populares, a dimensão lúdica do teatro, da capoeira, entendendo que o jogar-brincar não exclui ou nega a realidade, mas reinventa-a em campos de alegria. Assim, jogar, brincar e aprender são indissociáveis e constituem juntos espaços para sonhar e fazer do sonho um texto possível, em expansão da alegria, que, segundo Alicia Fernandes, é critério de saúde na aprendizagem, é o que torna a criação possível, é o campo onde produzir sentido faz sentido.

Assim a arte de brincar e expandir a alegria está presente em todas as ações da Lenço de Seda-CECAB, como principal patrimônio e herança produzida coletivamente, envolvendo crianças, adolescentes, adultos, educadores, estudantes, moradores de rua, capoeiristas, artistas e tantos outros que queiram participar de momentos lúdicos, como a Festa da Criança, as Caminhadas Ecológicas, os projetos pedagógicos e culturais, as experiências de cultura afro-brasileira. No ano de 1991, a Festa da Criança Pasárgda teve como tema “A arte de Brincar”.

Leia o texto completo de “A arte de brincar”

Teatro de Arena

foto-164

Um teatro de arena é um espaço de apresentações teatrais e artísticas, em que o palco se posiciona no centro de uma circunferência, na qual está a platéia. Pode ser tanto um espaço com arquitetura delineada para esse fim, com arquibancadas circulares e palco central, como os espaços que se abrem nas praças e ruas quando inicia-se uma apresentação cultural e o público se posiciona em volta, na roda. Tanto com arquitetura delineada, quanto com a emergência nas praças e ruas, nesse ambiente o público tem maior intimidade com os atores e a história vivida por eles.

Na cidade de Timóteo, há dois teatros de arena, um deles em espaço público do Bairro Timirim e outro na Escola Imett de Timóteo, ambos projetados pelo arquiteto Eolo Maia. Neles a Lenço de Seda-CECAB realizou e realiza intervenções culturais, principalmente batizados e rodas de capoeira, encontros de capoeiristas, apresentações de danças, de Samba Reggae e de teatro.

Leia o texto completo de “Teatro de Arena”

Foto - 409

foto-409

Festa da criança na praça 1º de maio, centro – Acesita/Timóteo, promovida pela Associação Cultural Pasárgada, na foto aluna do projeto “Capoeira Escola” da Escola Estadual Percival Farquhar “ participante do batizado realizado pela Associação de Capoeira Lenço de Seda.
Leia o texto completo de “Foto - 409”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .