Nas Festas Juninas do CECAB - Lenço de Seda as comidas típicas estão presentes, como uma forma de reunir as pessoas, congregar e compartilhar receitas, realizar ações coletivas, experienciar e saborear a cultura, por meio das delícias da culinária brasileira. Dentre elas, apresentamos a Vaca Atolada.
INGREDIENTES
1 kg de costela de boi
2 dentes de alho
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de urucum
1 concha de gordura de porco
2 litros de água
suco de 1 limão
1 cálice de cachaça
3 cebolas médias
1 folha de louro
1 ramo de salsa e cebolinha
pimenta malagueta a gosto
mandioca cozida a gosto
MODO DE PREPARO:
Colocar a água para ferver juntamente com a cachaça e o limão. Juntar a costela e ferver por cerca de 20 minutos. Escorrer e lavar. Reservar. Aquecer a gordura e juntar o alho amassado, a cebola e o urucum. Deixar a costela dourar. Mexer sempre. Colocar água aos poucos para cozinhar até formar um caldo grosso. Acertar o tempero, acrescentar o louro, a salsa e a cebolinha. Manter a panela tampada para cozinhar. À parte, cozinhar a mandioca em pedaços, escorrer e juntar a costela já cozida. Deixar ferver para pegar gosto e engrossar o caldo. Servir com arroz com alho, couve e torresmo.
Fonte: http://www.livrodereceita.com.br/salgadas/vacaatolada.htm
Leia o texto completo de “Vaca Atolada”
Nas Festas Juninas do CECAB - Lenço de Seda as comidas típicas estão presentes, como uma forma de reunir as pessoas, congregar e compartilhar receitas, realizar ações coletivas, experienciar e saborear a cultura, por meio das delícias da culinária brasileira. Dentre elas, apresentamos o Vinho Quente.
INGREDIENTES
1 copo de açúcar; canela em rama; cravo; 1 l de vinho tinto seco; 1/2 l de água; 1/2 maçã (verde ou vermelha) descascada e cortada em fatias.
MODO DE PREPARO
Queime a metade do açúcar com a canela e o cravo. Acrescente o vinho, misturado com a água. Junte o açúcar restante e a maçã. Deixe cozinhar por um breve tempo e sirva bem quente.
As experiências do CECAB / Lenço de Seda, no decorrer de toda sua trajetória histórica, sempre articulou diversas expressões da cultura popular, inumeráveis campos de conhecimentos e diferentes sujeitos, em uma abordagem interdisciplinar, ou seja, experiências nas quais todos os campos, formas de expressão e sujeitos sociais se encontram e se articulam em intensos processos de criação coletiva.
Teatro, capoeira, dança, música, carnaval, encontros com educadores, cultura afro-brasileira, ecologia, ações políticas, crianças, adultos, jovens, todos juntos em um caldeirão fervente e pulsante em conexões em todas as direções.
Leia o texto completo de “Abordagem interdisciplinar”
Na experiência da Lenço de Seda, a conexão com a escola efetiva-se desde 1984. A articulação entre capoeira e educação oferece ganhos inestimáveis para o desenvolvimento evolutivo de quem a pratica. Porém, é importante por parte dos educadores, cuidado e atenção. Mestre Reginaldo aponta o perigo de uma “pedagogização” da capoeira. Dito de outro modo, uma prática que enquadre a capoeiragem conforme o tempo e a dinâmica escolar, com objetivo de utilizá-la somente “como instrumento de socialização, como instrumento de lazer, como mecanismo para queimar a energia dos meninos mais agressivos” (Mestre Reginaldo Véio).
Destacamos que a capoeira, especialmente a Angola, introduz no espaço escolar diferenças metodológicas nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, em uma prática eminentemente corporal e coletiva. ( Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência.)
Leia o texto completo de “Capoeira Pedagógica”
No Carnaval de 2008, o CECAB saiu às ruas de Timóteo- MG com o Bloco Caricato Dexeu Falá. Com o enredo “De Estórias e Histórias, uma Salada de Cultura”, ao som de samba reggae, maculelê, capoeira e afoxé o bloco fez homenagem à cultura Afro- Brasileira e resgatou a memória de seus desfiles carnavalescos de Timóteo, homenageando as Escolas de Samba, os personagens que marcaram o carnaval da cidade e os próprios Blocos Caricatos, que sempre contribuíram com irreverência e criatividade com os belos carnavais que o município já sediou.
Leia o texto completo de “De Estórias e Histórias, uma Salada de Cultura - Enredo”
As crianças são atores e atrizes principais na história do CECAB, são sujeitos da festa. O evento que melhor expressa essa primazia é a Festa da Criança. Realizada em outubro, com culminância no dia 12, esse evento congrega inúmeros voluntários, educadores, artistas, comerciantes, crianças e adultos de todos os bairros da cidade em atividades de jogos, brincadeiras infantis, capoeira, artes, música, cinema, sorteio de prêmio, boi-bumbá e outras. A criação do evento inicia-se com a escolha de um tema aberto, como por exemplo: “Hoje Tem!… Hoje Tem!…”; “Todo dia é dia”; “Era uma vez…”. Hoje tem o quê? É dia de quê? Era uma vez o quê? Tudo aquilo que é possível desejar.
Com a festa da Criança, emerge em Timóteo-MG o espaço da alegria. O centro da cidade fica totalmente ocupado por crianças, jovens e adultos, que o convertem de um espaço urbano destinado a negócios, trabalho, comércio, a um espaço de criação, encontro e descontração. Com brincadeiras, capoeira, jogos recreativos, atividades de artes plásticas, teatro, música e tantas atividades quanto a imaginação puder inventar, as crianças apropriam-se e fazem uso completamente inusitado desse espaço, numa grande festa coletiva. (Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência)
Leia o texto completo de “Festa da Criança”
Grupo de Teatro parceiro do CECAB – Lenço de Seda. Ao longo da história do CECAB, participou de diferentes manifestações culturais e comunitárias fazendo das ruas da cidade um palco onde a performance teatral ganhava vida como expressão de sensibilização estética, alegria, criação coletiva com dimensão política. Jeremias era um dos componentes desse grupo.
Leia o texto completo de “Grupo de Teatro Somunois”
Personagem criado e interpretado por Ronaldo Lamp, ator do município de Timóteo que fez parte do grupo que criou a Sociedade Cultural Pasárgada. “Zé Povo, o palhaço de todos os dias”, alegrava as atividades culturais com irreverência, alegria, sensibilidade e posicionamentos políticos sobre o cotidiano da comunidade.
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Coronel Fabriciano é um município brasileiro da Zona Metalúrgica, Mesoregião do Vale do Aço, no Estado de Minas Gerais e fica a 198 km de Belo Horizonte. Com aproximadamente 102.588 habitantes em 2004 (IBGE), com uma renda per capita de R$ 3.031,00, possui uma população típica, rica em folclore e produção artesanal. É uma cidade atraente, dinâmica e hospitaleira. A área total do município é de 221,049 km².
O CECAB desenvolve na cidade de Coronel Fabriciano, em parceria com escolas e instituições públicas ou diretamente articulado com a comunidade, ações e projetos pedagógico-culturais que envolvem capoeira, danças, brincadeiras do folclore popular, cultura afro-brasileirra, e outros. Dentre os projetos detacamos o Projeto Arte Sempre desenvolvido junto à secretaria Municipal de Educação.
Leia o texto completo de “Coronel Fabriciano”
O diálogo com o universo acadêmico sempre se fez presente nas experiências do CECAB. Vários são os trabalhos científicos produzidos acerca dessas experiências, em diferentes níveis: monografias, dissertações, tese. A dissertação “Capoeira: movimento e malicia em jogos de poder e resistência”, é um desses trabalhos.
Além disso, observamos no acervo do CECAB, artigos, livros, dissertações e outras obras que são importantes referências bibliográficas, fonte de estudos e pesquisas sobre a cultura popular e cultura afro-brasileira; disponíveis para educadores e agentes culturais.
Leia o texto completo de “Dissertações”