Vaca Atolada

Nas Festas Juninas do CECAB - Lenço de Seda as comidas típicas estão presentes, como uma forma de reunir as pessoas, congregar e compartilhar receitas, realizar ações coletivas, experienciar e saborear a cultura, por meio das delícias da culinária brasileira. Dentre elas, apresentamos a Vaca Atolada.

INGREDIENTES

1 kg de costela de boi

2 dentes de alho

1 colher de sopa de sal

1 colher de sopa de urucum

1 concha de gordura de porco

2 litros de água

suco de 1 limão

1 cálice de cachaça

3 cebolas médias

1 folha de louro

1 ramo de salsa e cebolinha

pimenta malagueta a gosto

mandioca cozida a gosto

MODO DE PREPARO:

Colocar a água para ferver juntamente com a cachaça e o limão. Juntar a costela e ferver por cerca de 20 minutos. Escorrer e lavar. Reservar. Aquecer a gordura e juntar o alho amassado, a cebola e o urucum. Deixar a costela dourar. Mexer sempre. Colocar água aos poucos para cozinhar até formar um caldo grosso. Acertar o tempero, acrescentar o louro, a salsa e a cebolinha. Manter a panela tampada para cozinhar. À parte, cozinhar a mandioca em pedaços, escorrer e juntar a costela já cozida. Deixar ferver para pegar gosto e engrossar o caldo. Servir com arroz com alho, couve e torresmo.

Fonte: http://www.livrodereceita.com.br/salgadas/vacaatolada.htm

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .