Na visão de Augusto Boal, as experiências de teatro popular têm como objetivo a libertação do espectador, sobre quem o teatro se habituou a impor visões acabadas do mundo. Nessa perspectiva teatro popular e a capoeira, na trajetória de Lenço de Seda-CECAB, sempre foram parceiros indissociáveis, pois, na visão do Mestre Reginaldo Véio, também a capoeira é um instrumento de construção da própria história, de libertação das visões dominantes de mundo. Assim, o grupo da Lenço de Seda em parceria como grupos de teatro da cidade de Timóteo fazem das praças e ruas da cidade, palcos de expressão da cultura popular. Através da capoeira, do teatro, da dança, da música, produzem experiências coletivas de dimensões ético-políticas, com alegria, irreverência e mobilização comunitária, nas quais todos podem participar.
O teatro sempre está presente nas atividades e eventos da Lenço de Seda, tais como as Festas da Criança, as Caminhadas Ecológicas, dentre outras, além disso, são realizadas, também, oficinas de teatro para educadores/as, estudantes de escolas da rede pública Timóteo.
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Nas voltas que o mundo deu, nas voltas que o mundo dá…
Evento acadêmico e cultural, realizado em abertura às comemorações dos 30 anos da Lenço de Seda / CECAB, no qual ocorreu: apresentação pública da Dissertação de Mestrado em Psicologia “Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência” de autoria da Profª Mestra Sonaly Torres da Silva, que discorre sobre a capoeira a partir da trajetória da Associação de Capoeira Lenço de Seda / CECAB; apresentações de Samba Reggae, Samba de Roda, Maculelê, Capoeira; a apresentação do Projeto “Acervo CECAB”; a exibição do Documentário “Duplicidades”, que aborda o plebiscito referente ao nome da cidade de Timóteo, realizado no início dos anos 80. Na ocasião foi realizada, também, uma mesa-redonda sobre cultura afro-brasileira – Capoeira, com a participação do Mestre Moa do Katendê, do Mestre Reginaldo Véio e da professora Sonaly Torres da Silva.
O evento contou a presença de diretores/as, pedagogos/as e professores/as de escolas da rede pública de Timóteo, estudantes, universitários/as, capoeiristas e comunidade em geral.
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A Dissertação “Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência”, tem como foco o estudo da experiência Associação de Capoeira Lenço de Seda. Percorre o universo da capoeira no Brasil, discorre sobre a história política da capoeira na cidade de Timóteo e sobre e como a capoeira angola opera contemporaneamente nesta cidade através das práticas da Associação de Capoeira Lenço de Seda. Desenvolvendo análises de nossa vida contemporânea o trabalho propicia um importante encontro entre o mundo acadêmico e a cultura popular, por meio de um diálogo entre os conceitos de Michel Foucault e os depoimentos de mestres capoeiristas, demonstrando como esta prática corporal e coletiva pode se mostrar como elemento de ação política.
É um trabalho que compõe um campo interdisciplinar, em interfaces com a educação, a cultura afro-brasileira, a filosofia, a sociologia, a história, a psicologia, os estudos culturais, se constituindo um instrumento de conhecimentos para educadores/as, psicólogos/as, capoeiristas, entre outros.
De autoria da Profª Mestra Sonaly Torres da Silva, essa dissertação foi desenvolvida no Mestrado em Psicologia da PUC-MG, no período de 2005 – 2007, teve como orientador o Dr. João Leite Ferreira Neto e como co-orientador do Mestre Reginaldo Véio, Reginaldo Consolatrix.
Clique e baixe: “Capoeira: Movimento e Malícia em Jogos de Poder e Resistência”.
Para a Lenço de Seda-CECAB férias é tempo de brincar e fazer arte. Assim, no período de 14 a 29 de julho/2007 foram realizadas diferentes oficinas de arte, jogos e brincadeiras tais como: Dobradura, Teatro, Mandala, Reciclagem de Papel, Papel Machê, Jogos e Brincadeiras populares, Dança Contemporânea, Cinema no Muro, Capoeira Angola, Fabrico de Berimbau, Samba de Roda, Afoxé, Dança Afro, Artesanato, Maculelê.
Essas atividades foram disponibilizadas gratuitamente à comunidade e realizadas em parceira com diferentes grupos e agentes culturais dentre os quais a Companhia de Dança Hibridus; o Grupo de Teatro Tralha; além de educadores e dos capoeiristas membros da Lenço de Seda-CECAB.
Esse evento compõe as atividades de comemoração dos 30 anos da Lenço de Seda-CECAB.
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Em prosseguimento às comemorações de 30 anos da Lenço de Seda/CECAB foi realizada, no período de 14 a 24 de novembro de 2007, a “Semana da Cultura Afro-brasileira”. Esse evento possibilitou a educadores, agentes culturais e comunidade em geral, vivenciar manifestações da cultura afro-brasileira, trocar experiências e refletir sobre os desafios e possibilidades que a implantação da lei 10.639 propicia para a pedagogia brasileira, assim como fundamentar ações futuras.
Nesta semana foi disponibilizada à comunidade a Exposição “Mostra do Acervo CECAB”, na qual foram expostas fotos, literatura, técnicas pedagógicas, trabalhos infantis, artigos e produções cientificas que retratam experiências do CECAB, referentes inclusive acerca de 80 parcerias estabelecidas, desde 1984, com creches, escolas, universidades e ONGs no Brasil e no exterior
Além da exposição, o evento contou com outras atividades tais como: Oficina de Maculelê, de Dança Afro, de Capoeira Angola, de Samba de Roda, de Samba Reggae; Rodas de Capoeira; Cinema no muro com exibição dos filmes “Os filhos do Rosário”, “Monarquia Siderúrgica”; Painel aberto de experiências realizadas com diretores, professores, agentes culturais, grupos organizados e demais interessados na cultura de matriz afro-brasileira; Lançamento do Projeto: “Resgate de Memória Oral”, pesquisa de memória com diretores, educadores e parceiros em experiências já realizadas e afeitas à lei 10.639.
A comunidade participou através de visitas de crianças e adolescentes de Escolas Estaduais de Timóteo, da presença de diretores/as, professores/as de escolas da Rede Pública de Ensino, de professores/as e estudantes universitários, além de público em geral.
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Um teatro de arena é um espaço de apresentações teatrais e artísticas, em que o palco se posiciona no centro de uma circunferência, na qual está a platéia. Pode ser tanto um espaço com arquitetura delineada para esse fim, com arquibancadas circulares e palco central, como os espaços que se abrem nas praças e ruas quando inicia-se uma apresentação cultural e o público se posiciona em volta, na roda. Tanto com arquitetura delineada, quanto com a emergência nas praças e ruas, nesse ambiente o público tem maior intimidade com os atores e a história vivida por eles.
Na cidade de Timóteo, há dois teatros de arena, um deles em espaço público do Bairro Timirim e outro na Escola Imett de Timóteo, ambos projetados pelo arquiteto Eolo Maia. Neles a Lenço de Seda-CECAB realizou e realiza intervenções culturais, principalmente batizados e rodas de capoeira, encontros de capoeiristas, apresentações de danças, de Samba Reggae e de teatro.
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Município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população prevista para 2008 é de 85.200 habitantes. Pertence a região metropolitana do Vale do Aço. É banhado pelo Rio Piracicaba e dentro de seu território está situada a Arcelor Mittal, siderúrgica especializada na produção de aços especiais, inoxidáveis. A cidade tem o maior IDH de todo leste de minas (0,836 elevado PNUD/2006). Timóteo é a primeira cidade em qualidade de vida do leste mineiro e a quinta do estado. Como destaque nos aspectos geográficos e ecológicos tem-se o Parque Florestal do Rio Doce e o Pico do Ana Moura. O CECAB Lenço de Seda que atua há 30 anos na região é referência em cultura em Timóteo.
Com suas ações culturais-político-pedagógicas o CECAB marcou e marca profundamente a vida da comunidade de Timóteo, constituindo espaços de criação coletiva, de expressão política, de exercício de cidadania, imprimindo a diferença na vida da cidade.
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Vários são os trabalhos científicos produzidos acerca das experiências do CECAB / Lenço de Seda, em diferentes níveis: monografias, dissertações, tese. A tese: “Axé Capoeira” Identitá e cultura in uma comunitá brasiliana, defendida em universidade italiana, que deu origem ao livro: Giocando Capoeira, L`eredita Della Schiavitu in Brasile, editado em 2002, é um exemplo dessas produções.
Além desses trabalhos observamos que o acervo do CECAB também possui monografias, dissertações e outras obras que são importantes referências bibliográficas, fonte de estudos e pesquisas sobre a cultura popular e a cultura afro-brasileira; disponíveis para educadores e agentes culturais.
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Em uma primeira aproximação, a conexão capoeira-educação parece um tanto inusitada, pois, a capoeiragem possui uma forma de organização muito diferente da lógica escolar: enquanto na sala de aula os espaços são lineares, com lugares demarcados, na capoeira há circularidade, flexibilidade temporal e espacial. Se na sala de aula a ordem é o silêncio, a capoeira implica em som, ritmo, movimento. Enquanto a organização escolar pressupõe processos individuais, em que cada um é responsabilizado por seu sucesso ou fracasso, a capoeira se efetiva de forma eminentemente coletiva, articulando universos da dança, música, ancestralidade, espiritualidade, corporalidade e síntese.
Enfim, no encontro entre educação e capoeira, é fundamental considerar que a capoeiragem introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade. Nas palavras de mestre Reginaldo, a capoeira é uma escola, que contém inumeráveis elementos potencializadores do desenvolvimento e da evolução daqueles que a pratica. No encontro com a educação essa potencia se amplia.
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Na experiência da Lenço de Seda, a conexão com a escola efetiva-se desde 1984. A articulação entre capoeira e educação oferece ganhos inestimáveis para o desenvolvimento evolutivo de quem a pratica. Porém, é importante por parte dos educadores, cuidado e atenção. Mestre Reginaldo aponta o perigo de uma “pedagogização” da capoeira. Dito de outro modo, uma prática que enquadre a capoeiragem conforme o tempo e a dinâmica escolar, com objetivo de utilizá-la somente “como instrumento de socialização, como instrumento de lazer, como mecanismo para queimar a energia dos meninos mais agressivos” (Mestre Reginaldo Véio).
Destacamos que a capoeira, especialmente a Angola, introduz no espaço escolar diferenças metodológicas nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, em uma prática eminentemente corporal e coletiva. ( Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência.)
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