Palavras-chave: Teatro

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Foto - 386

Evento de capoeira em Curitiba promovido pelo contra mestre Jean Taruíra, filiado a Associação de Capoeira Lenço de Seda. Na foto apresentação de teatro dos alunos de capoeira
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Teatro

O teatro deve ser entendido como a arte de expressar os inumeráveis afetos da alma. A gênese dessa arte encontra-se nas sociedades primitivas que por meio das danças imitativas acreditavam conectar os poderes sobrenaturais. Na Grécia Antiga, o teatro acontecia em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria. Em grego, teatro significa “lugar aonde se vai para ver”. Portanto teatro é tanto o espaço onde vamos para ver quanto aquilo que é visto.

Na experiência do CECAB, o teatro é vivenciado como expressão de sensibilização estética, alegria e criação coletiva, com dimensão ético-política. Tendo as ruas da cidade como palco, a performance teatral, articulada à dança, à capoeira, e a outras manifestações artísticas, se conecta à vida e expande sua potencia de liberdade e de intervenção comunitária.

Vários grupos teatrais estiveram presentes na trajetória do CECAB, dentre eles Grupo de Teatro Somunois, o Grupo Raízes, Teatro Leme, Teatro da Zaíra.

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Festa da Criança

As crianças são atores e atrizes principais na história do CECAB, são sujeitos da festa. O evento que melhor expressa essa primazia é a Festa da Criança. Realizada em outubro, com culminância no dia 12, esse evento congrega inúmeros voluntários, educadores, artistas, comerciantes, crianças e adultos de todos os bairros da cidade em atividades de jogos, brincadeiras infantis, capoeira, artes, música, cinema, sorteio de prêmio, boi-bumbá e outras. A criação do evento inicia-se com a escolha de um tema aberto, como por exemplo: “Hoje Tem!… Hoje Tem!…”; “Todo dia é dia”; “Era uma vez…”. Hoje tem o quê? É dia de quê? Era uma vez o quê? Tudo aquilo que é possível desejar.

Com a festa da Criança, emerge em Timóteo-MG o espaço da alegria. O centro da cidade fica totalmente ocupado por crianças, jovens e adultos, que o convertem de um espaço urbano destinado a negócios, trabalho, comércio, a um espaço de criação, encontro e descontração. Com brincadeiras, capoeira, jogos recreativos, atividades de artes plásticas, teatro, música e tantas atividades quanto a imaginação puder inventar, as crianças apropriam-se e fazem uso completamente inusitado desse espaço, numa grande festa coletiva. (Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência)

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Dialogo de Corpos

Dinâmica básica da capoeira Angola que pressupôe no jogo de perguntas e respostas corporais os códigos necessários para a experiência de auto conhecimento e iniciação dentro dos moldes da Capoeira de Origem. O diálogo de corpos se desenvolve com rituais próprios que asseguram a dinâmica das energias presentes no cenário da roda e a sintonia com a cadência do jogo ditados pelo Berimbau Gunga e que deve ser obedecida por todos. Diferentemente da Capoeira Regional que permite movimentos individuais e de performance física, na capoeira angola todos os movimentos devem alcançar o adversário na forma de uma pergunta para a qual ele deve dar respostas corporais sustentando o teatro vivo da roda. Nas palavras do Mestre: “Na roda de capoeira nunca dei um golpe em vão”.

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