Vivências Huni Kuin

O Centro de Estudos da Cultura Ancestral Brasileira – CECAB realiza no período de 16 a 18 de junho de 2010 o evento “Outras vias do saber: vivências Huni Kuin” com o propósito de introduzir a temática indígena no universo escolar, através do diálogo com etnias que nos levem à essência da questão indígena.

As atividades que compõem o evento ocorrerão em diferentes escolas do Vale do Aço e terão a participação de Isaías Sales Ibã – pajé Huni Kuin , professor e coordenador da Escola Alto do Bode (aldeia Chico Curumim Terra Indígena Kaxinawá do Rio Jordão) e pesquisador com várias publicações, dentre elas, “Nixi Pae, o espírito da floresta”; “Cartilha de alfabetização Kaxinawá” (co-autoria), “Aprendendo português nas escolas da floresta” (co-autoria),. Todas as suas publicações são resultados de pesquisas realizadas junto aos integrantes mais velhos das terras indígenas Kaxinawá.

Os kaxinawás – O povo kaxinawá se autodenomina Huni Kuin - “gente verdadeira” em seu próprio idioma, o hãtxa kuin (língua verdadeira). É a população indígena mais numerosa do Acre com cerca de 4500 pessoas, divididos em doze terras indígenas localizadas próximos a fronteira entre o Brasil e o Peru, ao longo dos rios Tarauacá, Jordão, Breu, Muru, Euvira, Humaitá e Purus. São hoje importante referência entre os povos da Amazônia, conhecidos, estudados e respeitados por cientistas e outros povos indígenas de todo o planeta.

Através de pesquisas, registros e publicações, realizam um importante trabalho de preservação de suas tradições e saberes, seus cantos sagrados, conhecimentos das plantas da floresta, e suas formas de representar o mundo através da arte.
O evento “Outras vias do saber: vivências Huni Kuin” compõe-se de visitas orientadas às escolas do Vale do Aço, seminários, rodas de conversa e oficinas de pintura corporal, música e danças kaxinawás.

Programação:

Dia 16/06/10, quarta-feira: Seminário com educadores
Local: E.E. Capitão Egídio Lima (Timóteo)
Horário: 18 às 21h.

Dia 17/06/10, quinta-feira: Oficina de pintura corporal e roda de conversa
Local: E.E. Nelcina Rosa de Jesus (Ipatinga)
Horário: 8 às 17h.

Encontro com alunos e professores dos cursos de Licenciatura
Local: Unileste-MG (Coronel Fabriciano)
Horário: 19 às 21h.

Dia 18/06/10, sexta-feira: Roda de conversa e Oficina de dança e música
Local: E.E. Capitão Egídio Lima (Timóteo)
Horário: 8 às 11:30h.

Oficina de pintura corporal
Local: E.E. Capitão Egídio Lima (Timóteo)
Horário: 14 às 17h.

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .