Palavras-chave: Teatro

Conteúdo relacionado a “Teatro”

Oficina de Teatro para Educadores/as

No dia 26 de julho/2007, durante o “Fazendo Arte nas Férias”, foi realizada a Oficina deTeatro para Educadores/as, ministrada por Gilson Magno e Sonaly Torres, professores do Centro Universitário do Leste de Minas Gerias. Com jogos de expressão corporal, entrosamento grupal, criação coletiva e improvisação os/as participantes se soltaram na criação de movimentos, sons, personagens, cenas, com descontração e alegria, elementos tão essenciais na arte de educar.

A Oficina Teatro para Educadores/as foi disponibilizada gratuitamente à comunidade pelo CECAB, durante o “Fazendo Arte nas Férias”. Constituiu um momento de aprendizagem, descontração, encontros, criação, irreverência e alegria.

Leia o texto completo de “Oficina de Teatro para Educadores/as”

Foto - 1560

Fazendo Arte nas férias, promovido pela Associação de capoeira Lenço de Seda –CECAB na sede da Lenço de Seda, na rua 6 de janeiro centro Acesita- Timóteo. Na foto participantes da oficina de teatro.
Leia o texto completo de “Foto - 1560”

Foto - 1561

Fazendo Arte nas férias, promovido pela Associação de capoeira Lenço de Seda –CECAB na sede da Lenço de Seda, na rua 6 de janeiro centro Acesita- Timóteo. Na foto participantes da oficina de teatro.
Leia o texto completo de “Foto - 1561”

Foto - D-115

APRESENTAÇAO NO BOSQUE DA FUNDAÇAO ACESITADE DRAMATIZAÇAO MUSICAL NAVIO NEGREIRO- LENÇO DE SEDA –CECAB-30Anos
Leia o texto completo de “Foto - D-115”

Foto - D-116

APRESENTAÇAO NO BOSQUE DA FUNDAÇAO ACESITADE DRAMATIZAÇAO MUSICAL NAVIO NEGREIRO- LENÇO DE SEDA –CECAB-30Anos
Leia o texto completo de “Foto - D-116”

Foto - 1610

Comemoração dos 25 anos da Associação de Capoeira Lenço de Seda .Na foto apresentação do numero artístico “O folclore Brasileiro” com membros da Lenço de Seda, com participação do cantor e compositor Roberto José no palco do teatro da Fundação Acesita , na Alameda 31 de outubro centro Acesita- Timóteo .
Leia o texto completo de “Foto - 1610”

Teatro Popular

Na visão de Augusto Boal, as experiências de teatro popular têm como objetivo a libertação do espectador, sobre quem o teatro se habituou a impor visões acabadas do mundo. Nessa perspectiva teatro popular e a capoeira, na trajetória de Lenço de Seda-CECAB, sempre foram parceiros indissociáveis, pois, na visão do Mestre Reginaldo Véio, também a capoeira é um instrumento de construção da própria história, de libertação das visões dominantes de mundo. Assim, o grupo da Lenço de Seda em parceria como grupos de teatro da cidade de Timóteo fazem das praças e ruas da cidade, palcos de expressão da cultura popular. Através da capoeira, do teatro, da dança, da música, produzem experiências coletivas de dimensões ético-políticas, com alegria, irreverência e mobilização comunitária, nas quais todos podem participar.

O teatro sempre está presente nas atividades e eventos da Lenço de Seda, tais como as Festas da Criança, as Caminhadas Ecológicas, dentre outras, além disso, são realizadas, também, oficinas de teatro para educadores/as, estudantes de escolas da rede pública Timóteo.

Leia o texto completo de “Teatro Popular”

A arte de brincar

Em todas as experiências humanas, principalmente no campo da cultura e da educação, as brincadeiras, o lúdico, são pura arte. São as experiências que mobilizam as potencias de criação em dimensões de alegria.

A arte de brincar na trajetória da Lenço de seda-CECAB envolve a magia dos jogos e brincadeiras populares, a dimensão lúdica do teatro, da capoeira, entendendo que o jogar-brincar não exclui ou nega a realidade, mas reinventa-a em campos de alegria. Assim, jogar, brincar e aprender são indissociáveis e constituem juntos espaços para sonhar e fazer do sonho um texto possível, em expansão da alegria, que, segundo Alicia Fernandes, é critério de saúde na aprendizagem, é o que torna a criação possível, é o campo onde produzir sentido faz sentido.

Assim a arte de brincar e expandir a alegria está presente em todas as ações da Lenço de Seda-CECAB, como principal patrimônio e herança produzida coletivamente, envolvendo crianças, adolescentes, adultos, educadores, estudantes, moradores de rua, capoeiristas, artistas e tantos outros que queiram participar de momentos lúdicos, como a Festa da Criança, as Caminhadas Ecológicas, os projetos pedagógicos e culturais, as experiências de cultura afro-brasileira. No ano de 1991, a Festa da Criança Pasárgda teve como tema “A arte de Brincar”.

Leia o texto completo de “A arte de brincar”

Teatro de Arena

Um teatro de arena é um espaço de apresentações teatrais e artísticas, em que o palco se posiciona no centro de uma circunferência, na qual está a platéia. Pode ser tanto um espaço com arquitetura delineada para esse fim, com arquibancadas circulares e palco central, como os espaços que se abrem nas praças e ruas quando inicia-se uma apresentação cultural e o público se posiciona em volta, na roda. Tanto com arquitetura delineada, quanto com a emergência nas praças e ruas, nesse ambiente o público tem maior intimidade com os atores e a história vivida por eles.

Na cidade de Timóteo, há dois teatros de arena, um deles em espaço público do Bairro Timirim e outro na Escola Imett de Timóteo, ambos projetados pelo arquiteto Eolo Maia. Neles a Lenço de Seda-CECAB realizou e realiza intervenções culturais, principalmente batizados e rodas de capoeira, encontros de capoeiristas, apresentações de danças, de Samba Reggae e de teatro.

Leia o texto completo de “Teatro de Arena”

Foto - 382

Apresentação de uma peça teatral pelos alunos do contra-mestre Jean em Curitiba no evento de filiação da Associação de Capoeira Lenço de Seda.
Leia o texto completo de “Foto - 382”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .