Brincadeira trazida pelos portugueses do Japão e da China difundida no pais de norte a sul, que consiste em aprumar estruturas de plástico, pano ou papel armadas com taquaras e presas por um ”cabresto” a uma corda controlada, de forma a aproveitar os ventos, pelo brincante.
Nas festas da Lenço de Seda – CECAB são realizados concursos por categorias geralmente no mês de Agosto com premiação para os modelos mais criativos, competitivos e aerodinâmicos.
Mais recentemente tem sido difundido o uso de Cerol, um barbante untado com cola e vidro moído que se presta às competições travadas entre dois brincantes nos ares mas que pode causar grandes riscos de acidentes com transeuntes e motoqueiros já tendo sido registrados acidentes com morte.
Também o risco de embaraços na fiação elétrica impõe critérios de lugar e de segurança para uma pratica saudável e segura. Dependendo da região e modelo ganha outros nomes como, arraia, flecha, jaú, pandorga, raia e outros.
Atualizado em: 29/05/2008 - 19:46:35.
Arquivo de: Agosto , Atividades , Atividades ONG , Concurso , Danças e Manifestações Folclóricas , Geometria , Recursos Pedagógicos , Textos ONG .
Palavras-chave: Aerodinâmica , Atividades , Atividades ONG , Danças e Manifestações Folclóricas , Festival , Flecha , Jaú , Ludico , Pandorga , Pipas , Pipas e Papagaios Festival , Recursos Pedagógicos , Textos ONG .