Na experiência da Lenço de Seda, a conexão com a escola efetiva-se desde 1984. A articulação entre capoeira e educação oferece ganhos inestimáveis para o desenvolvimento evolutivo de quem a pratica. Porém, é importante por parte dos educadores, cuidado e atenção. Mestre Reginaldo aponta o perigo de uma “pedagogização” da capoeira. Dito de outro modo, uma prática que enquadre a capoeiragem conforme o tempo e a dinâmica escolar, com objetivo de utilizá-la somente “como instrumento de socialização, como instrumento de lazer, como mecanismo para queimar a energia dos meninos mais agressivos” (Mestre Reginaldo Véio).
Destacamos que a capoeira, especialmente a Angola, introduz no espaço escolar diferenças metodológicas nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, em uma prática eminentemente corporal e coletiva. ( Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência.)
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Seminário realizado em Timóteo no ano de 1985 que reuniu educadores de várias cidades de minas dicutindo a educação de jovens e adultos e problematizando a educação formal a partir do pensamento de Paulo Freire e outros educadores. A Lenço de Seda CECAB participou como parceiro e organizador do evento e realizando apresentações com alunos da Escola Estadual Capitão Egidio Lima, primeira parceria pedagógico cultural estabelecida no Vale do Aço.
Leia o texto completo de “Timóteo Pensa a Educação Popular”
Mestre de Capoeira da Associação de Capoeira Lenço de Seda e presidente do Centro de Estudos da Cultura Afro-brasileira. Compõe o quadro de mestres da ABCA.
Leia o texto completo de “Mestre Reginaldo Véio”