No dia 26 de julho/2007, durante o “Fazendo Arte nas Férias”, foi realizada a Oficina deTeatro para Educadores/as, ministrada por Gilson Magno e Sonaly Torres, professores do Centro Universitário do Leste de Minas Gerias. Com jogos de expressão corporal, entrosamento grupal, criação coletiva e improvisação os/as participantes se soltaram na criação de movimentos, sons, personagens, cenas, com descontração e alegria, elementos tão essenciais na arte de educar.
A Oficina Teatro para Educadores/as foi disponibilizada gratuitamente à comunidade pelo CECAB, durante o “Fazendo Arte nas Férias”. Constituiu um momento de aprendizagem, descontração, encontros, criação, irreverência e alegria.
Leia o texto completo de “Oficina de Teatro para Educadores/as”
Fazendo Arte nas férias, promovido pela Associação de capoeira Lenço de Seda –CECAB na sede da Lenço de Seda, na rua 6 de janeiro centro Acesita- Timóteo. Na foto participantes da oficina de teatro.
Leia o texto completo de “Foto - 1560”
Fazendo Arte nas férias, promovido pela Associação de capoeira Lenço de Seda –CECAB na sede da Lenço de Seda, na rua 6 de janeiro centro Acesita- Timóteo. Na foto participantes da oficina de teatro.
Leia o texto completo de “Foto - 1561”
APRESENTAÇAO NO BOSQUE DA FUNDAÇAO ACESITADE DRAMATIZAÇAO MUSICAL NAVIO NEGREIRO- LENÇO DE SEDA –CECAB-30Anos
Leia o texto completo de “Foto - D-115”
APRESENTAÇAO NO BOSQUE DA FUNDAÇAO ACESITADE DRAMATIZAÇAO MUSICAL NAVIO NEGREIRO- LENÇO DE SEDA –CECAB-30Anos
Leia o texto completo de “Foto - D-116”
Comemoração dos 25 anos da Associação de Capoeira Lenço de Seda .Na foto apresentação do numero artístico “O folclore Brasileiro” com membros da Lenço de Seda, com participação do cantor e compositor Roberto José no palco do teatro da Fundação Acesita , na Alameda 31 de outubro centro Acesita- Timóteo .
Leia o texto completo de “Foto - 1610”
Na visão de Augusto Boal, as experiências de teatro popular têm como objetivo a libertação do espectador, sobre quem o teatro se habituou a impor visões acabadas do mundo. Nessa perspectiva teatro popular e a capoeira, na trajetória de Lenço de Seda-CECAB, sempre foram parceiros indissociáveis, pois, na visão do Mestre Reginaldo Véio, também a capoeira é um instrumento de construção da própria história, de libertação das visões dominantes de mundo. Assim, o grupo da Lenço de Seda em parceria como grupos de teatro da cidade de Timóteo fazem das praças e ruas da cidade, palcos de expressão da cultura popular. Através da capoeira, do teatro, da dança, da música, produzem experiências coletivas de dimensões ético-políticas, com alegria, irreverência e mobilização comunitária, nas quais todos podem participar.
O teatro sempre está presente nas atividades e eventos da Lenço de Seda, tais como as Festas da Criança, as Caminhadas Ecológicas, dentre outras, além disso, são realizadas, também, oficinas de teatro para educadores/as, estudantes de escolas da rede pública Timóteo.
Leia o texto completo de “Teatro Popular”
Em todas as experiências humanas, principalmente no campo da cultura e da educação, as brincadeiras, o lúdico, são pura arte. São as experiências que mobilizam as potencias de criação em dimensões de alegria.
A arte de brincar na trajetória da Lenço de seda-CECAB envolve a magia dos jogos e brincadeiras populares, a dimensão lúdica do teatro, da capoeira, entendendo que o jogar-brincar não exclui ou nega a realidade, mas reinventa-a em campos de alegria. Assim, jogar, brincar e aprender são indissociáveis e constituem juntos espaços para sonhar e fazer do sonho um texto possível, em expansão da alegria, que, segundo Alicia Fernandes, é critério de saúde na aprendizagem, é o que torna a criação possível, é o campo onde produzir sentido faz sentido.
Assim a arte de brincar e expandir a alegria está presente em todas as ações da Lenço de Seda-CECAB, como principal patrimônio e herança produzida coletivamente, envolvendo crianças, adolescentes, adultos, educadores, estudantes, moradores de rua, capoeiristas, artistas e tantos outros que queiram participar de momentos lúdicos, como a Festa da Criança, as Caminhadas Ecológicas, os projetos pedagógicos e culturais, as experiências de cultura afro-brasileira. No ano de 1991, a Festa da Criança Pasárgda teve como tema “A arte de Brincar”.
Leia o texto completo de “A arte de brincar”
Um teatro de arena é um espaço de apresentações teatrais e artísticas, em que o palco se posiciona no centro de uma circunferência, na qual está a platéia. Pode ser tanto um espaço com arquitetura delineada para esse fim, com arquibancadas circulares e palco central, como os espaços que se abrem nas praças e ruas quando inicia-se uma apresentação cultural e o público se posiciona em volta, na roda. Tanto com arquitetura delineada, quanto com a emergência nas praças e ruas, nesse ambiente o público tem maior intimidade com os atores e a história vivida por eles.
Na cidade de Timóteo, há dois teatros de arena, um deles em espaço público do Bairro Timirim e outro na Escola Imett de Timóteo, ambos projetados pelo arquiteto Eolo Maia. Neles a Lenço de Seda-CECAB realizou e realiza intervenções culturais, principalmente batizados e rodas de capoeira, encontros de capoeiristas, apresentações de danças, de Samba Reggae e de teatro.
Leia o texto completo de “Teatro de Arena”
Apresentação de uma peça teatral pelos alunos do contra-mestre Jean em Curitiba no evento de filiação da Associação de Capoeira Lenço de Seda.
Leia o texto completo de “Foto - 382”