Projeto capoeira escola na Escola Percival Farquahar parceria com a Associação de Capoeira Lenço de Seda. Na foto apresentação na escola dos alunos da Academia Meninos de angola do Professor Rogério Pinta Roxa
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Roda de capoeira na área da Lenço de Seda em Timóteo referente ao projeto e bom estar na escola
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Projeto Capoeira e Escola no ano de 1991 na Escola Estadual Percival Farquahar em Timóteo. Na foto momento de uma aula de capoeira sendo o instrutor Rogério Pinta Roxa
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Projeto Arte Sempre. Na foto roda de capoeira com alunos da APAE da cidade de Coronel Fabriciano
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Associação de capoeira lenço de Seda parceria da escola Estadual Capitão Egidio Lima de Timóteo pioneira em projetos de capoeira e escola na região do vale do aço . Na foto aluno do projeto num jogo de capoeira roda esta organizada pelos próprios alunos capoeiristas
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Roda de capoeira na E.E.Percival Farquahar na hora do recreio por alunos da academia meninos de angola do projeto capoeira na escola em parceria com Associação de Capoeira Lenço de Seda
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Por ocasião da festa da criança Pasárgada realizou-se no Ginásio Coberto York Martins na praça primeiro de maio centro de Timóteo. Filiação de alunos e alunas do Projeto Capoeira e Escola. Na foto batizandos das Escolas Estaduais Egidio Lima,Percival Farquhar,Jose Ferreira Maia e academias filiadas.
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Em uma primeira aproximação, a conexão capoeira-educação parece um tanto inusitada, pois, a capoeiragem possui uma forma de organização muito diferente da lógica escolar: enquanto na sala de aula os espaços são lineares, com lugares demarcados, na capoeira há circularidade, flexibilidade temporal e espacial. Se na sala de aula a ordem é o silêncio, a capoeira implica em som, ritmo, movimento. Enquanto a organização escolar pressupõe processos individuais, em que cada um é responsabilizado por seu sucesso ou fracasso, a capoeira se efetiva de forma eminentemente coletiva, articulando universos da dança, música, ancestralidade, espiritualidade, corporalidade e síntese.
Enfim, no encontro entre educação e capoeira, é fundamental considerar que a capoeiragem introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade. Nas palavras de mestre Reginaldo, a capoeira é uma escola, que contém inumeráveis elementos potencializadores do desenvolvimento e da evolução daqueles que a pratica. No encontro com a educação essa potencia se amplia.
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As experiências do CECAB / Lenço de Seda, no decorrer de toda sua trajetória histórica, sempre articulou diversas expressões da cultura popular, inumeráveis campos de conhecimentos e diferentes sujeitos, em uma abordagem interdisciplinar, ou seja, experiências nas quais todos os campos, formas de expressão e sujeitos sociais se encontram e se articulam em intensos processos de criação coletiva.
Teatro, capoeira, dança, música, carnaval, encontros com educadores, cultura afro-brasileira, ecologia, ações políticas, crianças, adultos, jovens, todos juntos em um caldeirão fervente e pulsante em conexões em todas as direções.
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Na experiência da Lenço de Seda, a conexão com a escola efetiva-se desde 1984. A articulação entre capoeira e educação oferece ganhos inestimáveis para o desenvolvimento evolutivo de quem a pratica. Porém, é importante por parte dos educadores, cuidado e atenção. Mestre Reginaldo aponta o perigo de uma “pedagogização” da capoeira. Dito de outro modo, uma prática que enquadre a capoeiragem conforme o tempo e a dinâmica escolar, com objetivo de utilizá-la somente “como instrumento de socialização, como instrumento de lazer, como mecanismo para queimar a energia dos meninos mais agressivos” (Mestre Reginaldo Véio).
Destacamos que a capoeira, especialmente a Angola, introduz no espaço escolar diferenças metodológicas nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, em uma prática eminentemente corporal e coletiva. ( Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência.)
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