Palavras-chave: Pau-de-sebo

Conteúdo relacionado a “Pau-de-sebo”

Foto - 39

Festa a criança promovida pela Associação Cultural Pasárgada. Na foto crianças subindo no pau de sebo na praça 1º de maio, Centro Acesita – Timóteo.
Leia o texto completo de “Foto - 39”

Foto - 13

Festa da criança promovida pela Associação Cultural Pasárgada, Na foto público participante na Praça 1º de maio, centro Acesita – Timóteo, em frente ao escritório central da ACESITA (Arcelor Mittal).
Leia o texto completo de “Foto - 13”

Foto - 15

Festa da criança promovida pela Associação Cultural Pasárgada, Na foto crianças subindo no pau de sebo na Praça 1º de maio, centro Acesita – Timóteo.
Leia o texto completo de “Foto - 15”

Foto - 665

Festa da criança na praça 1º de Maio, Centro Acesita – Timoteo, promovida pela Sociedade Cultural Pasargada. Na foto, Relepa inicia subida no Pau de Sebo incentivado pelo publico participante.
Leia o texto completo de “Foto - 665”

Foto - D-57

Forrafro realizado pela Associação de Capoeira Lenço de Seda/CECAB na Rua 20 de novembro ao lado da sede Centro/Acesita-Timóteo.Na foto participantes da Festa escalando o Pau de Sebo.
Leia o texto completo de “Foto - D-57”

Foto - 216

Festa da Criança na Praça primeiro de Maio Centro Acesita Timóteo promovida pela Sociedade Cultural Pasárgada. Na foto crianças brincando no pau de sebo.
Leia o texto completo de “Foto - 216”

Foto - 224

Festa da criança na cidade de Timóteo promovida peã Sociedade Cultural Pasargada na área ao lado da sede.Na foto brincadeira no pau de sebo com participantes da festa
Leia o texto completo de “Foto - 224”

Foto - 219

Festa da Criança promovida pela Sociedade Cultural Pasargada na cidade de Acesita Timóteo. Na foto participante subindo no pau de sebo na praça primeiro de maio ao lado do ginásio
Leia o texto completo de “Foto - 219”

Pau-de-sebo

A sobrevivência da espécie humana não é só biológica é também cultural através das práticas culturais, que essa apropriação se torna possível.

O Pau de Sebo é uma das brincadeiras mais comuns das Festas Juninas e Festa Criança Pasárgada. Prêmios são colocados na ponta de um mastro untado com sebo. Ganha quem conseguir escalar o mastro, que tem no mínimo 5 metros de altura, e pegar a prenda.

O pau- de- sebo é muito disputado por crianças e jovens e essa brincadeira promove a participação de um público, que desempenha um papel de torcida e incentivo aos que arriscam a subida.

Esse objeto de brinquedo envolve tomada de decisão, equilíbrio, resistência, persistência, disputa e a vontade de vencer. Além de uma prática cultural capaz de contribuir na formação do ser como ser de cultura é também um instrumento pedagógico possível para conhecimento formal na aquisição de conceitos da matemática e da física.

Leia o texto completo de “Pau-de-sebo”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .