Personagem criado e interpretado por Ronaldo Lamp, ator do município de Timóteo que fez parte do grupo que criou a Sociedade Cultural Pasárgada. “Zé Povo, o palhaço de todos os dias”, alegrava as atividades culturais com irreverência, alegria, sensibilidade e posicionamentos políticos sobre o cotidiano da comunidade.
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Grupo de Teatro parceiro do CECAB – Lenço de Seda. Ao longo da história do CECAB, participou de diferentes manifestações culturais e comunitárias fazendo das ruas da cidade um palco onde a performance teatral ganhava vida como expressão de sensibilização estética, alegria, criação coletiva com dimensão política.
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Mestre de Capoeira da Associação de Capoeira Lenço de Seda e presidente do Centro de Estudos da Cultura Afro-brasileira. Compõe o quadro de mestres da ABCA.
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Membro Fundador da sociedade Cultural Pasárgada/Associação de Capoeira Lenço
de Seda/CECAB.
Sempre esteve empenhado na difusão da cultura e da cultura afro-brasileira no município de Timóteo. Foi pioneiro no Projeto de Capoeira Escola sendo a sua primeira experiência, como professor de Capoeira na Escola Estadual “Capitão Egídio Lima”, 1984 quando criou a Academia de Capoeira Malta que viria mais tarde a incorporar o nome da associação Lenço de Seda. Durante 30 anos sempre esteve à frente e continua atuando nos projetos e eventos culturais realizados pela Associação de Capoeira Lenço de Seda/CECAB se fazendo reconhecer na Capoeira principalmente.
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Tradição da Associação Cultural Pasárgada/CECAB, em todos os eventos s infantis organiza-se uma comissão de brindes para sensibilizar o comércio local e pessoas individualmente como forma de envolvimento da comunidade.
São distribuídos durante os eventos como forma de envolvimento,incentivo a participação, premiação, promoção de integração de crianças jovens e adultos. Estão presentes em eventos como: Festa da Criança Pasárgada, Caminhada Ecológica,Festa Junina, Oficinas de Férias e outros.
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Hoje Tem Hoje Tem, Os palhaços são personagens que trazem alegria e contagiam com suas peraltices a criançada os jovens e adultos. Nos grandes momentos de preparação e realização da Festa Criança Pasárgada os palhaços visitam as escolas, vão para as ruas, participam dos mutirões, e no dia da festa são agentes culturais que ajudam no desenvolvimento das dinâmicas na organização das brincadeiras.
Nas festas populares do CECAB são organizadas troupe de palhaços com crianças e menores de rua propiciando excelente experiência de inclusão social.
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A Dança do Ventre foi criada sob a influência de várias culturas. Sua origem é controversa porém alguns historiadores afirmam ser uma dança grega e acreditam fazer parte de rituais religiosos. Outros consideram ser originária do Egito. No Brasil chegou através da Mestra Shahrazad e Mestra Samira Samia.
Como atividade corporal é benéfica para desenvolvimento da expressão corporal. A Dança do Ventre compõe uma das ações da Sociedade Cultural Pasárgada/CECAB em Projetos Pedagógicos a exemplo do Projeto Arte Sempre, Cursos de Formação e Workshops.
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As Danças Folclóricas são as expressões populares desenvolvidas em conjunto ou individualmente, em rodas, às vezes em fileiras e são preservadas pela repetição. Vão sofrendo alterações com o tempo, mas os passos básicos e a música assemelham – se ao estilo original. As Danças Folclóricas desenvolveram como parte dos costumes e tradições de um povo e são transmitidas de geração em geração. No Brasil são várias como: frevo, catira, maculelê, reisado brasileiro, samba, maracatu, quadrilha,congado, festa do rosário,dança da fita e entre outras.
A Associação Cultural Pasárgada / Centro de Estudos da Cultura Afro-Brasileira em seus projetos pedagógicos de parceria escola, eventos,oficinas,assessorias e cursos de formação garante a preservação das manifestações folclóricas e vivências das manifestações, proporcionando a interação, o conhecimento, novos saberes, a socialização e ainda a preservação e continuidade de um acervo cultural.
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Um personagem popular presente no imaginário principalmente das crianças e elemento comum nas histórias infantis garantindo assim a preservação dos contos populares.
Na Festa da Criança Pasárgada /CECAB a bruxa esteve sempre presente nas divulgações em escolas, creches, assim como nos eventos públicos realizados em Timóteo.
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O Bumba Meu Boi é uma das mais ricas representações do folclore brasileiro. Essa manifestação popular surgiu através da união de elementos das culturas européia, africana e indígena, com maior ou menor influência de cada uma dessas culturas, nas variações regionais dessa experiência. Existem festas similares em Portugal (Boi de Canastra) e no Daomé (Burrinha).
Sempre presente em festas de manifestação folclórico cultural como forma de preservação da cultura, esse personagem recebe várias denominações conforme a localidade onde é apresentado. No Piauí no Maranhão e em Minas Gerais, chama-se Bumba-meu-boi; na Amazônia, Boi-bumbá; em Santa Catarina, Boi-de-mamão; no Recife, Boi-calemba; no Estado do Rio de Janeiro, Folguedo-do-boi.
O enredo da dança do boi é o seguinte: uma mulher chamada Mãe Catirina, que está grávida, sente vontade de comer língua de boi. O marido, Pai Francisco, resolve atender ao desejo da mulher e mata o primeiro boi que encontra. Logo depois, o dono do boi, que era o patrão de Pai Francisco, aparece e fica muito zangado ao ver o animal morto. Para consertar a situação, surge um curandeiro, que consegue ressuscitar o boi. Nesse momento, todos se alegram e começam a brincar.
Os participantes do bumba-meu-boi dançam e tocam instrumentos enquanto as pessoas que assistem se divertem quando o boi ameaça correr atrás de alguém. O boi do espetáculo é feito de papelão, papel marchê ou madeira e recoberto com uma saia colorida, bordada com adereços vários. Dentro da carcaça, alguém faz os movimentos do boi, vestido com um figurino apropriado para o boiadeiro.
O Bumba meu Boi é um personagem histórico sempre presente em eventos do CECAB, tais como: Festa da Criança Pasárgada, Oficinas de Férias, Projetos da Cultura Afro-brasileira, Projetos Pedagógicos, apresentação em escolas da região e eventos afins.
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