Palavras-chave: Núcleos Afiliados

Conteúdo relacionado a “Núcleos Afiliados”

Timóteo

Município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população prevista para 2008 é de 85.200 habitantes. Pertence a região metropolitana do Vale do Aço. É banhado pelo Rio Piracicaba e dentro de seu território está situada a Arcelor Mittal, siderúrgica especializada na produção de aços especiais, inoxidáveis. A cidade tem o maior IDH de todo leste de minas (0,836 elevado PNUD/2006). Timóteo é a primeira cidade em qualidade de vida do leste mineiro e a quinta do estado. Como destaque nos aspectos geográficos e ecológicos tem-se o Parque Florestal do Rio Doce e o Pico do Ana Moura. O CECAB Lenço de Seda que atua há 30 anos na região é referência em cultura em Timóteo.

Com suas ações culturais-político-pedagógicas o CECAB marcou e marca profundamente a vida da comunidade de Timóteo, constituindo espaços de criação coletiva, de expressão política, de exercício de cidadania, imprimindo a diferença na vida da cidade.

Leia o texto completo de “Timóteo”

Acesita

A Acesita, hoje Arcelor Mittal Timóteo ou Arcelor Mittal inox Brasil é uma siderúrgica, a única produtora integrada de aços planos inoxidáveis e siliciosos da América Latina, com desempenho que a destaca entre os grandes produtores mundiais do setor.

Localizada no município de Timóteo, Vale do Aço, Minas Gerais, a companhia emprega diretamente cerca de três mil pessoas. Desde 1944, quando se iniciou em Timóteo a suas instalação, o desenvolvimento da cidade sempre esteve articulado à fábrica: a vida da comunidade era determinada pelo ritmo da usina.

A experiência do CECAB / Lenço de Seda se constituiu, então, como abertura de espaços de criação na comunidade. A capoeira, assim como outras práticas do CECAB, imprimiu diferença no cenário da cidade de Timóteo. Em um contexto atravessado pela lógica disciplinar da fábrica a capoeiragem e as manifestações culturais do CECAB traziam à cena a dimensão da festa e funcionavam como catalisador de mobilizações sociais.

Leia o texto completo de “Acesita”

Coronel Fabriciano

Coronel Fabriciano é um município brasileiro da Zona Metalúrgica, Mesoregião do Vale do Aço, no Estado de Minas Gerais e fica a 198 km de Belo Horizonte. Com aproximadamente 102.588 habitantes em 2004 (IBGE), com uma renda per capita de R$ 3.031,00, possui uma população típica, rica em folclore e produção artesanal. É uma cidade atraente, dinâmica e hospitaleira. A área total do município é de 221,049 km².

O CECAB desenvolve na cidade de Coronel Fabriciano, em parceria com escolas e instituições públicas ou diretamente articulado com a comunidade, ações e projetos pedagógico-culturais que envolvem capoeira, danças, brincadeiras do folclore popular, cultura afro-brasileirra, e outros. Dentre os projetos detacamos o Projeto Arte Sempre desenvolvido junto à secretaria Municipal de Educação.

Leia o texto completo de “Coronel Fabriciano”

Academia de Capoeira Malta

Academia filiada à Associação de Capoeira Lenço de Seda conduzida pelo Professor Pepinha que atuou nos anos 80 e 90 até vir a incorporar o nome da associação por decisão de professores e monitores a exemplo da maioria das academias filiadas à Lenço de Seda no Brasil e outros paises.

Foi responsável pelo primeiro projeto de parceria pedagógica desenvolvido na Escola Estadual Capitão Egidio Lima em Timóteo – Minas Gerais

Leia o texto completo de “Academia de Capoeira Malta”

Curitiba Paraná Lenço de Seda CECAB

Afiliada da cidade de Curitiba, coordenada pelo contra mestre Jean Taruira há 14 anos desenvolve trabalhos de formação em Capoeira Angola, parcerias pedagógicas no projeto “Gingando na Pré Escola” com cerca de 1200 alunos de creches e pré-escolas. Tem desdobramentos em outras cidades do Paraná e no exterior. Com um importante trabalho com Maculelê e Percussão o núcleo de Curitiba realiza shows e eventos e desenvolve trabalhos de teatro popular e criação coletiva.

Leia o texto completo de “Curitiba Paraná Lenço de Seda CECAB”

Academia de Capoeira Nagô

Academia de Capoeira filiada à Associação de Capoeira Lenço de Seda dirigida pelo Professor William Capitão em Timóteo – MG, hoje morando no México e que atuou nos anos 80 e 90 no Vale do Aço e cidades da região.

Leia o texto completo de “Academia de Capoeira Nagô”

Academia de Capoeira Meninos de Angola

Academia de Capoeira afiliada à Lenço de Seda que atuou na cidade de Timóteo em projetos de parceria com escolas nos anos 80/90, coordenada pelo Contra Mestre Rogério Pinta Roxa, já falecido, e que posteriormente passou a se chamar Lenço de Seda, a exemplo da maioria das academias que integraram a Associação de Capoeira Lenço de Seda.

Leia o texto completo de “Academia de Capoeira Meninos de Angola”

Associação de Capoeira Malta dos Zuavôz

Associação de Capoeira sediada em Cagliari na Sardenha e atuação em outros paises da Europa Dirigida pelo professor Maia Diego que realiza projetos pedagógicos, parcerias com escolas, shows artísticos culturais. Afiliada à Lenço de Seda CECAB promove periodicamente encontros internacionais e eventos de divulgação da cultura Afro Brasileira.

Leia o texto completo de “Associação de Capoeira Malta dos Zuavôz”

ABCA

Entidade que congrega em seu Conselho de Mestres os maiores mestres de Capoeira Angola do mundo. Fundada em 18 de julho de 1993 a ABCA tem sede em Salvador no Pelourinho onde mantém atividades diariamente com roda dos mestres nas sextas feiras. Promove também a tradicional Roda da Paz ao fim do ano quando reúne mestres de todo o Brasil em um momento de confraternização.

Em 05 de abril de 2005, durante as comemorações do aniversário de Mestre Pastinha, considerado “Mestre Geral e Patrono da Capoeira Angola no Mundo” pelo Conselho Superior de Mestres fez homenagem a Mestre Reginaldo Veio da Associação de Capoeira Lenço de Seda conferindo-lhe a função de seu representante.

Leia o texto completo de “ABCA”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .