Evento de capoeira em Curitiba, promovido pelo contra mestre Jean Taruira, filiado a Associação de Capoeira Lenço de Seda. Na foto filiação de alunos do projeto.
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Associação Cultural Pasárgada, Centro Acesita – Timóteo, promotora da Festa da Criança Pasárgada. Na foto Crianças da extinta Escola Estadual “Percival Farquhar” – bairro Vale Verde colorindo e pintando cartazes de divulgação da Festa de 1989
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Roda de capoeira na Associação de Capoeira Lenço de Seda na rua 1º de Janeiro centro Acesita/Timóte. Na foto roda de capoeira de boas vindas ao mestre João Pequeno de Pastinha.
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Congresso regional Zumbi 2000, realizado pela Associação de Capoeira Lenço de Seda, no Ginásio Coberto, Centro Acesita – Timoteo. Na foto, alunos e professores participantes.
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Confraternização na cidade de morretes em Curitiba, promovido pelo contra mestre Jean. Taruira, filiado a associação de capoeira Lenço de Seda.Participação de alunos de projetos e membros da Lenço de Seda
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Evento de filiação promovido pelo contra mestre Jean em Curitiba, filiado a Associação de Capoeira Lenço de Seda. Na foto membros da lenço de Seda da esquerda para direita Pepinha, Luiza Flor,Jean Reginaldo
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Seminário timóteo pensa a educação popular promovido pela equipe gestora da Fundação Educar (Inês Assis, Joana Darc).Na foto apresentação de capoeira pelos alunos do projeto capoeira escola da E.E.Capitão Egidio Lima iniciado em 1984.
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Em uma primeira aproximação, a conexão capoeira-educação parece um tanto inusitada, pois, a capoeiragem possui uma forma de organização muito diferente da lógica escolar: enquanto na sala de aula os espaços são lineares, com lugares demarcados, na capoeira há circularidade, flexibilidade temporal e espacial. Se na sala de aula a ordem é o silêncio, a capoeira implica em som, ritmo, movimento. Enquanto a organização escolar pressupõe processos individuais, em que cada um é responsabilizado por seu sucesso ou fracasso, a capoeira se efetiva de forma eminentemente coletiva, articulando universos da dança, música, ancestralidade, espiritualidade, corporalidade e síntese.
Enfim, no encontro entre educação e capoeira, é fundamental considerar que a capoeiragem introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade. Nas palavras de mestre Reginaldo, a capoeira é uma escola, que contém inumeráveis elementos potencializadores do desenvolvimento e da evolução daqueles que a pratica. No encontro com a educação essa potencia se amplia.
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Na experiência da Lenço de Seda, a conexão com a escola efetiva-se desde 1984. A articulação entre capoeira e educação oferece ganhos inestimáveis para o desenvolvimento evolutivo de quem a pratica. Porém, é importante por parte dos educadores, cuidado e atenção. Mestre Reginaldo aponta o perigo de uma “pedagogização” da capoeira. Dito de outro modo, uma prática que enquadre a capoeiragem conforme o tempo e a dinâmica escolar, com objetivo de utilizá-la somente “como instrumento de socialização, como instrumento de lazer, como mecanismo para queimar a energia dos meninos mais agressivos” (Mestre Reginaldo Véio).
Destacamos que a capoeira, especialmente a Angola, introduz no espaço escolar diferenças metodológicas nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, em uma prática eminentemente corporal e coletiva. ( Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência.)
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