Palavras-chave: Instrumentos

Conteúdo relacionado a “Instrumentos”

Foto - 304

Oficina de instrumentos e capoeira na Associação de Capoeira Lenço de Seda do projeto: È bom estar na escola, da prefeitura Municipal de Timóteo.
Leia o texto completo de “Foto - 304”

Foto - 7

Oficina de toques de instrumentos na sede da Lenço de Seda, centro Acesita – Timóteo. Na foto alunos do professor Pepinha do projeto Municipal “É bom estar na escola”.
Leia o texto completo de “Foto - 7”

Biriba

Madeira típica da Mata Atlântica muito apreciada pelos capoeiristas para a confecção de berimbaus pelas várias qualidades que tem para a função. Nos últimos anos o grande consumo de Biribas, especialmente nos grandes centros, e muitos deles recorrendo aos mesmos fornecedores mais conhecidos, tem tornado a biriba mais escassa sugerindo preocupações com sua preservação.

A Lenço de Seda CECAB já há alguns anos busca formar um bosque de biribas e outras madeiras úteis no lugar chamado grota do Berimbau, na cidade de Timóteo, realizando plantios ecológicos com as crianças como forma de introduzir a consciência ecológica e preocupação com o meio ambiente.

Outras opção utilizadas pelos praticantes para o fabrico do berimbau são a Vaquinha, a Perobinha, e o Bambui.

Leia o texto completo de “Biriba”

Baqueta

Objeto em forma de pequeno bastão, geralmente com uma das extremidades arredondadas, utilizado para percutir diversos instrumentos musicais. Pode ser feita de diferentes materiais como madeiras, plásticos e /ou fibras.

A baqueta é um complemento para alguns instrumentos de percussão que são muito comuns em grupos que se dedicam a arte afro-brasileira, inclusive nos grupos de capoeira e samba-reggae do CECAB/Lenço de Seda.

Leia o texto completo de “Baqueta”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .