Na visão de Augusto Boal, as experiências de teatro popular têm como objetivo a libertação do espectador, sobre quem o teatro se habituou a impor visões acabadas do mundo. Nessa perspectiva teatro popular e a capoeira, na trajetória de Lenço de Seda-CECAB, sempre foram parceiros indissociáveis, pois, na visão do Mestre Reginaldo Véio, também a capoeira é um instrumento de construção da própria história, de libertação das visões dominantes de mundo. Assim, o grupo da Lenço de Seda em parceria como grupos de teatro da cidade de Timóteo fazem das praças e ruas da cidade, palcos de expressão da cultura popular. Através da capoeira, do teatro, da dança, da música, produzem experiências coletivas de dimensões ético-políticas, com alegria, irreverência e mobilização comunitária, nas quais todos podem participar.
O teatro sempre está presente nas atividades e eventos da Lenço de Seda, tais como as Festas da Criança, as Caminhadas Ecológicas, dentre outras, além disso, são realizadas, também, oficinas de teatro para educadores/as, estudantes de escolas da rede pública Timóteo.
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A Dissertação “Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência”, tem como foco o estudo da experiência Associação de Capoeira Lenço de Seda. Percorre o universo da capoeira no Brasil, discorre sobre a história política da capoeira na cidade de Timóteo e sobre e como a capoeira angola opera contemporaneamente nesta cidade através das práticas da Associação de Capoeira Lenço de Seda. Desenvolvendo análises de nossa vida contemporânea o trabalho propicia um importante encontro entre o mundo acadêmico e a cultura popular, por meio de um diálogo entre os conceitos de Michel Foucault e os depoimentos de mestres capoeiristas, demonstrando como esta prática corporal e coletiva pode se mostrar como elemento de ação política.
É um trabalho que compõe um campo interdisciplinar, em interfaces com a educação, a cultura afro-brasileira, a filosofia, a sociologia, a história, a psicologia, os estudos culturais, se constituindo um instrumento de conhecimentos para educadores/as, psicólogos/as, capoeiristas, entre outros.
De autoria da Profª Mestra Sonaly Torres da Silva, essa dissertação foi desenvolvida no Mestrado em Psicologia da PUC-MG, no período de 2005 – 2007, teve como orientador o Dr. João Leite Ferreira Neto e como co-orientador do Mestre Reginaldo Véio, Reginaldo Consolatrix.
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Um teatro de arena é um espaço de apresentações teatrais e artísticas, em que o palco se posiciona no centro de uma circunferência, na qual está a platéia. Pode ser tanto um espaço com arquitetura delineada para esse fim, com arquibancadas circulares e palco central, como os espaços que se abrem nas praças e ruas quando inicia-se uma apresentação cultural e o público se posiciona em volta, na roda. Tanto com arquitetura delineada, quanto com a emergência nas praças e ruas, nesse ambiente o público tem maior intimidade com os atores e a história vivida por eles.
Na cidade de Timóteo, há dois teatros de arena, um deles em espaço público do Bairro Timirim e outro na Escola Imett de Timóteo, ambos projetados pelo arquiteto Eolo Maia. Neles a Lenço de Seda-CECAB realizou e realiza intervenções culturais, principalmente batizados e rodas de capoeira, encontros de capoeiristas, apresentações de danças, de Samba Reggae e de teatro.
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Em uma primeira aproximação, a conexão capoeira-educação parece um tanto inusitada, pois, a capoeiragem possui uma forma de organização muito diferente da lógica escolar: enquanto na sala de aula os espaços são lineares, com lugares demarcados, na capoeira há circularidade, flexibilidade temporal e espacial. Se na sala de aula a ordem é o silêncio, a capoeira implica em som, ritmo, movimento. Enquanto a organização escolar pressupõe processos individuais, em que cada um é responsabilizado por seu sucesso ou fracasso, a capoeira se efetiva de forma eminentemente coletiva, articulando universos da dança, música, ancestralidade, espiritualidade, corporalidade e síntese.
Enfim, no encontro entre educação e capoeira, é fundamental considerar que a capoeiragem introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade. Nas palavras de mestre Reginaldo, a capoeira é uma escola, que contém inumeráveis elementos potencializadores do desenvolvimento e da evolução daqueles que a pratica. No encontro com a educação essa potencia se amplia.
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Na experiência da Lenço de Seda, a conexão com a escola efetiva-se desde 1984. A articulação entre capoeira e educação oferece ganhos inestimáveis para o desenvolvimento evolutivo de quem a pratica. Porém, é importante por parte dos educadores, cuidado e atenção. Mestre Reginaldo aponta o perigo de uma “pedagogização” da capoeira. Dito de outro modo, uma prática que enquadre a capoeiragem conforme o tempo e a dinâmica escolar, com objetivo de utilizá-la somente “como instrumento de socialização, como instrumento de lazer, como mecanismo para queimar a energia dos meninos mais agressivos” (Mestre Reginaldo Véio).
Destacamos que a capoeira, especialmente a Angola, introduz no espaço escolar diferenças metodológicas nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, em uma prática eminentemente corporal e coletiva. ( Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência.)
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O diálogo com o universo acadêmico sempre se fez presente nas experiências do CECAB. Vários são os trabalhos científicos produzidos acerca dessas experiências, em diferentes níveis: monografias, dissertações, tese. A dissertação “Capoeira: movimento e malicia em jogos de poder e resistência”, é um desses trabalhos.
Além disso, observamos no acervo do CECAB, artigos, livros, dissertações e outras obras que são importantes referências bibliográficas, fonte de estudos e pesquisas sobre a cultura popular e cultura afro-brasileira; disponíveis para educadores e agentes culturais.
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Academia filiada à Associação de Capoeira Lenço de Seda conduzida pelo Professor Pepinha que atuou nos anos 80 e 90 até vir a incorporar o nome da associação por decisão de professores e monitores a exemplo da maioria das academias filiadas à Lenço de Seda no Brasil e outros paises.
Foi responsável pelo primeiro projeto de parceria pedagógica desenvolvido na Escola Estadual Capitão Egidio Lima em Timóteo – Minas Gerais
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A tradição é um dos fundamentos básicos da capoeiragem. Grandes mestres compõem o Conselho Superior de Mestres da Associação Brasileira de Capoeira Angola. Lá estão os herdeiros e guardiões das maiores linhagens da capoeiragem ancestral.
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Afiliada da cidade de Curitiba, coordenada pelo contra mestre Jean Taruira há 14 anos desenvolve trabalhos de formação em Capoeira Angola, parcerias pedagógicas no projeto “Gingando na Pré Escola” com cerca de 1200 alunos de creches e pré-escolas. Tem desdobramentos em outras cidades do Paraná e no exterior. Com um importante trabalho com Maculelê e Percussão o núcleo de Curitiba realiza shows e eventos e desenvolve trabalhos de teatro popular e criação coletiva.
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Vicente Gonçalves é personagem lendário da vida de Belo Horizonte. Militante politico aguerrido, líder do movimento de favelados da capital, Advogado, Fundador do Partido dos Trabalhadores e. junto dos membros da Pasárgada em Timóteo, fundador do núcleo nesta cidade de onde se estendeu para o Vale do Aço. Dono de uma inteligência notável é também um mestre em artes marciais tendo alcançado graus de mestre em Karate, Judô e Jiujitsu além de ter praticado outras lutas. Agitador e guerreiro por natureza e instinto esteve presente na linha de frente da resistência política e nas lutas por liberdade, por transformações sociais e pela ascenção dos trabalhadores nos últimos 60 anos. Participou ativamente dos movimentos populares que assinalaram o fim da ditadura militar. De formação ortodoxa foi sempre um critico aguçado das ambigüidades dos grupos e movimentos políticos se mantendo sempre em uma linha de coerência histórica e de pratica cotidiana.
Dono de paranormalidade especial, mago e mestre em sistemas orientais de medicina transita por inúmeras disciplinas cientificas. Na sua juventude, conhecido por Satanás era figura temida em confrontos com policiais desde que estivessem em jogo questões de justiça ou de natureza ética e ideológica. Aos 14 anos foi descoberto pelo mestre japonês Ishio Kamada com quem pôde potencializar suas faculdades. Parceiro desde o fim dos anos 70 Vicente Gonçalves é também mestre de medicinas alternativas do presidente do CECAB Reginaldo Consolatrix, o mestre de capoeira Reginaldo Veio.
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