Palavras-chave: Formação e Capacitação

Conteúdo relacionado a “Formação e Capacitação”

Treinamentos

Recurso de formação praticado pela CECAB para trabalhos com grupos, lideranças, agentes culturais, professores e gestores. São habitualmente mesclados de praticas e vivências corporais que visam capacitar o individuo para o exercício de seu potencial de sujeito consciente de sua história e de seus propósitos sociais. Nos projetos de parceria com escolas contribui para a formação do professor na compreensão da essência e das singularidades próprias de nossa cultura e pressupostos de nossa felicidade através de vivências e experienciações de práticas culturais.

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Workshop

Dinâmica de trabalho presente nos cursos de capacitação formação e dinâmicas de relações humanas promovidos pelo CECAB com professores, agentes culturais, e grupos terapêuticos e de centramento holístico. Nos grupos terapêuticos técnicas de respiração, exercícios bioenergéticos, de bio dança e de capoeira somam recursos com meditação, hiperventilação e revisitações ao passado para um realinhamento existencial. Os grupos terapêuticos são em geral conduzidos pela Síntese, clinica de medicinas alternativas que desenvolve proposta terapêutica multidirecional e que se constituiu ao aongo do tempo no braço naturalista da Sociedade Cultural Pasárgada, hoje CECAB.

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E na Quaresma que se Caça Bruxas

Enredo do carnaval acesitano de 1989 do “Bloco Caricato Dexeu Fala”, realizado no primeiro sábado de quaresma por imposição do poder municipal que proibiu o bloco caricato de desfilar na teça feira de carnaval por interesse da administração local. Tendo já desfilado no sábado de carnaval com o enredo “Fé nas Tabas”, uma homenagem à formação étnica do povo brasileiro, o bloco em sinal de protesto pela proibição reorganizou seu desfile para a quaresma a partir de um novo enredo e com as cores roxo e preto dominando a avenida além de fantasias demoníacas e do cheiro forte de incenso espalhado das narinas de um dragão.

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Escola Sempre

Projeto Pedagógico desenvolvido pela rede pública municipal na cidade de Coronel Fabriciano, na administração do Prefeito Paulo Antunes 2001 - 2004 como macro estratégia da Secretaria Municipal de Educação.

A Lenço de Seda e a Sociedade Cultural Pasárgada, hoje CECAB participaram neste projeto com o subprojeto “Arte Sempre” que ofereceu diversas modalidades de danças e práticas afro brasileiras aos alunos de pré-escola e ensino fundamental, adolescentes e jovens além de projetos para portadores de necessidades especiais. Dança do Ventre – Dança de Salão – Ballet – Hip Hop – Capoeira Angola – Samba de Roda – Maculelê – Jazz, além de Xadrez foram práticas oferecidas como conteúdos curriculares.

Com acompanhamento cientifico da consultora, educadora e pesquisadora Elvira de Souza Lima,

as ações do “Projeto Arte Sempre” obedeceram estratégias de pesquisa em aprendizagem e de buscas de definição de uma pedagogia brasileira assentada em nossa identidade cultural.

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Escolas Parceiras

Ao longo de 30 anos a Lenço de Seda - CECAB realizou dezenas de projetos de parceria com escolas, ongs, associações e universidades. Dentre elas:

Apae de Coronel Fabriciano

Apae de João Monlevade

Creche Frei Miguel de Curitiba

Creche Nossa Senhora da Luz de Curitiba

Creche Rosa de Saron de Coronel Fabriciano

Creche Pequeno Lar de Coronel Fabriciano

Creche Lar Feliz de Coronel Fabriciano

Creche Lírio dos Vales de Coronel Fabriciano

Colégio São Vicente de Paula de Curitiba

Escola de Belas Artes da UFMG

Escola Estadual Arcebispo Dom Helvécio

Escola Infantil do Quitandinha

Escola Estadual Jose Ferreira Maia

Escola Estadual H|ilda de Araújo Ozório Zauza

Escola Estadual Tenente José Luciano

Escola Estadual JK

Escola Estadual Capitão Egidio Lima

Escola Municipal do Macuco

Escola Infantil Sementinha

Escola municipal Argeu Brandão

Escola Estadual Alberto Giovaninni

Escola Municipal José Pinto dos Santos

Escola Estadual Carmem Cotta

Escola Municipal Paulo Franklin

Escola Municipal Maria das Graças Ferreira

Escola Infantil Pé de Moleque

Escola Municipal Otavio Cupertino

Escola Municipal Raimundo Coura

Escola Municipal Vereador Nicanor Ataíde

Escola Estadual Zacarias Roque

Escola Municipal Joaquim Ávila Neto

Escola Municipal Said Albeny

Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde

Escola Estadual João Cotta

Escola Infantil João Bolinha

Escola Imett de Timóteo

Instituto Católico de Minas Gerais

Pré Escola Criança Criativa de Curitiba

Pré Escola Pequenos Sábios de Curitiba

Pré Escola Formiguinha Feliz de Curitiba

Pré Escola Futuro Feliz de Curitiba

Pré Escola Infantil Portão de Curitiba

Pré Escola Trem da Alegria de Curitiba

Pré Escola Degraus do Saber de Curitiba

Pré Escola Cecília Marques de Curitiba

Pré Escola Itamaraty de Curitiba

Programa Curumim.

Unileste

Universidad de Concepcion

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APAE Coronel Fabriciano

Entidade que por vários anos desenvolveu em parceria com a Lenço de Seda CECAB, projetos de parceria para seus alunos portadores de Síndrome de Down. Participou também do projeto Arte Sempre, desenvolvido junto a rede pública municipal da Cidade de Coronel Fabriciano.

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APAE de João Monlevade

Entidade que desenvolve trabalhos com capoeira para seus alunos através do Professor Canguru e que durante o projeto Zumbi 2000 desenvolveu parceria com a Lenço de Seda CECAB.

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Abordagem Interdisciplinar em Projetos de Parceria Pedagógica

Intervenção cientifica que reúne duas ou mais disciplinas interagindo nas formas de compreensão e atuação diante de um objeto de estudo ou de uma realidade. A Lenço de Seda CECAB implementou projetos pedagógicos interdisciplinares, desenvolveu outros em parcerias com escolas, realizou seminários, assessorias e se orienta historicamente por uma visão pluridisciplinar.

Em 1997 foi contemplada com o prêmio Nansen Araújo conferido pela Federação das Industrias do Estado de MG, no programa de parcerias Empresa-Escola, pela parceria com a Escola Estadual Capitão Egidio Lima em Timóteo pela implantação de projetos interdisciplinaraes.

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Lei 10639

Sancionada em 9 de janeiro de 2003, a Lei nº 10.639 estabelece a obrigatoriedade da inclusão das temáticas ‘História da África e Cultura Afro-Brasileira’ no currículo oficial da rede de ensino. A partir dessa lei, tornou-se obrigatório no currículo da educação básica o “estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil” (art. 26-A, § 1º).

O que muda com a lei? O educador deve reconhecer que a base do ensino necessita também estar voltada para a origem e para a cultura do seu povo, principalmente sendo o Brasil um país tão miscigenado e essencialmente negro. A Lei 10639 remete a uma conscientização das várias possibilidades do patrimônio cultural afro-brasileiro, com toda sua riqueza histórica, religiosa, artística e muito mais.

Na trajetória histórica do CECAB, o estudo e a experiência da cultura afro-brasileira é uma constante, tanto com atividades culturais na comunidade como em ações e projetos relacionados a escolas. Entendemos que essa vivência contribui efetivamente para o rompimento de preconceitos e estereótipos, além de potencializar o resgate da auto-estima de inumeráveis crianças e jovens que se vêem marginalizados por uma escola que nega a pluralidade étnico-cultural de nossa gente.

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Aceleração da Aprendizagem

Programa do Governo do Estado de MG realizado em 1988, que teve como objetivo corrigir distorção idade-série de alunos e alunas do ensino fundamental. 1ª à 4ª série, na rede estadual de educação. Esse Programa possibilitou o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas, mais prazerosas, com bibliografia própria, para o educando em defasagem.

O CECAB, através de seu presidente Reginaldo Consolatrix, desempenhou uma ação significativa no Programa de Aceleração da Aprendizagem, prestando Assessoria Pedagógica junto a Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, patrocinado pela Fundação ACESITA, dando capacitação aos Pedagogos e Professores.

Foram desenvolvidas atividades como: palestras, workshops, oficinas pedagógicas, vivências, orientação interdisciplinar em encontros mensais com a equipe pedagógica e acompanhamento sistemático das praticas cotidianas.

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