Palavras-chave: Festa da Criança Pasárgada

Conteúdo relacionado a “Festa da Criança Pasárgada”

Perna de Lata

Que tal, ganhar mais perna e crescer alguns centímetros, ficar mais alto, de uma hora para outra, como um passe de mágica??? Basta fazer uma perna de lata. Você vai precisar de 2 latas de leite em pó vazias (ou qualquer outra de tamanho parecido), prego, martelo, 2 pedaços de barbante, bem grandes e da ajuda de um/a adulto/a. Agora, peça para o/a adulto/a fazer dois furos com os pregos, em cada lata. Passe o barbante pelos furos e dê um nó para prender o barbante na lata. Decore sua Perna de Lata com papel colorido. Agora, é só aventura: com a parte que aberta para baixo, suba em cima delas e, segurando nos barbantes comece a dar seus primeiros passos. No começo está um pouquinho difícil? Não desanime, pois, essa brincadeira é pura alegria!

Na história do CECAB – Lenço de Seda a perna de lata está presente, principalmente nas Festas da Criança. Essa brincadeira possibilita o desenvolvimento de habilidades como coordenação de movimentos, equilíbrio, auto-confiança e criatividade, uma dimensão lúdica.

Leia o texto completo de “Perna de Lata”

Pare-bola

Brincadeira do folclore popular o pare-bola de pique que envolve movimento, esperteza e boa pontaria. Vamos brincar? Você vai ser o ser o “pega” e eu arremesso a bola. Vou lançá-la o mais longe que conseguir. As demais crianças, e eu também, vamos sair correndo o mais longe possível, enquanto você tenta alcançar e pegar a bola, quando conseguir deve gritar “PARE BOLA” e todos devem ficar parados. Dai você, que é o pega, poderá dar 3 passos no máximo e tentar queimar uma pessoa, jogando a bola nela. Se conseguir esta pessoa fica sendo o pega e recomeça a brincadeira . Se não conseguir… como é que poderemos recomeçar a brincadeira? Lance a idéia, pois a idéia é de quem brinca!!!

Essa brincadeira possibilita o desenvolvimento de habilidades como, coordenação de movimentos, agilidade, interação, descontração e outras. Na história do CECAB – Lenço de Seda o pare-bola está presente, principalmente nas Festas da Criança, constituindo uma dimensão lúdica em momentos de alegria.

Leia o texto completo de “Pare-bola”

Documento - P-11

Publicação em jornal da região informando e convidando para batizado de capoeira na sede da Associação de capoeira Lenço de Seda como parte das programações das atividades de comemoração da festa da criança realizada pela Associação Cultural Pasargada, em agosto de 1981
Leia o texto completo de “Documento - P-11”

Vídeo - Palestra de Pierre Weil Festa da Criança - 1992


Semana da criança, realização de debates no Cine Marabá em Timóteo com participação de Pierre Weil pela Universidade Holística Internacional de Brasília, Unipaz, palestra, realização de vivências, participação do Coral da Acesita, voltada para professores educadores e agentes culturais.
Leia o texto completo de “Vídeo - Palestra de Pierre Weil Festa da Criança - 1992”

Vídeo - Festa da Criança Pasárgada – “ A Arte de Brincar”


Semana da criança, realização de debates no Cine Marabá em Timóteo com participação de Geovana Menezes, Padre Abdala, Alzira representando a Fundação Dom Bosco e Reginaldo Consolatrix.
Leia o texto completo de “Vídeo - Festa da Criança Pasárgada – “ A Arte de Brincar””

Foto - 483

foto-483

Festa da Criança Pasárgada na Praça 1º de maio em frente ao extinto “Colégio Dom Bosco” no Município de Timóteo, na foto organizadores do evento agilizando fila para distribuição do lanche.
Leia o texto completo de “Foto - 483”

Foto - 21

foto-21

Associação Cultural Pasárgada, Centro Acesita – Timóteo, promotora da Festa da Criança Pasárgada. Na foto Crianças da extinta Escola Estadual “Percival Farquhar” – bairro Vale Verde colorindo e pintando cartazes de divulgação da Festa de 1989
Leia o texto completo de “Foto - 21”

Cavalo-de-Pau

foto-255

A brincadeira “Cavalo-de-pau” consiste em fazer um cavalo com três troncos roliços de madeira: dois afixados no chão na vertical e um sobre os anteriores, na horizontal. As madeiras devem ser untadas com produto escorregadio. O chão em volta do cavalo deve ser forrado com serragem. Feito o cavalo, as crianças sobem nele. Em duplas e com travesseiros na mão, confrontam-se. Ganha o jogo aquela que não cair do cavalo. Essa experiência possibilita o desenvolvimento de habilidades como equilíbrio, coordenação de movimentos, defesa, ataque, coragem, interação e outras.

Na história do CECAB – Lenço de Seda essa brincadeira do folclore popular sempre está presente, principalmente nas Festas da Criança e nas Festas Juninas, constituindo uma dimensão lúdica que mobiliza as crianças em momentos de descontração e alegria.

Leia o texto completo de “Cavalo-de-Pau”

Peteca

A Peteca de origem brasileira proveniente de tribos tupis era confeccionada com palha de milho ou folhas de bananeira e pena de aves.

Um jogo competitivo, em uma área retangular com uma rede ao meio os jogadores ficam atrás da linha de fundo. Dali arremessam a peteca para o campo adversário.

O Objetivo é fazer a peteca tocar o chão do campo do adversário ou força-lo a responder arremessando a peteca para fora dos limites da quadra.

O jogo de peteca, uma brincadeira sempre praticada nos eventos da Pasárgada-CECAB, promove a integração das pessoas, cria competições saudáveis, é um exercício prazeroso e resgata uma prática cultural do folclore brasileiro.

Leia o texto completo de “Peteca”

Cabra Cega

Essa brincadeira veio da Europa trazida pelos colonizadores portugueses. Até hoje é muito comum entre as crianças brasileiras, como forma de preservação da cultura e do folclore.

Como brincar: JOGADORES: 3 ou mais crianças.

LOCAL: ao ar livre.

INSTRUÇÕES: Sortear uma das crianças para ser a cabra-cega. As demais crianças devem formar um círculo com as mãos dadas. A criança que será  a cabra-cega deve ficar dentro do círculo com os olhos vendados. O jogo começa com todas as crianças perguntando à cabra-cega. Cabra-cega de onde vieste?   Do moinho de vento. Que trouxeste?    Fubá e melaço. Dá-nos um pouquinho?    Não. Então afasta-te. Nesse momento todos devem soltar as mãos e espalhar-se fugindo da Cabra-Cega. Devem desafiar a Cabra-Cega sem tocá-la.

A Cabra-Cega ouvindo os desafios deve tentar tocar um dos participantes. Quando conseguir, aquele que foi tocado se tornará a Cabra-Cega e começa tudo de novo. Essa brincadeira sempre foi muito concorrida na Festa da Criança/Pasárgada/CECAB.

Leia o texto completo de “Cabra Cega”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .