As experiências do CECAB / Lenço de Seda, no decorrer de toda sua trajetória histórica, sempre articulou diversas expressões da cultura popular, inumeráveis campos de conhecimentos e diferentes sujeitos, em uma abordagem interdisciplinar, ou seja, experiências nas quais todos os campos, formas de expressão e sujeitos sociais se encontram e se articulam em intensos processos de criação coletiva.
Teatro, capoeira, dança, música, carnaval, encontros com educadores, cultura afro-brasileira, ecologia, ações políticas, crianças, adultos, jovens, todos juntos em um caldeirão fervente e pulsante em conexões em todas as direções.
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Na experiência da Lenço de Seda, a conexão com a escola efetiva-se desde 1984. A articulação entre capoeira e educação oferece ganhos inestimáveis para o desenvolvimento evolutivo de quem a pratica. Porém, é importante por parte dos educadores, cuidado e atenção. Mestre Reginaldo aponta o perigo de uma “pedagogização” da capoeira. Dito de outro modo, uma prática que enquadre a capoeiragem conforme o tempo e a dinâmica escolar, com objetivo de utilizá-la somente “como instrumento de socialização, como instrumento de lazer, como mecanismo para queimar a energia dos meninos mais agressivos” (Mestre Reginaldo Véio).
Destacamos que a capoeira, especialmente a Angola, introduz no espaço escolar diferenças metodológicas nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, em uma prática eminentemente corporal e coletiva. ( Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência.)
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O diálogo com o universo acadêmico sempre se fez presente nas experiências do CECAB. Vários são os trabalhos científicos produzidos acerca dessas experiências, em diferentes níveis: monografias, dissertações, tese. A dissertação “Capoeira: movimento e malicia em jogos de poder e resistência”, é um desses trabalhos.
Além disso, observamos no acervo do CECAB, artigos, livros, dissertações e outras obras que são importantes referências bibliográficas, fonte de estudos e pesquisas sobre a cultura popular e cultura afro-brasileira; disponíveis para educadores e agentes culturais.
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A mesa Redonda constitui um espaço de exposição e questionamento de opiniões, no qual participantes e expositores criam um diálogo em torno de um tema. Essa técnica está presente na trajetória do CECAB como um instrumento que favorece a troca de experiência, a discussão e a reflexão, em encontros de educadores, sobre aspectos importantes da educação e da articulação entre educação e cultura. Temas como Cultura Afro-brasileira, Capoeira e Educação, Aplicação da lei 10.639 e outros são frequentemente trazidos para os debates com autoridades, mestres, educadores e agentes culturais.
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As experiências do CECAB / Lenço de Seda sempre dialogaram com o universo acadêmico. Vários são os trabalhos científicos produzidos acerca das experiências do CECAB / Lenço de Seda, em diferentes níveis: monografias, dissertações, tese. As monografias Abordagem Holística na Educação e Capoeira e Educação, são exemplos dessas produções.
Além desses trabalhos observamos em seu acervo artigos, monografias, dissertações e outras obras que são importantes referências bibliográficas, fonte de estudos e pesquisas sobre a cultura popular e cultura afro-brasileira, para educadores e agentes culturais.
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Zaira é personagem marcante na vida de Timóteo: educadora, escritora e poetisa, pertence a uma das famílias pioneiras da cidade.
O Grupo de Teatro da Zaíra foi parceiro do CECAB – Lenço de Seda. Ao longo da história, participou de diferentes manifestações culturais e comunitárias fazendo das ruas da cidade um palco onde a performance teatral ganhava vida como expressão de sensibilização estética, alegria, criação coletiva com dimensão política.
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Projeto Cultural desenvolvido pela Associação de Capoeira Lenço de Seda que objetivou promover o resgate das raízes da capoeira. Foi desenvolvido a partir de novembro 1995 quando a Associação fez uma opção metodológica e filosófica em direção à Capoeira Angola, a Capoeira Mãe, e seu encerramento se deu em dezembro de 1999 com um grande evento apresentação de pesquisas, debates, painéis e palestras no “I Congresso Regional a Cultura Afro Brasileira no Terceiro Milênio”. Mestre Gildo Alfinete, Mestre Moa do Katendê além da pesquisadora Karla Leal Luz, mestres e capoeiristas da região e de Curitiba valorizaram o evento.
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Metodologia alimentar que propõe alimentos vegetais ou lácteos, evita produtos animais ou conservados quimicamente. A Sociedade Cultural Pasárgada , hoje CECAB, desenvolveu cursos de culinária naturalista e macrobiótica além de manter durante os anos 80 o Restaurante Naturalista Mãe Terra, coordenado por Beatriz Diniz, e de desenvolver nos últimos 30 anos práticas de medicina alternativa.
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Tradição da Lenço de Seda CECAB, a semana do folclore é um momento especial nas estratégias pedagógicas quando a agenda escolar em agosto se volta para nossas praticas culturais tradicionais. Oficinas, Festival de Pipas e Papagaios, Rodas de Capoeira, Samba Reggae, Maculelê, Samba de Roda, Puxada de Rede, Dança do Boi, Dança Afro acontecem durante o período escolar e no dia do Folclore, em praça pública ou na sede da associação. Nas escolas é momento privilegiado para as práticas preconizadas pela lei 10.639.
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Recurso constante na pratica do CECAB Lenço de Seda os Seminários Pedagógicos, dirigidos a educadores ou agentes culturais buscam uma reflexão sobre as correntes pedagógicas mais significativas como Paulo Freire, Vigotski, Piaget e outros além de problematizar os desafios da educação e os instrumentos para sua superação.
Os Seminários Pedagógicos são ferramentas essenciais para a formação e sensibilização de educadores, muitos deles sem nenhuma oportunidade anterior para refletir sobre o papel da cultura na formação do educando bem como avaliar conquistas do educando em atividades não filiadas às regras habituais de avaliação escolar formal.
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