E. Municipal do Novo Tempo, situada na Rua Universal, bairro Novo Tempo, município de Timóteo. Projeto municipal “É bom estar na escola” sob responsabilidade do professor Pepinha. Na foto alunos do projetos jogando capoeira.
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Projeto capoeira escola na Escola Percival Farquahar parceria com a Associação de Capoeira Lenço de Seda. Na foto apresentação na escola dos alunos da Academia Meninos de angola do Professor Rogério Pinta Roxa
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Roda de capoeira na área da Lenço de Seda em Timóteo referente ao projeto e bom estar na escola
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Associação de capoeira lenço de Seda parceria da escola Estadual Capitão Egidio Lima de Timóteo pioneira em projetos de capoeira e escola na região do vale do aço . Na foto aluno do projeto num jogo de capoeira roda esta organizada pelos próprios alunos capoeiristas
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Seminário timóteo pensa a educação popular promovido pela equipe gestora da Fundação Educar (Inês Assis, Joana Darc).Na foto apresentação de capoeira pelos alunos do projeto capoeira escola da E.E.Capitão Egidio Lima iniciado em 1984.
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Em uma primeira aproximação, a conexão capoeira-educação parece um tanto inusitada, pois, a capoeiragem possui uma forma de organização muito diferente da lógica escolar: enquanto na sala de aula os espaços são lineares, com lugares demarcados, na capoeira há circularidade, flexibilidade temporal e espacial. Se na sala de aula a ordem é o silêncio, a capoeira implica em som, ritmo, movimento. Enquanto a organização escolar pressupõe processos individuais, em que cada um é responsabilizado por seu sucesso ou fracasso, a capoeira se efetiva de forma eminentemente coletiva, articulando universos da dança, música, ancestralidade, espiritualidade, corporalidade e síntese.
Enfim, no encontro entre educação e capoeira, é fundamental considerar que a capoeiragem introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade. Nas palavras de mestre Reginaldo, a capoeira é uma escola, que contém inumeráveis elementos potencializadores do desenvolvimento e da evolução daqueles que a pratica. No encontro com a educação essa potencia se amplia.
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Na experiência da Lenço de Seda, a conexão com a escola efetiva-se desde 1984. A articulação entre capoeira e educação oferece ganhos inestimáveis para o desenvolvimento evolutivo de quem a pratica. Porém, é importante por parte dos educadores, cuidado e atenção. Mestre Reginaldo aponta o perigo de uma “pedagogização” da capoeira. Dito de outro modo, uma prática que enquadre a capoeiragem conforme o tempo e a dinâmica escolar, com objetivo de utilizá-la somente “como instrumento de socialização, como instrumento de lazer, como mecanismo para queimar a energia dos meninos mais agressivos” (Mestre Reginaldo Véio).
Destacamos que a capoeira, especialmente a Angola, introduz no espaço escolar diferenças metodológicas nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, em uma prática eminentemente corporal e coletiva. ( Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência.)
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