A sobrevivência da espécie humana não é só biológica é também cultural através das práticas culturais, que essa apropriação se torna possível.
O Pau de Sebo é uma das brincadeiras mais comuns das Festas Juninas e Festa Criança Pasárgada. Prêmios são colocados na ponta de um mastro untado com sebo. Ganha quem conseguir escalar o mastro, que tem no mínimo 5 metros de altura, e pegar a prenda.
O pau- de- sebo é muito disputado por crianças e jovens e essa brincadeira promove a participação de um público, que desempenha um papel de torcida e incentivo aos que arriscam a subida.
Esse objeto de brinquedo envolve tomada de decisão, equilíbrio, resistência, persistência, disputa e a vontade de vencer. Além de uma prática cultural capaz de contribuir na formação do ser como ser de cultura é também um instrumento pedagógico possível para conhecimento formal na aquisição de conceitos da matemática e da física.
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O nome “amarelinha” vem da palavra francesa marelle, que significa amarelo. Existem duas versões para a origem da brincadeira. Uma delas diz que, nas conquistas dos romanos, eles pavimentavam as estradas que levavam até seus novos territórios. Para distrair a criançada que ficava no meio do caminho, eles faziam desenhos no chão. Assim, as crianças pulavam amarelinha jogando um pedaço de cerâmica ou até um ossinho de carneiro. Outra possível origem vem do início da Idade Média. Naquele tempo, as pessoas jogavam as contribuições para a Igreja nas escadarias. Assim, os visitantes tinham que pular as moedas para não pisá-las.
A amarelinha atravessa tempos como uma brincadeira faz parte do patrimônio cultural infantil traduzindo valores, costumes, formas de pensamento e ensinamentos. Para brincar, é feito um traçado no chão com giz , carvão ou pedaço de tijolo. O traçado envolve quadrados, retângulos, numerados de 1 a 10 terminando com um semi -circulo o “ céu”. Tem como regra acertar um marcador (pedra,caco de azulejo, tijolo) em uma casa e pular as outras até o “ céu” e retornar, pegando o marcador no caminho de volta. Não pode pisar na linha, nem errar a seqüência de pulos ou cair.
O jogo da amarelinha é uma brincadeira que promove e desenvolve o movimento, o pensamento espacial, a noção de próprio corpo e a formação de seqüência. Na Festa da Criança Pasárgada/CECAB sempre foi uma diversão concorrida pelas crianças presentes.
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