Projeto Arte Sempre da Secretaria Municipal de Coronel Fabriciano nas escolas Públicas Municipais. Na foto 3º evento Arte Sempre – campo social, aluno do projeto pintado de palhaço
Leia o texto completo de “Foto - 55”
Aula de capoeira na Apae com os alunos do projeto ‘’ Arte Sempre “ da Secretaria municipal de Educação da cidade de Coronel Fabriciano.Na foto alunos jogam capoeira .
Leia o texto completo de “Foto - 349”
Projeto Municipal “Arte sempre” da secretaria municipal de educação da cidade de Coronel Fabriciano. Na foto aula de capoeira com os alunos da Escola Municipal Said Albeny com monitor Samuel (Momo) filiado a Associação de Capoeira Lenço de Seda .
Leia o texto completo de “Foto - 356”
Projeto Arte Sempre. Na foto roda de capoeira com alunos da APAE da cidade de Coronel Fabriciano
Leia o texto completo de “Foto - 251”
Encontro da equipe de gerencia qualidade total na educação promovido pela nona superintendência regional de ensino de Cel. Fabriciano participação do pólo aço . Na foto participante do evento e apresentação da associação de Capoeira Lenço de Seda
Leia o texto completo de “Foto - 227”
Em uma primeira aproximação, a conexão capoeira-educação parece um tanto inusitada, pois, a capoeiragem possui uma forma de organização muito diferente da lógica escolar: enquanto na sala de aula os espaços são lineares, com lugares demarcados, na capoeira há circularidade, flexibilidade temporal e espacial. Se na sala de aula a ordem é o silêncio, a capoeira implica em som, ritmo, movimento. Enquanto a organização escolar pressupõe processos individuais, em que cada um é responsabilizado por seu sucesso ou fracasso, a capoeira se efetiva de forma eminentemente coletiva, articulando universos da dança, música, ancestralidade, espiritualidade, corporalidade e síntese.
Enfim, no encontro entre educação e capoeira, é fundamental considerar que a capoeiragem introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade. Nas palavras de mestre Reginaldo, a capoeira é uma escola, que contém inumeráveis elementos potencializadores do desenvolvimento e da evolução daqueles que a pratica. No encontro com a educação essa potencia se amplia.
Leia o texto completo de “Capoeira e Educação”
Na experiência da Lenço de Seda, a conexão com a escola efetiva-se desde 1984. A articulação entre capoeira e educação oferece ganhos inestimáveis para o desenvolvimento evolutivo de quem a pratica. Porém, é importante por parte dos educadores, cuidado e atenção. Mestre Reginaldo aponta o perigo de uma “pedagogização” da capoeira. Dito de outro modo, uma prática que enquadre a capoeiragem conforme o tempo e a dinâmica escolar, com objetivo de utilizá-la somente “como instrumento de socialização, como instrumento de lazer, como mecanismo para queimar a energia dos meninos mais agressivos” (Mestre Reginaldo Véio).
Destacamos que a capoeira, especialmente a Angola, introduz no espaço escolar diferenças metodológicas nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, em uma prática eminentemente corporal e coletiva. ( Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência.)
Leia o texto completo de “Capoeira Pedagógica”
Coronel Fabriciano é um município brasileiro da Zona Metalúrgica, Mesoregião do Vale do Aço, no Estado de Minas Gerais e fica a 198 km de Belo Horizonte. Com aproximadamente 102.588 habitantes em 2004 (IBGE), com uma renda per capita de R$ 3.031,00, possui uma população típica, rica em folclore e produção artesanal. É uma cidade atraente, dinâmica e hospitaleira. A área total do município é de 221,049 km².
O CECAB desenvolve na cidade de Coronel Fabriciano, em parceria com escolas e instituições públicas ou diretamente articulado com a comunidade, ações e projetos pedagógico-culturais que envolvem capoeira, danças, brincadeiras do folclore popular, cultura afro-brasileirra, e outros. Dentre os projetos detacamos o Projeto Arte Sempre desenvolvido junto à secretaria Municipal de Educação.
Leia o texto completo de “Coronel Fabriciano”
Projeto Pedagógico desenvolvido pela rede pública municipal na cidade de Coronel Fabriciano, na administração do Prefeito Paulo Antunes 2001 - 2004 como macro estratégia da Secretaria Municipal de Educação.
A Lenço de Seda e a Sociedade Cultural Pasárgada, hoje CECAB participaram neste projeto com o subprojeto “Arte Sempre” que ofereceu diversas modalidades de danças e práticas afro brasileiras aos alunos de pré-escola e ensino fundamental, adolescentes e jovens além de projetos para portadores de necessidades especiais. Dança do Ventre – Dança de Salão – Ballet – Hip Hop – Capoeira Angola – Samba de Roda – Maculelê – Jazz, além de Xadrez foram práticas oferecidas como conteúdos curriculares.
Com acompanhamento cientifico da consultora, educadora e pesquisadora Elvira de Souza Lima,
as ações do “Projeto Arte Sempre” obedeceram estratégias de pesquisa em aprendizagem e de buscas de definição de uma pedagogia brasileira assentada em nossa identidade cultural.
Leia o texto completo de “Escola Sempre”
O Projeto Arte Sempre , implantado e implementado nas escolas Públicas Municipais, APAE e Creches do município de Coronel Fabriciano, a partir de 2001, no Ciclo de Formação Humana ofereceu aos educandos da rede várias modalidades de danças.
Entre elas Jazz, Balé Clássico, Dança de Salão, Dança de Rua, Dança do Ventre, Capoeira Angola, Samba de roda, Maculelê, Samba Reggae, além de xadrez, artesanato popular, e habilidades artísticas.
Com acompanhamento da pesquisadora e pedagoga Elvira de Souza Lima, coordenação da Sociedade Cultural Pasárgada, hoje CECAB e execução da Associação de Capoeira Lenço de Seda e da Cel Companhia de Danças o projeto se propôs a fundamentar os caminhos para uma pedagogia estruturada a partir dos símbolos arquétipos e manifestações de nossa cultura.
Leia o texto completo de “Arte Sempre”