Palavras-chave: Capacitação

Conteúdo relacionado a “Capacitação”

Foto - 1656

Encontro com consultora Elvira Souza Lima e Organização Cultural Pasargada.Na foto momento do lanche com os participantes da capacitação do projeto Arte Sempre
Leia o texto completo de “Foto - 1656”

Foto - 1586

Encontro interdisciplinar para capacitação de educadores de escolas estaduais da região do vale do aço, promovido pela Superintendencia Regional de Ensino da Cidade de Coronel Fabriciano.Na foto publico participante.
Leia o texto completo de “Foto - 1586”

Foto - 1587

Encontro interdisciplinar para capacitação de educadores de escolas estaduais da região do vale do aço, promovido pela Superintendencia Regional de Ensino da Cidade de Coronel Fabriciano.Na foto publico participante.
Leia o texto completo de “Foto - 1587”

Foto - 1568

Encontro interdisciplinar para capacitação de educadores de escolas estaduais da região do vale do aço, promovido pela Superintendencia Regional de Ensino da Cidade de Coronel Fabriciano.Na foto membros da Associação de Capoeira Lenço de Seda e a delegada de ensino Esmeria .
Leia o texto completo de “Foto - 1568”

Foto - 1569

Encontro interdisciplinar para capacitação de educadores de escolas estaduais da região do vale do aço, promovido pela Superintendencia Regional de Ensino da Cidade de Coronel Fabriciano.Na foto Mestre Reginaldo da Associação de Capoeira Lenço de Seda tocando berimbau.
Leia o texto completo de “Foto - 1569”

Foto - 1570

Encontro interdisciplinar para capacitação de educadores de escolas estaduais da região do vale do aço, promovido pela Superintendencia Regional de Ensino da Cidade de Coronel Fabriciano.Na foto apresentação de capoeira com a Associação de Capoeira Lenço de Seda.
Leia o texto completo de “Foto - 1570”

Vídeo - Oficina de Capoeira para professores de Cel. Fabriciano-MG


Work Shop de Treinamento de Professores da Rede Pública Municipal de Coronel Fabriciano no Projeto Arte Sempre. Curso de preparação de professores da rede municipal de Coronel Fabriciano realizado em 2003 nos salões do Colégio Angélica coordenado pela Sociedade Cultural Pasárgada
E abordando a utilização dos recursos da cultura e da arte em processos de aprendizagem. O curso introduziu o debate sobre as “janelas conceituais” para a observação de resultados pedagógicos a partir das praticas culturais, fornecendo aos educadores 35 diferentes conceitos para a observação do crescimento dos alunos do projeto Arte Sempre. O workshop propiciou também vivencias introdutórias às praticas desenvolvidas com os educandos entre os professores e educadores presentes.
Leia o texto completo de “Vídeo - Oficina de Capoeira para professores de Cel. Fabriciano-MG”

Timóteo

foto-245

Município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população prevista para 2008 é de 85.200 habitantes. Pertence a região metropolitana do Vale do Aço. É banhado pelo Rio Piracicaba e dentro de seu território está situada a Arcelor Mittal, siderúrgica especializada na produção de aços especiais, inoxidáveis. A cidade tem o maior IDH de todo leste de minas (0,836 elevado PNUD/2006). Timóteo é a primeira cidade em qualidade de vida do leste mineiro e a quinta do estado. Como destaque nos aspectos geográficos e ecológicos tem-se o Parque Florestal do Rio Doce e o Pico do Ana Moura. O CECAB Lenço de Seda que atua há 30 anos na região é referência em cultura em Timóteo.

Com suas ações culturais-político-pedagógicas o CECAB marcou e marca profundamente a vida da comunidade de Timóteo, constituindo espaços de criação coletiva, de expressão política, de exercício de cidadania, imprimindo a diferença na vida da cidade.

Leia o texto completo de “Timóteo”

Abordagem interdisciplinar

foto-691

As experiências do CECAB / Lenço de Seda, no decorrer de toda sua trajetória histórica, sempre articulou diversas expressões da cultura popular, inumeráveis campos de conhecimentos e diferentes sujeitos, em uma abordagem interdisciplinar, ou seja, experiências nas quais todos os campos, formas de expressão e sujeitos sociais se encontram e se articulam em intensos processos de criação coletiva.

Teatro, capoeira, dança, música, carnaval, encontros com educadores, cultura afro-brasileira, ecologia, ações políticas, crianças, adultos, jovens, todos juntos em um caldeirão fervente e pulsante em conexões em todas as direções.

Leia o texto completo de “Abordagem interdisciplinar”

Dissertações

O diálogo com o universo acadêmico sempre se fez presente nas experiências do CECAB. Vários são os trabalhos científicos produzidos acerca dessas experiências, em diferentes níveis: monografias, dissertações, tese. A dissertação “Capoeira: movimento e malicia em jogos de poder e resistência”, é um desses trabalhos.

Além disso, observamos no acervo do CECAB, artigos, livros, dissertações e outras obras que são importantes referências bibliográficas, fonte de estudos e pesquisas sobre a cultura popular e cultura afro-brasileira; disponíveis para educadores e agentes culturais.

Leia o texto completo de “Dissertações”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .