Participantes da caminhada ecológica ao pico do Ana Moura . Na foto preparação para Roda de Capoeira .
Leia o texto completo de “Foto - D-2”
Caminhada ecológica ao pico do Ana Moura . Na foto participante chegando ao topo do Pico.
Leia o texto completo de “Foto - D-3”
Na visão de Augusto Boal, as experiências de teatro popular têm como objetivo a libertação do espectador, sobre quem o teatro se habituou a impor visões acabadas do mundo. Nessa perspectiva teatro popular e a capoeira, na trajetória de Lenço de Seda-CECAB, sempre foram parceiros indissociáveis, pois, na visão do Mestre Reginaldo Véio, também a capoeira é um instrumento de construção da própria história, de libertação das visões dominantes de mundo. Assim, o grupo da Lenço de Seda em parceria como grupos de teatro da cidade de Timóteo fazem das praças e ruas da cidade, palcos de expressão da cultura popular. Através da capoeira, do teatro, da dança, da música, produzem experiências coletivas de dimensões ético-políticas, com alegria, irreverência e mobilização comunitária, nas quais todos podem participar.
O teatro sempre está presente nas atividades e eventos da Lenço de Seda, tais como as Festas da Criança, as Caminhadas Ecológicas, dentre outras, além disso, são realizadas, também, oficinas de teatro para educadores/as, estudantes de escolas da rede pública Timóteo.
Leia o texto completo de “Teatro Popular”
Em todas as experiências humanas, principalmente no campo da cultura e da educação, as brincadeiras, o lúdico, são pura arte. São as experiências que mobilizam as potencias de criação em dimensões de alegria.
A arte de brincar na trajetória da Lenço de seda-CECAB envolve a magia dos jogos e brincadeiras populares, a dimensão lúdica do teatro, da capoeira, entendendo que o jogar-brincar não exclui ou nega a realidade, mas reinventa-a em campos de alegria. Assim, jogar, brincar e aprender são indissociáveis e constituem juntos espaços para sonhar e fazer do sonho um texto possível, em expansão da alegria, que, segundo Alicia Fernandes, é critério de saúde na aprendizagem, é o que torna a criação possível, é o campo onde produzir sentido faz sentido.
Assim a arte de brincar e expandir a alegria está presente em todas as ações da Lenço de Seda-CECAB, como principal patrimônio e herança produzida coletivamente, envolvendo crianças, adolescentes, adultos, educadores, estudantes, moradores de rua, capoeiristas, artistas e tantos outros que queiram participar de momentos lúdicos, como a Festa da Criança, as Caminhadas Ecológicas, os projetos pedagógicos e culturais, as experiências de cultura afro-brasileira. No ano de 1991, a Festa da Criança Pasárgda teve como tema “A arte de Brincar”.
Leia o texto completo de “A arte de brincar”
Vista parcial do alto do pico do Ana Moura com uma rampa de asa delta
Leia o texto completo de “Foto - D-92”
Foto tirada do alto do Pico do Ana Moura no dia da Caminhada Ecológica. Visão panorâmica . Evento organizado pela Associação de Capoeira Lenço de Seda/CECAB.
Leia o texto completo de “Foto - D-7”
Visão panorâmica do Município de Timóteo. Foto tirada do Alto do Pico do Ana Moura no dia da Caminhada realizada pela Associação de Capoeira Lenço de Seda/CECAB
Leia o texto completo de “Foto - D-8”
Caminhada Ecológica ao Pico do Ana Moura promovida pela Associação de Capoeira Lenço de Seda/CECAB, Todos ao Pico. Verdejando ao Ana Moura. Na foto Mestre Reginaldo –Véio conduzindo uma roda de Capoeira Angola no cume do pico.
Leia o texto completo de “Foto - D-10”
Dança circular com os participantes da caminhada ecologica do pico Ana Moura
Leia o texto completo de “Foto - D-85”