Palavras-chave: Bumba meu Boi

Conteúdo relacionado a “Bumba meu Boi”

Vídeo - Desfile 7 Setembro de 2003


Participação dos alunos do Projeto Arte Sempre no desfile cívico de sete de setembro de 2004, apresentação das manifestações artísticas e folclóricas desenvolvidas no projeto:
Capoeira Angola, Ballet, Hip Hop, Maculele, Dança do Ventre, Dança de Salão, Samba Reggae, Bumba meu Boi, Dança Afro. Vilsualizados também Banda de Musica e movimento de 3ª Idade.
Leia o texto completo de “Vídeo - Desfile 7 Setembro de 2003”

Foto - D-60

foto-D-60

Forrafro realizado pela Associação de Capoeira Lenço de Seda . Na foto o Bumba meu Boi trazendo alegria para o público presente.
Leia o texto completo de “Foto - D-60”

Bumba meu Boi

foto-823

O Bumba Meu Boi é uma das mais ricas representações do folclore brasileiro. Essa manifestação popular surgiu através da união de elementos das culturas européia, africana e indígena, com maior ou menor influência de cada uma dessas culturas, nas variações regionais dessa experiência. Existem festas similares em Portugal (Boi de Canastra) e no Daomé (Burrinha).

Sempre presente em festas de manifestação folclórico cultural como forma de preservação da cultura, esse personagem recebe várias denominações conforme a localidade onde é apresentado. No Piauí no Maranhão e em Minas Gerais, chama-se Bumba-meu-boi; na Amazônia, Boi-bumbá; em Santa Catarina, Boi-de-mamão; no Recife, Boi-calemba; no Estado do Rio de Janeiro, Folguedo-do-boi.

O enredo da dança do boi é o seguinte: uma mulher chamada Mãe Catirina, que está grávida, sente vontade de comer língua de boi. O marido, Pai Francisco, resolve atender ao desejo da mulher e mata o primeiro boi que encontra. Logo depois, o dono do boi, que era o patrão de Pai Francisco, aparece e fica muito zangado ao ver o animal morto. Para consertar a situação, surge um curandeiro, que consegue ressuscitar o boi. Nesse momento, todos se alegram e começam a brincar.

Os participantes do bumba-meu-boi dançam e tocam instrumentos enquanto as pessoas que assistem se divertem quando o boi ameaça correr atrás de alguém. O boi do espetáculo é feito de papelão, papel marchê ou madeira e recoberto com uma saia colorida, bordada com adereços vários. Dentro da carcaça, alguém faz os movimentos do boi, vestido com um figurino apropriado para o boiadeiro.

O Bumba meu Boi é um personagem histórico sempre presente em eventos do CECAB, tais como: Festa da Criança Pasárgada, Oficinas de Férias, Projetos da Cultura Afro-brasileira, Projetos Pedagógicos, apresentação em escolas da região e eventos afins.

Leia o texto completo de “Bumba meu Boi”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .