Palavras-chave: Brincadeiras

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Foto - 213

Festa da criança na cidade de Timóteo, promovida pela Sociedade Cultural Pasargada no ano de 1983. Na foto crianças se divertem na sede da Associação na brincadeira de perna de pau
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Pipa

Chamada de pipa, papagaio, cafifa, arraia, pandorga, pepeta, quadrado,curica ,cangula, lebreque, tokô e outros. Inventada pelos chineses utilizada por militares, como sinalizadora de tropas inimigas mais tarde passa a fazer parte das brincadeiras lúdicas das crianças chinesas confeccionadas com tecido de seda e varetas de bambu.

Chegou ao Brasil por meio dos colonizadores portugueses e chegou a ser usada no Quilombo dos Palmares como sinalizadora de perigos.

A Pipa pode ser um grande referencial para as práticas pedagógicas, pois são infinitas possibilidades no processo de construção do conhecimento, de significados de formação e de desenvolvimento de cidadania como:

* Preservação de uma prática cultural

* Conhecimentos de Física

* Conhecimentos matemáticos

* Exercício do movimento

* Atenção

* Concentração

* Imaginação

* Memória

* Tomada de decisão

* Percepção visual

* Responsabilidade

* Segurança

* Artes

* Literatura

Um objeto de prazer na infância pode ser um suporte articulado às áreas de conhecimento, com uma abordagem mutildisciplinar de ensino, com a perspectiva do desenvolvimento humano.

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Cantigas de Roda

Cantigas de roda é uma prática cultural que promove o exercício da vivência coletiva, exercita a memória, a oralidade, os significados dos ritmos, a entonação e vários aspectos da língua, além de envolver processos de organização de pensamentos e conhecimentos. Nas brincadeiras de roda e cantiga as possibilidades de formação são inúmeras: seqüência, lateralidade, atenção, agilidade, movimento, noção do próprio corpo, percepção do outro. Essa brincadeira é um grande instrumento para o desenvolvimento físico-motor e psico-pedagógico na infância.

A brincadeira um elemento de cultura a ser preservado .

Corre cutia

De noite e de dia

Debaixo da ponte

No meio dia

Tem um cachorrinho

Chamado Totó

Ele pula

Ele dança

De uma perna só

(Totoró totó,tororó totó)

Um, dois,três,acabou a sua vez)

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Pau-de-sebo

A sobrevivência da espécie humana não é só biológica é também cultural através das práticas culturais, que essa apropriação se torna possível.

O Pau de Sebo é uma das brincadeiras mais comuns das Festas Juninas e Festa Criança Pasárgada. Prêmios são colocados na ponta de um mastro untado com sebo. Ganha quem conseguir escalar o mastro, que tem no mínimo 5 metros de altura, e pegar a prenda.

O pau- de- sebo é muito disputado por crianças e jovens e essa brincadeira promove a participação de um público, que desempenha um papel de torcida e incentivo aos que arriscam a subida.

Esse objeto de brinquedo envolve tomada de decisão, equilíbrio, resistência, persistência, disputa e a vontade de vencer. Além de uma prática cultural capaz de contribuir na formação do ser como ser de cultura é também um instrumento pedagógico possível para conhecimento formal na aquisição de conceitos da matemática e da física.

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