Palavras-chave: Brincadeiras do Folclore Popular

Conteúdo relacionado a “Brincadeiras do Folclore Popular”

A arte de brincar

Em todas as experiências humanas, principalmente no campo da cultura e da educação, as brincadeiras, o lúdico, são pura arte. São as experiências que mobilizam as potencias de criação em dimensões de alegria.

A arte de brincar na trajetória da Lenço de seda-CECAB envolve a magia dos jogos e brincadeiras populares, a dimensão lúdica do teatro, da capoeira, entendendo que o jogar-brincar não exclui ou nega a realidade, mas reinventa-a em campos de alegria. Assim, jogar, brincar e aprender são indissociáveis e constituem juntos espaços para sonhar e fazer do sonho um texto possível, em expansão da alegria, que, segundo Alicia Fernandes, é critério de saúde na aprendizagem, é o que torna a criação possível, é o campo onde produzir sentido faz sentido.

Assim a arte de brincar e expandir a alegria está presente em todas as ações da Lenço de Seda-CECAB, como principal patrimônio e herança produzida coletivamente, envolvendo crianças, adolescentes, adultos, educadores, estudantes, moradores de rua, capoeiristas, artistas e tantos outros que queiram participar de momentos lúdicos, como a Festa da Criança, as Caminhadas Ecológicas, os projetos pedagógicos e culturais, as experiências de cultura afro-brasileira. No ano de 1991, a Festa da Criança Pasárgda teve como tema “A arte de Brincar”.

Leia o texto completo de “A arte de brincar”

Estatuto da Criança e do Adolescente

Ir para: navegação, pesquisa

O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - é um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro, instituído pela Lei 8.069 de 13 de julho de 1990, que tem o objetivo de proteger a integridade da criança e do adolescente. O ECA explicita os princípios da proteção integral e da prioridade absoluta, que elevou a criança e o adolescente a preocupação central da sociedade e orienta a criação de políticas públicas em todas as esferas de governo.

Na trajetória do CECAB as ações de atenção, proteção e respeito às crianças e aos adolescentes sempre foram o foco central, mesmo antes da existência do ECA, a criança já era protagonista em ações de criatividade, liberdade e alegria, seja em Atividades Culturais, Esportivas, Pedagógicas ou nas festas e eventos culturais tais como o Carnaval da Lenço de Seda e a Festa da Criança Pasárgada. O ECA foi tema central de debate e reflexão com os educadores da Cidade de Timóteo, no bojo da festa da criança no seminário “Timóteo pensa e festeja a criança”.

Leia o texto completo de “Estatuto da Criança e do Adolescente”

Abordagem interdisciplinar

As experiências do CECAB / Lenço de Seda, no decorrer de toda sua trajetória histórica, sempre articulou diversas expressões da cultura popular, inumeráveis campos de conhecimentos e diferentes sujeitos, em uma abordagem interdisciplinar, ou seja, experiências nas quais todos os campos, formas de expressão e sujeitos sociais se encontram e se articulam em intensos processos de criação coletiva.

Teatro, capoeira, dança, música, carnaval, encontros com educadores, cultura afro-brasileira, ecologia, ações políticas, crianças, adultos, jovens, todos juntos em um caldeirão fervente e pulsante em conexões em todas as direções.

Leia o texto completo de “Abordagem interdisciplinar”

Coronel Fabriciano

Coronel Fabriciano é um município brasileiro da Zona Metalúrgica, Mesoregião do Vale do Aço, no Estado de Minas Gerais e fica a 198 km de Belo Horizonte. Com aproximadamente 102.588 habitantes em 2004 (IBGE), com uma renda per capita de R$ 3.031,00, possui uma população típica, rica em folclore e produção artesanal. É uma cidade atraente, dinâmica e hospitaleira. A área total do município é de 221,049 km².

O CECAB desenvolve na cidade de Coronel Fabriciano, em parceria com escolas e instituições públicas ou diretamente articulado com a comunidade, ações e projetos pedagógico-culturais que envolvem capoeira, danças, brincadeiras do folclore popular, cultura afro-brasileirra, e outros. Dentre os projetos detacamos o Projeto Arte Sempre desenvolvido junto à secretaria Municipal de Educação.

Leia o texto completo de “Coronel Fabriciano”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .