Palavras-chave: Brincadeira

Conteúdo relacionado a “Brincadeira”

Foto - 83

Festa da criança promovida pela Associação Cultural Pasárgada. Na foto brincadeira de roda e palhaço, nas mediações do mercado municipal em frente a sede no centro Acesita – Timóteo.
Leia o texto completo de “Foto - 83”

Foto - 224

Festa da criança na cidade de Timóteo promovida peã Sociedade Cultural Pasargada na área ao lado da sede.Na foto brincadeira no pau de sebo com participantes da festa
Leia o texto completo de “Foto - 224”

Foto - 106

Festa realizada na cidade de timóteo na praça primeiro de maio onde hoje e o ginásio coberto. Na foto podemos ver crianças no jogo cavalo de pau
Leia o texto completo de “Foto - 106”

Foto - 222

Festa da criança na cidade de Timóteo promovida pela Sociedade Cultural Pasargada na rua em frente a sede.Na foto brincadeira corrida de perna de pau com participantes da festa atravessando o viaduto
Leia o texto completo de “Foto - 222”

Peteca

A Peteca de origem brasileira proveniente de tribos tupis era confeccionada com palha de milho ou folhas de bananeira e pena de aves.

Um jogo competitivo, em uma área retangular com uma rede ao meio os jogadores ficam atrás da linha de fundo. Dali arremessam a peteca para o campo adversário.

O Objetivo é fazer a peteca tocar o chão do campo do adversário ou força-lo a responder arremessando a peteca para fora dos limites da quadra.

O jogo de peteca, uma brincadeira sempre praticada nos eventos da Pasárgada-CECAB, promove a integração das pessoas, cria competições saudáveis, é um exercício prazeroso e resgata uma prática cultural do folclore brasileiro.

Leia o texto completo de “Peteca”

Cabra Cega

Essa brincadeira veio da Europa trazida pelos colonizadores portugueses. Até hoje é muito comum entre as crianças brasileiras, como forma de preservação da cultura e do folclore.

Como brincar: JOGADORES: 3 ou mais crianças.

LOCAL: ao ar livre.

INSTRUÇÕES: Sortear uma das crianças para ser a cabra-cega. As demais crianças devem formar um círculo com as mãos dadas. A criança que será  a cabra-cega deve ficar dentro do círculo com os olhos vendados. O jogo começa com todas as crianças perguntando à cabra-cega. Cabra-cega de onde vieste?   Do moinho de vento. Que trouxeste?    Fubá e melaço. Dá-nos um pouquinho?    Não. Então afasta-te. Nesse momento todos devem soltar as mãos e espalhar-se fugindo da Cabra-Cega. Devem desafiar a Cabra-Cega sem tocá-la.

A Cabra-Cega ouvindo os desafios deve tentar tocar um dos participantes. Quando conseguir, aquele que foi tocado se tornará a Cabra-Cega e começa tudo de novo. Essa brincadeira sempre foi muito concorrida na Festa da Criança/Pasárgada/CECAB.

Leia o texto completo de “Cabra Cega”

As Pastorinhas

Festa folclórica de origem portuguesa que comemora o nascimento de Jesus. Nessa festa as pastorinhas usam chapéus de palha, blusas brancas, saias xadrez, arcos e cestinhas de flores; dançam uma coreografia específica para a apresentação diante do presépio. A dança não se restringe a lugares fechados , as Pastorinhas desfilam pelas ruas da cidade, cantam marchas em louvor ao Menino Jesus envolvendo a população na brincadeira. Essa manifestação popular ainda sobrevive em alguns municípios do Brasil.

Leia o texto completo de “As Pastorinhas”

Chicotinho Queimado

Brincadeira popular muito utilizada nos eventos do CECAB, com o propósito de mobilização do coletivo, integração, interação e vivência da cultura afro-brasileira.

Normalmente é desenvolvida ao ar livre. Uma criança esconde o chicotinho (um pauzinho,um brinquedo ou outro objeto) e diz em tom alto: Chicotinho Queimado. Todas as outras crianças envolvidas saem à procura do objeto escondido. Se uma criança estiver distante, a que escondeu o chicotinho dirá que ela está fria, se estiver mais perto, dirá que está quente. Dirá também que está esquentando ou esfriando conforme as crianças se distanciam ou se aproximam do chicotinho queimado.”Estar pelando “ é estar muito perto do chicotinho. A criança que achar o chicotinho queimado sairá correndo batendo com ele nas demais. E será ela a escondê-lo da próxima vez.

Leia o texto completo de “Chicotinho Queimado”

Corrida de Saco

A Corrida de Saco foi sempre muito comum na Festa da Criança Pasárgada/CECAB. A corrida de saco é uma brincadeira de movimento,agilidade, força no impulso e competitiva.

Define-se um local de chegada. Distribui-se sacos de estopa ou similar para cada participante. Coloca-se as pernas dentro do saco seguro pelas mãos na altura da cintura.

Dado o sinal, saem pulando com os dois pés juntos. Vence quem chegar primeiro no local definido.

Leia o texto completo de “Corrida de Saco”

Corrida do Ovo na Colher

Uma brincadeira típica da cultura brasileira e muito comum nas Festas Juninas, Festa da Criança Pasárgada/CECAB, Oficinas de Férias.

Consiste em uma corrida delimitada por um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve segurar com uma das mãos ou com a boca. uma colher com um ovo cozido dentro; vence quem chegar primeiro ao ponto final. Brincadeira muito conhecida no interior é sempre um ponto alto nas festas do CECAB.

Leia o texto completo de “Corrida do Ovo na Colher”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .