Intervenção cientifica que reúne duas ou mais disciplinas interagindo nas formas de compreensão e atuação diante de um objeto de estudo ou de uma realidade. A Lenço de Seda CECAB implementou projetos pedagógicos interdisciplinares, desenvolveu outros em parcerias com escolas, realizou seminários, assessorias e se orienta historicamente por uma visão pluridisciplinar.
Em 1997 foi contemplada com o prêmio Nansen Araújo conferido pela Federação das Industrias do Estado de MG, no programa de parcerias Empresa-Escola, pela parceria com a Escola Estadual Capitão Egidio Lima em Timóteo pela implantação de projetos interdisciplinaraes.
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Membro Fundador da sociedade Cultural Pasárgada/Associação de Capoeira Lenço
de Seda/CECAB.
Sempre esteve empenhado na difusão da cultura e da cultura afro-brasileira no município de Timóteo. Foi pioneiro no Projeto de Capoeira Escola sendo a sua primeira experiência, como professor de Capoeira na Escola Estadual “Capitão Egídio Lima”, 1984 quando criou a Academia de Capoeira Malta que viria mais tarde a incorporar o nome da associação Lenço de Seda. Durante 30 anos sempre esteve à frente e continua atuando nos projetos e eventos culturais realizados pela Associação de Capoeira Lenço de Seda/CECAB se fazendo reconhecer na Capoeira principalmente.
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O Bambolê foi sempre um objeto de brincadeiras entre as crianças, desde o antigo Egito. Foi trazido para América na década de 50. Brincar com bambolê é uma prática cultural. No ato de brincar, em um exercício de prazer, várias apreensões são adquiridas, tais como: percepção de espaço, movimento de rotação, equilíbrio, uma forma de expressão por meio do corpo.
O Bambolê, por proporcionar maior flexibilização dos quadris, tem sido um instrumento muito utilizado pelas atrizes, sambistas, quando no preparo, para o desfile de carnaval, também em atividades corporais dos atuantes em movimentos de terceira idade.
No Brasil, o Bambolê é um brinquedo usado principalmente entre as meninas em suas brincadeiras o que proporciona grande destreza nos movimentos de cintura e quadril e consequentemente torna-as mais hábeis para os movimentos de atividades que envolvam a expressão corporal. Essa habilidade sempre se manifesta nas Festas da Criança/Pasárgada/CECAB, onde era muito comum a presença do bambolês nas brincadeiras infantis e oficinas.
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Tradição da Associação Cultural Pasárgada/CECAB, em todos os eventos s infantis organiza-se uma comissão de brindes para sensibilizar o comércio local e pessoas individualmente como forma de envolvimento da comunidade.
São distribuídos durante os eventos como forma de envolvimento,incentivo a participação, premiação, promoção de integração de crianças jovens e adultos. Estão presentes em eventos como: Festa da Criança Pasárgada, Caminhada Ecológica,Festa Junina, Oficinas de Férias e outros.
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Hoje Tem Hoje Tem, Os palhaços são personagens que trazem alegria e contagiam com suas peraltices a criançada os jovens e adultos. Nos grandes momentos de preparação e realização da Festa Criança Pasárgada os palhaços visitam as escolas, vão para as ruas, participam dos mutirões, e no dia da festa são agentes culturais que ajudam no desenvolvimento das dinâmicas na organização das brincadeiras.
Nas festas populares do CECAB são organizadas troupe de palhaços com crianças e menores de rua propiciando excelente experiência de inclusão social.
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A Peteca de origem brasileira proveniente de tribos tupis era confeccionada com palha de milho ou folhas de bananeira e pena de aves.
Um jogo competitivo, em uma área retangular com uma rede ao meio os jogadores ficam atrás da linha de fundo. Dali arremessam a peteca para o campo adversário.
O Objetivo é fazer a peteca tocar o chão do campo do adversário ou força-lo a responder arremessando a peteca para fora dos limites da quadra.
O jogo de peteca, uma brincadeira sempre praticada nos eventos da Pasárgada-CECAB, promove a integração das pessoas, cria competições saudáveis, é um exercício prazeroso e resgata uma prática cultural do folclore brasileiro.
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Objeto em forma de pequeno bastão, geralmente com uma das extremidades arredondadas, utilizado para percutir diversos instrumentos musicais. Pode ser feita de diferentes materiais como madeiras, plásticos e /ou fibras.
A baqueta é um complemento para alguns instrumentos de percussão que são muito comuns em grupos que se dedicam a arte afro-brasileira, inclusive nos grupos de capoeira e samba-reggae do CECAB/Lenço de Seda.
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A Dança do Ventre foi criada sob a influência de várias culturas. Sua origem é controversa porém alguns historiadores afirmam ser uma dança grega e acreditam fazer parte de rituais religiosos. Outros consideram ser originária do Egito. No Brasil chegou através da Mestra Shahrazad e Mestra Samira Samia.
Como atividade corporal é benéfica para desenvolvimento da expressão corporal. A Dança do Ventre compõe uma das ações da Sociedade Cultural Pasárgada/CECAB em Projetos Pedagógicos a exemplo do Projeto Arte Sempre, Cursos de Formação e Workshops.
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É um brinquedo universal da Grécia e de Roma consta de duas hastes de madeira, cada uma com um pedaço de tábua como se fosse um degrau. Com os pés apoiados nos degraus das hastes e as mãos segurando a parte superior da perna-de-pau, equilibradas, as crianças andam.
Foi utilizada no passado em rituais africanos e entre os índios brasileiros compunha os quatro jogos de brinquedos existentes na tribo Kamairurás e hoje ainda é utilizada nas brincadeiras infantis, na arte circense e por grupos de teatros principalmente de rua.
A perna-de-pau como pipa, peteca, bola de queimada e outros objetos de brinquedo podem ser construídos pelo próprio brincante, numa perspectiva de que a construção do conhecimento também perpassa pelo resgate de brinquedos acessíveis como garantia da manutenção e valorização de tradições, que fazem parte da cultura brasileira.
A criança se percebe sujeito da sua história, quando exercita o fazer o que promove o despertar da memória e a organização dos procedimentos. Ela cria, vê o resultado, avalia o que faz e sente-se potente ao concretizar seu propósito, o que eleva sua auto-estima.
A perna-de-pau utilizada no processo de formação da criança seja físico ou cognitivo é um elemento que contribui para o desenvolvimento motor e psico-social do brincante e ainda promove o equilíbrio exigindo movimentos de deslocamento do corpo no espaço, demandando segurança, destreza, e domínio de conceitos matemáticos e físicos .
Brincar é uma necessidade e um direito da infância. Através das brincadeiras a criança exercita a sua imaginação e memória, organiza comportamentos, estabelece regras de convivência e socializa aprendizados de sua cultura.
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Palhaços são personagens queridos em nossa infância. Portadores de alegria sua participação na historia da humanidade transcende todas as culturas. Para as crianças o palhaço é símbolo de irreverência, de peraltice, alegria e… Palhaçadas.
O palhaço é personagem vivo da Festa da Criança Pasárgada/CECAB. Uma equipe de vários agentes culturais cuida da maquiagem das crianças muitas delas optando por grandes filas para uma vez pintados se integrarem às dinâmicas e brincadeiras.
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