Palavras-chave: Atividades pedagógicas

Conteúdo relacionado a “Atividades pedagógicas”

Vídeo - Oficina de Capoeira para professores de Cel. Fabriciano-MG


Work Shop de Treinamento de Professores da Rede Pública Municipal de Coronel Fabriciano no Projeto Arte Sempre. Curso de preparação de professores da rede municipal de Coronel Fabriciano realizado em 2003 nos salões do Colégio Angélica coordenado pela Sociedade Cultural Pasárgada
E abordando a utilização dos recursos da cultura e da arte em processos de aprendizagem. O curso introduziu o debate sobre as “janelas conceituais” para a observação de resultados pedagógicos a partir das praticas culturais, fornecendo aos educadores 35 diferentes conceitos para a observação do crescimento dos alunos do projeto Arte Sempre. O workshop propiciou também vivencias introdutórias às praticas desenvolvidas com os educandos entre os professores e educadores presentes.
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Estatuto da Criança e do Adolescente

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O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - é um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro, instituído pela Lei 8.069 de 13 de julho de 1990, que tem o objetivo de proteger a integridade da criança e do adolescente. O ECA explicita os princípios da proteção integral e da prioridade absoluta, que elevou a criança e o adolescente a preocupação central da sociedade e orienta a criação de políticas públicas em todas as esferas de governo.

Na trajetória do CECAB as ações de atenção, proteção e respeito às crianças e aos adolescentes sempre foram o foco central, mesmo antes da existência do ECA, a criança já era protagonista em ações de criatividade, liberdade e alegria, seja em Atividades Culturais, Esportivas, Pedagógicas ou nas festas e eventos culturais tais como o Carnaval da Lenço de Seda e a Festa da Criança Pasárgada. O ECA foi tema central de debate e reflexão com os educadores da Cidade de Timóteo, no bojo da festa da criança no seminário “Timóteo pensa e festeja a criança”.

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Abordagem interdisciplinar

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As experiências do CECAB / Lenço de Seda, no decorrer de toda sua trajetória histórica, sempre articulou diversas expressões da cultura popular, inumeráveis campos de conhecimentos e diferentes sujeitos, em uma abordagem interdisciplinar, ou seja, experiências nas quais todos os campos, formas de expressão e sujeitos sociais se encontram e se articulam em intensos processos de criação coletiva.

Teatro, capoeira, dança, música, carnaval, encontros com educadores, cultura afro-brasileira, ecologia, ações políticas, crianças, adultos, jovens, todos juntos em um caldeirão fervente e pulsante em conexões em todas as direções.

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