Palavras-chave: Arte Sempre

Conteúdo relacionado a “Arte Sempre”

Foto - 309

Projeto Municipal “Arte sempre” da secretaria municipal de educação da cidade de Coronel Fabriciano, 3 encontro “Arte Sempre” no campo do Social em Fabriciano. Na foto momento de capoeira com alunos do projeto .
Leia o texto completo de “Foto - 309”

Foto - 310

Projeto Municipal “Arte sempre” da secretaria municipal de educação da cidade de Coronel Fabriciano, no dia 7 de setembro aconteceu desfile do projeto na Av Magalhães Pinto – Cel Fabriciano.Na foto alunos se preparam para o desfile.
Leia o texto completo de “Foto - 310”

Foto - 381

Mostra das diversas modalidades do projeto Arte Sempre no campo social em Coronel Fabriciano, na foto apresentação da Bateria de Capoeira, por participantes do Projeto.
Leia o texto completo de “Foto - 381”

Foto - 55

Projeto Arte Sempre da Secretaria Municipal de Coronel Fabriciano nas escolas Públicas Municipais. Na foto 3º evento Arte Sempre – campo social, aluno do projeto pintado de palhaço
Leia o texto completo de “Foto - 55”

Foto - 5

Projeto Arte Sempre município de Cel Fabriciano desenvolvido nas escolas públicas Municipais. Na foto alunos do Projeto no encerramento realizado pela Associação de Capoeira Lenço de Seda na quadra do Bairro Floresta – Coronel Fabriciano.
Leia o texto completo de “Foto - 5”

Foto - 6

Projeto Arte Sempre município de Cel Fabriciano desenvolvido nas escolas públicas Municipais. Na foto alunos do Projeto no encerramento realizado pela Associação de Capoeira Lenço de Seda na quadra do Bairro Floresta – Coronel Fabriciano.
Leia o texto completo de “Foto - 6”

Foto - 356

Projeto Municipal “Arte sempre” da secretaria municipal de educação da cidade de Coronel Fabriciano. Na foto aula de capoeira com os alunos da Escola Municipal Said Albeny com monitor Samuel (Momo) filiado a Associação de Capoeira Lenço de Seda .
Leia o texto completo de “Foto - 356”

Foto - 260

Participação dos alunos e alunas na caminhada cívica 7 de setembro promovida pela prefeitura municipal de Coronel Fabriciano na av.Magalhães Pinto. Na foto alunos das escolas públicas municipais participantes do projeto Arte Sempre
Leia o texto completo de “Foto - 260”

Capoeira e Educação

Em uma primeira aproximação, a conexão capoeira-educação parece um tanto inusitada, pois, a capoeiragem possui uma forma de organização muito diferente da lógica escolar: enquanto na sala de aula os espaços são lineares, com lugares demarcados, na capoeira há circularidade, flexibilidade temporal e espacial. Se na sala de aula a ordem é o silêncio, a capoeira implica em som, ritmo, movimento. Enquanto a organização escolar pressupõe processos individuais, em que cada um é responsabilizado por seu sucesso ou fracasso, a capoeira se efetiva de forma eminentemente coletiva, articulando universos da dança, música, ancestralidade, espiritualidade, corporalidade e síntese.

Enfim, no encontro entre educação e capoeira, é fundamental considerar que a capoeiragem introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade. Nas palavras de mestre Reginaldo, a capoeira é uma escola, que contém inumeráveis elementos potencializadores do desenvolvimento e da evolução daqueles que a pratica. No encontro com a educação essa potencia se amplia.

Leia o texto completo de “Capoeira e Educação”

Capoeira Pedagógica

Na experiência da Lenço de Seda, a conexão com a escola efetiva-se desde 1984. A articulação entre capoeira e educação oferece ganhos inestimáveis para o desenvolvimento evolutivo de quem a pratica. Porém, é importante por parte dos educadores, cuidado e atenção. Mestre Reginaldo aponta o perigo de uma “pedagogização” da capoeira. Dito de outro modo, uma prática que enquadre a capoeiragem conforme o tempo e a dinâmica escolar, com objetivo de utilizá-la somente “como instrumento de socialização, como instrumento de lazer, como mecanismo para queimar a energia dos meninos mais agressivos” (Mestre Reginaldo Véio).

Destacamos que a capoeira, especialmente a Angola, introduz no espaço escolar diferenças metodológicas nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, em uma prática eminentemente corporal e coletiva. ( Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência.)

Leia o texto completo de “Capoeira Pedagógica”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .