O Bloco Caricato Dexeu Falá sai às ruas no carnaval da cidade de Timóteo desde 1982. É um bloco sem compromisso com as regras burocráticas que envolvem todas as escolas, um bloco que vai sair com quantos elementos tiver, com a bateria que tiver; aberto para o povão se infiltrar durante toda a sua passagem. (…), aberto aos oprimidos e classes que têm a liberdade como meta. (DEXEU FALÁ, 1982, p.3). Os enredos apresentados pelo bloco são criados coletivamente, em reuniões abertas à população da cidade de Timóteo e circunvizinhas. Inicialmente, os enredos apresentavam protestos e contestações, posteriormente, passaram a girar em torno de temas diversos, como ecologia, solidariedade, bem comum, valorização da paz.
Leia o texto completo de “Dexeu Falá”
No Carnaval de 2008, o CECAB saiu às ruas de Timóteo- MG com o Bloco Caricato Dexeu Falá. Com o enredo “De Estórias e Histórias, uma Salada de Cultura”, ao som de samba reggae, maculelê, capoeira e afoxé o bloco fez homenagem à cultura Afro- Brasileira e resgatou a memória de seus desfiles carnavalescos de Timóteo, homenageando as Escolas de Samba, os personagens que marcaram o carnaval da cidade e os próprios Blocos Caricatos, que sempre contribuíram com irreverência e criatividade com os belos carnavais que o município já sediou.
Leia o texto completo de “De Estórias e Histórias, uma Salada de Cultura - Enredo”
O carnaval brasileiro é uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo que, no Brasil, foi combinado com as festas carnavalescas européias, onde as pessoas usavam máscaras e fantasias, em desfiles urbanos. Hoje o carnaval brasileiro tem várias formas de expressão como os desfiles de bonecões no nordeste, os blocos e as expressões afro-brasileiras na Bahia, as escolas de samba, do Rio de Janeiro e São Paulo.
A primeira escola de samba brasileira surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. A História do Carnaval no CECAB - Lenço de Seda, se articula á história do Carnaval brasileiro, pois o Bloco Caricato “Dexeu Falá” tem esse nome em homenagem à primeira escola de samba do Brasil. As manifestações carnavalescas do CECAB envolvem processos de criação coletiva e articulam expressões multifacetadas: samba enredo e alegorias - tal como as escolas de samba; máscaras e bonecões - similares aos presentes no nordeste; samba reggae e coreografias de danças afro-brasileiras.
Leia o texto completo de “Carnaval”