Palavras-chave: Agenda Cultural Anual

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Teatro Popular

Na visão de Augusto Boal, as experiências de teatro popular têm como objetivo a libertação do espectador, sobre quem o teatro se habituou a impor visões acabadas do mundo. Nessa perspectiva teatro popular e a capoeira, na trajetória de Lenço de Seda-CECAB, sempre foram parceiros indissociáveis, pois, na visão do Mestre Reginaldo Véio, também a capoeira é um instrumento de construção da própria história, de libertação das visões dominantes de mundo. Assim, o grupo da Lenço de Seda em parceria como grupos de teatro da cidade de Timóteo fazem das praças e ruas da cidade, palcos de expressão da cultura popular. Através da capoeira, do teatro, da dança, da música, produzem experiências coletivas de dimensões ético-políticas, com alegria, irreverência e mobilização comunitária, nas quais todos podem participar.

O teatro sempre está presente nas atividades e eventos da Lenço de Seda, tais como as Festas da Criança, as Caminhadas Ecológicas, dentre outras, além disso, são realizadas, também, oficinas de teatro para educadores/as, estudantes de escolas da rede pública Timóteo.

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A arte de brincar

Em todas as experiências humanas, principalmente no campo da cultura e da educação, as brincadeiras, o lúdico, são pura arte. São as experiências que mobilizam as potencias de criação em dimensões de alegria.

A arte de brincar na trajetória da Lenço de seda-CECAB envolve a magia dos jogos e brincadeiras populares, a dimensão lúdica do teatro, da capoeira, entendendo que o jogar-brincar não exclui ou nega a realidade, mas reinventa-a em campos de alegria. Assim, jogar, brincar e aprender são indissociáveis e constituem juntos espaços para sonhar e fazer do sonho um texto possível, em expansão da alegria, que, segundo Alicia Fernandes, é critério de saúde na aprendizagem, é o que torna a criação possível, é o campo onde produzir sentido faz sentido.

Assim a arte de brincar e expandir a alegria está presente em todas as ações da Lenço de Seda-CECAB, como principal patrimônio e herança produzida coletivamente, envolvendo crianças, adolescentes, adultos, educadores, estudantes, moradores de rua, capoeiristas, artistas e tantos outros que queiram participar de momentos lúdicos, como a Festa da Criança, as Caminhadas Ecológicas, os projetos pedagógicos e culturais, as experiências de cultura afro-brasileira. No ano de 1991, a Festa da Criança Pasárgda teve como tema “A arte de Brincar”.

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Teatro de Arena

Um teatro de arena é um espaço de apresentações teatrais e artísticas, em que o palco se posiciona no centro de uma circunferência, na qual está a platéia. Pode ser tanto um espaço com arquitetura delineada para esse fim, com arquibancadas circulares e palco central, como os espaços que se abrem nas praças e ruas quando inicia-se uma apresentação cultural e o público se posiciona em volta, na roda. Tanto com arquitetura delineada, quanto com a emergência nas praças e ruas, nesse ambiente o público tem maior intimidade com os atores e a história vivida por eles.

Na cidade de Timóteo, há dois teatros de arena, um deles em espaço público do Bairro Timirim e outro na Escola Imett de Timóteo, ambos projetados pelo arquiteto Eolo Maia. Neles a Lenço de Seda-CECAB realizou e realiza intervenções culturais, principalmente batizados e rodas de capoeira, encontros de capoeiristas, apresentações de danças, de Samba Reggae e de teatro.

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Estatuto da Criança e do Adolescente

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O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - é um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro, instituído pela Lei 8.069 de 13 de julho de 1990, que tem o objetivo de proteger a integridade da criança e do adolescente. O ECA explicita os princípios da proteção integral e da prioridade absoluta, que elevou a criança e o adolescente a preocupação central da sociedade e orienta a criação de políticas públicas em todas as esferas de governo.

Na trajetória do CECAB as ações de atenção, proteção e respeito às crianças e aos adolescentes sempre foram o foco central, mesmo antes da existência do ECA, a criança já era protagonista em ações de criatividade, liberdade e alegria, seja em Atividades Culturais, Esportivas, Pedagógicas ou nas festas e eventos culturais tais como o Carnaval da Lenço de Seda e a Festa da Criança Pasárgada. O ECA foi tema central de debate e reflexão com os educadores da Cidade de Timóteo, no bojo da festa da criança no seminário “Timóteo pensa e festeja a criança”.

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Teatro

O teatro deve ser entendido como a arte de expressar os inumeráveis afetos da alma. A gênese dessa arte encontra-se nas sociedades primitivas que por meio das danças imitativas acreditavam conectar os poderes sobrenaturais. Na Grécia Antiga, o teatro acontecia em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria. Em grego, teatro significa “lugar aonde se vai para ver”. Portanto teatro é tanto o espaço onde vamos para ver quanto aquilo que é visto.

Na experiência do CECAB, o teatro é vivenciado como expressão de sensibilização estética, alegria e criação coletiva, com dimensão ético-política. Tendo as ruas da cidade como palco, a performance teatral, articulada à dança, à capoeira, e a outras manifestações artísticas, se conecta à vida e expande sua potencia de liberdade e de intervenção comunitária.

Vários grupos teatrais estiveram presentes na trajetória do CECAB, dentre eles Grupo de Teatro Somunois, o Grupo Raízes, Teatro Leme, Teatro da Zaíra.

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Fantoche

Fantoche é um boneco animado por uma pessoa. Possui face com grande expressividade, os braços e mãos movimentados pelos dedos do animador. Difere da marionete pela forma de manipulação — o fantoche é manipulado internamente, a marionete é, quase sempre, suspensa por fios invisíveis. O Boneco pode ser feito de sucatas, papier-machet, tecido, espuma, e outros materiais.

Na trajetória do CECAB o fantoche está presente tanto por meio de apresentações de teatro, como através de criações coletivas e de oficinas para crianças, jovens, adultos e educadores, constituindo uma dimensão lúdica em momentos de criação coletiva, descontração e alegria.

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Artesanato

O Artesanato é o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Com a mecanização da indústria o artesão passou a ser identificado como aquele que produz objetos próprios e comuns à cultura popular.

No CECAB a experiêncvia com artesanato constitui-se como momento lúdico e interdisciplinar envolvendo diferentes membros da comunidade, diferentes formas de expressão, em processos de criação, produção e troca de saberes. Papel artesanal, papel machê, confecção de mandalas, origame, modelagem em argila, são algumas das oficina desenvolvidas junto a educadores, crianças, jovens e adultos; realizadas em eventos culturais tais como as Festas das Crianças, Oficinas de arte nas Férias, Ações ecológicas.

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Oficina de Argila

A arte de dar forma à argila é uma experiência lúdica riquíssima. A argila por ser maleável e fluída, permite à criança liberar seus movimentos, desenvolver a percepção, a psicomotricidade, maior contato com os sentidos e diferentes sensações. As peças produzidas durante as oficinas expressam sentimentos emoções e diferentes formas de percepção do mundo, do outro e de si mesmo.

No CECAB as Oficinas de Arte nas Férias e as Festas da Criança são exemplos de experiências nas quais a modelagem em argila se faz presente. De forma lúdica, diferentes pessoas da comunidade se encontram, em um exercício de criatividade.

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Oficina de dobradura

A dobradura é uma técnica que, a partir da manipulação em dobras de papéis sem o uso de cortes, podem ser criadas inumeráveis peças: flores, animais, casas, vasos, personagens do folclore, e tantos outros. Essa prática propicia o desenvolvimento da paciência, concentração e destreza manual, além da satisfação pessoal de criar formas apenas com um pedaço de papel.

No CECAB as Oficinas de Arte nas Férias e as Festas da Criança são exemplos de experiências nas quais a dobradura se faz presente. De forma lúdica, diferentes pessoas da comunidade se encontram, em um exercício de criatividade.

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