Palavras-chave: Abordagem Holstica

Conteúdo relacionado a “Abordagem Holstica”

Vídeo - Palestra de Pierre Weil Festa da Criança - 1992


Semana da criança, realização de debates no Cine Marabá em Timóteo com participação de Pierre Weil pela Universidade Holística Internacional de Brasília, Unipaz, palestra, realização de vivências, participação do Coral da Acesita, voltada para professores educadores e agentes culturais.
Leia o texto completo de “Vídeo - Palestra de Pierre Weil Festa da Criança - 1992”

Vídeo - Palestra Qualidade Total e 5s – 1994


Palestra de qualidade total numa visão holística realizada no auditório da escola estadual Alberto Geovannini, a convite da Superintendência de Ensino de coronel Fabriciano, realizada por Reginaldo Consolatrix com a presença da representante da política de recursos humanos da empresa Cenibra Sra. Raquel falando sobre Cinco Ss, com apresentação de Capoeira Angola.
Leia o texto completo de “Vídeo - Palestra Qualidade Total e 5s – 1994”

A arte de brincar

Em todas as experiências humanas, principalmente no campo da cultura e da educação, as brincadeiras, o lúdico, são pura arte. São as experiências que mobilizam as potencias de criação em dimensões de alegria.

A arte de brincar na trajetória da Lenço de seda-CECAB envolve a magia dos jogos e brincadeiras populares, a dimensão lúdica do teatro, da capoeira, entendendo que o jogar-brincar não exclui ou nega a realidade, mas reinventa-a em campos de alegria. Assim, jogar, brincar e aprender são indissociáveis e constituem juntos espaços para sonhar e fazer do sonho um texto possível, em expansão da alegria, que, segundo Alicia Fernandes, é critério de saúde na aprendizagem, é o que torna a criação possível, é o campo onde produzir sentido faz sentido.

Assim a arte de brincar e expandir a alegria está presente em todas as ações da Lenço de Seda-CECAB, como principal patrimônio e herança produzida coletivamente, envolvendo crianças, adolescentes, adultos, educadores, estudantes, moradores de rua, capoeiristas, artistas e tantos outros que queiram participar de momentos lúdicos, como a Festa da Criança, as Caminhadas Ecológicas, os projetos pedagógicos e culturais, as experiências de cultura afro-brasileira. No ano de 1991, a Festa da Criança Pasárgda teve como tema “A arte de Brincar”.

Leia o texto completo de “A arte de brincar”

Abordagem interdisciplinar

foto-691

As experiências do CECAB / Lenço de Seda, no decorrer de toda sua trajetória histórica, sempre articulou diversas expressões da cultura popular, inumeráveis campos de conhecimentos e diferentes sujeitos, em uma abordagem interdisciplinar, ou seja, experiências nas quais todos os campos, formas de expressão e sujeitos sociais se encontram e se articulam em intensos processos de criação coletiva.

Teatro, capoeira, dança, música, carnaval, encontros com educadores, cultura afro-brasileira, ecologia, ações políticas, crianças, adultos, jovens, todos juntos em um caldeirão fervente e pulsante em conexões em todas as direções.

Leia o texto completo de “Abordagem interdisciplinar”

Mesa Redonda

foto-345

A mesa Redonda constitui um espaço de exposição e questionamento de opiniões, no qual participantes e expositores criam um diálogo em torno de um tema. Essa técnica está presente na trajetória do CECAB como um instrumento que favorece a troca de experiência, a discussão e a reflexão, em encontros de educadores, sobre aspectos importantes da educação e da articulação entre educação e cultura. Temas como Cultura Afro-brasileira, Capoeira e Educação, Aplicação da lei 10.639 e outros são frequentemente trazidos para os debates com autoridades, mestres, educadores e agentes culturais.

Leia o texto completo de “Mesa Redonda”

Abordagem Holística

foto-767

Escola de conhecimento que propõe uma visão de mundo totalizante e unicista em um universo interarticulado por macro e micro sistemas holograficamente estruturados à exemplo das teorias de Gaia orientais.

A Lenço de Seda - CECAB desenvolveu Workshops de centramento holístico, seminários de qualidade total em abordagem holística para superintendências de ensino além de subsidiar a monografia Abordagem Holística na Educação – Face UFMG – de Ana Maria Maia e de apresentar suas experiências no Seminário Mineiro da Universidade Holística Internacional de Brasília, UNIPAZ em 1993.

Desenvolveu também metodologia de centramento holístico a partir de práticas e vivências corporais como biodança, capoeira angola, bioenergética, respirações e outras.

Leia o texto completo de “Abordagem Holística”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .