Tradição da Associação Cultural Pasárgada/CECAB, em todos os eventos s infantis organiza-se uma comissão de brindes para sensibilizar o comércio local e pessoas individualmente como forma de envolvimento da comunidade.
São distribuídos durante os eventos como forma de envolvimento,incentivo a participação, premiação, promoção de integração de crianças jovens e adultos. Estão presentes em eventos como: Festa da Criança Pasárgada, Caminhada Ecológica,Festa Junina, Oficinas de Férias e outros.
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Hoje Tem Hoje Tem, Os palhaços são personagens que trazem alegria e contagiam com suas peraltices a criançada os jovens e adultos. Nos grandes momentos de preparação e realização da Festa Criança Pasárgada os palhaços visitam as escolas, vão para as ruas, participam dos mutirões, e no dia da festa são agentes culturais que ajudam no desenvolvimento das dinâmicas na organização das brincadeiras.
Nas festas populares do CECAB são organizadas troupe de palhaços com crianças e menores de rua propiciando excelente experiência de inclusão social.
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A Peteca de origem brasileira proveniente de tribos tupis era confeccionada com palha de milho ou folhas de bananeira e pena de aves.
Um jogo competitivo, em uma área retangular com uma rede ao meio os jogadores ficam atrás da linha de fundo. Dali arremessam a peteca para o campo adversário.
O Objetivo é fazer a peteca tocar o chão do campo do adversário ou força-lo a responder arremessando a peteca para fora dos limites da quadra.
O jogo de peteca, uma brincadeira sempre praticada nos eventos da Pasárgada-CECAB, promove a integração das pessoas, cria competições saudáveis, é um exercício prazeroso e resgata uma prática cultural do folclore brasileiro.
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É um brinquedo universal da Grécia e de Roma consta de duas hastes de madeira, cada uma com um pedaço de tábua como se fosse um degrau. Com os pés apoiados nos degraus das hastes e as mãos segurando a parte superior da perna-de-pau, equilibradas, as crianças andam.
Foi utilizada no passado em rituais africanos e entre os índios brasileiros compunha os quatro jogos de brinquedos existentes na tribo Kamairurás e hoje ainda é utilizada nas brincadeiras infantis, na arte circense e por grupos de teatros principalmente de rua.
A perna-de-pau como pipa, peteca, bola de queimada e outros objetos de brinquedo podem ser construídos pelo próprio brincante, numa perspectiva de que a construção do conhecimento também perpassa pelo resgate de brinquedos acessíveis como garantia da manutenção e valorização de tradições, que fazem parte da cultura brasileira.
A criança se percebe sujeito da sua história, quando exercita o fazer o que promove o despertar da memória e a organização dos procedimentos. Ela cria, vê o resultado, avalia o que faz e sente-se potente ao concretizar seu propósito, o que eleva sua auto-estima.
A perna-de-pau utilizada no processo de formação da criança seja físico ou cognitivo é um elemento que contribui para o desenvolvimento motor e psico-social do brincante e ainda promove o equilíbrio exigindo movimentos de deslocamento do corpo no espaço, demandando segurança, destreza, e domínio de conceitos matemáticos e físicos .
Brincar é uma necessidade e um direito da infância. Através das brincadeiras a criança exercita a sua imaginação e memória, organiza comportamentos, estabelece regras de convivência e socializa aprendizados de sua cultura.
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Palhaços são personagens queridos em nossa infância. Portadores de alegria sua participação na historia da humanidade transcende todas as culturas. Para as crianças o palhaço é símbolo de irreverência, de peraltice, alegria e… Palhaçadas.
O palhaço é personagem vivo da Festa da Criança Pasárgada/CECAB. Uma equipe de vários agentes culturais cuida da maquiagem das crianças muitas delas optando por grandes filas para uma vez pintados se integrarem às dinâmicas e brincadeiras.
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Chamada de pipa, papagaio, cafifa, arraia, pandorga, pepeta, quadrado,curica ,cangula, lebreque, tokô e outros. Inventada pelos chineses utilizada por militares, como sinalizadora de tropas inimigas mais tarde passa a fazer parte das brincadeiras lúdicas das crianças chinesas confeccionadas com tecido de seda e varetas de bambu.
Chegou ao Brasil por meio dos colonizadores portugueses e chegou a ser usada no Quilombo dos Palmares como sinalizadora de perigos.
A Pipa pode ser um grande referencial para as práticas pedagógicas, pois são infinitas possibilidades no processo de construção do conhecimento, de significados de formação e de desenvolvimento de cidadania como:
* Preservação de uma prática cultural
* Conhecimentos de Física
* Conhecimentos matemáticos
* Exercício do movimento
* Atenção
* Concentração
* Imaginação
* Memória
* Tomada de decisão
* Percepção visual
* Responsabilidade
* Segurança
* Artes
* Literatura
Um objeto de prazer na infância pode ser um suporte articulado às áreas de conhecimento, com uma abordagem mutildisciplinar de ensino, com a perspectiva do desenvolvimento humano.
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O Saci, ou Saci-pererê, é um personagem bastante conhecido da mitologia brasileira, que teve sua origem presumida entre os indígenas da região de Missões, no Sul do país. A mitologia africana o transformou em um negrinho que perdeu uma perna lutando capoeira, imagem que prevalece nos dias de hoje. Herdou também a cultura africana do pito, uma espécie de cachimbo e da mitologia européia, herdou o pileo, um gorrinho vermelho.
Considerado uma figura brincalhona, que diverte-se com os animais e pessoas, criando dificuldades domésticas, ou assustando viajantes noturnos com seus assobios, o mito existe pelo menos desde o fim do século XVIII. O saci não tem amigos, vivendo solitário nas matas.
Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos.
Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a mitologia, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformarão em mais uma vítima de suas travessuras.
Através da preservação da cultura oral esse mito vai se perpetuando e é um personagem muito lembrado na literatura, na televisão e nas histórias em quadrinhos.
Com a transposição dos textos de Lobato para a Televisão, o Saci deixou o imaginário para ser personificado numa figura de carne e osso no Sítio do Pica Pau Amarelo e também nos eventos culturais realizado pela Associação de Capoeira Lenço de Seda/CECAB.
No dia 31 de outubro comemora-se o Dia do Saci.
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As promoções do CECAB Lenço de Seda sempre se pautaram por critérios democráticos, criando espaços para a participação coletiva e envolvimento das crianças e jovens do município.
No palco da Festa da Criança ou de outros eventos, escolas, grupos de danças, academias, bandas, cantores e grupos folclóricos ocupam o cenário com suas criações e conquistas.
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Essa brincadeira veio da Europa trazida pelos colonizadores portugueses. Até hoje é muito comum entre as crianças brasileiras, como forma de preservação da cultura e do folclore.
Como brincar: JOGADORES: 3 ou mais crianças.
LOCAL: ao ar livre.
INSTRUÇÕES: Sortear uma das crianças para ser a cabra-cega. As demais crianças devem formar um círculo com as mãos dadas. A criança que será a cabra-cega deve ficar dentro do círculo com os olhos vendados. O jogo começa com todas as crianças perguntando à cabra-cega. Cabra-cega de onde vieste? Do moinho de vento. Que trouxeste? Fubá e melaço. Dá-nos um pouquinho? Não. Então afasta-te. Nesse momento todos devem soltar as mãos e espalhar-se fugindo da Cabra-Cega. Devem desafiar a Cabra-Cega sem tocá-la.
A Cabra-Cega ouvindo os desafios deve tentar tocar um dos participantes. Quando conseguir, aquele que foi tocado se tornará a Cabra-Cega e começa tudo de novo. Essa brincadeira sempre foi muito concorrida na Festa da Criança/Pasárgada/CECAB.
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As Danças Folclóricas são as expressões populares desenvolvidas em conjunto ou individualmente, em rodas, às vezes em fileiras e são preservadas pela repetição. Vão sofrendo alterações com o tempo, mas os passos básicos e a música assemelham – se ao estilo original. As Danças Folclóricas desenvolveram como parte dos costumes e tradições de um povo e são transmitidas de geração em geração. No Brasil são várias como: frevo, catira, maculelê, reisado brasileiro, samba, maracatu, quadrilha,congado, festa do rosário,dança da fita e entre outras.
A Associação Cultural Pasárgada / Centro de Estudos da Cultura Afro-Brasileira em seus projetos pedagógicos de parceria escola, eventos,oficinas,assessorias e cursos de formação garante a preservação das manifestações folclóricas e vivências das manifestações, proporcionando a interação, o conhecimento, novos saberes, a socialização e ainda a preservação e continuidade de um acervo cultural.
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