Encontro de Pesquisadores

As experiências desenvolvidas em Timóteo e na Região pela Associação de Capoeira Lenço de Seda – CECAB, a partir de 1978 estiveram sempre articuladas e em interação com universos sócio-políticos do seu entorno e em parcerias pontuais com o universo acadêmico. Principalmente a partir de 2004, fomos procurados por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, para o desenvolvimento de diversos trabalhos acadêmicos de graduação, pós-graduação e mestrado de diferentes universidades, configurando um momento privilegiado pela convergência de vários enfoques, de várias contribuições e óticas científicas sobre este mesmo objeto.

Essa singular e prazerosa coincidência nos levou a propor encontros periódicos entre os vários pesquisadores, os agentes culturais e outros atores da comunidade, o que propiciou um rico e interessante fórum, com objetivo de conhecer todos os projetos de pesquisas e rememorar a história da Associação como suas implicações sócio-políticas, no município de Timóteo.

No três primeiros encontros, realizados em 2005, foram apresentados os projetos e seus respectivos objetos de estudo, os pontos de conexão das pesquisas com a história da Lenço de Seda e, principalmente, os relatos, a discussão e a análise de fatos e acontecimentos que os membros da Associação consideram importantes. Simultaneamente, foram colocados à disposição dos pesquisadores os arquivos documentais da Associação.

Em agosto de 2006 aconteceu o evento “Nas Voltas que o Mundo Dá”, no qual os diversos pesquisadores apresentaram seus trabalhos, no estágio em que já se encontravam, seguidos de debates questionamentos e intervenções da banca de professores universitários convidados, além de comentários e contribuições de educadores, estudantes e membros da comunidade.

Acervo relacionado a “Encontro de Pesquisadores”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .