Ritual iniciático dentro da capoeira que consiste em um encontro de aprendizes com mestres e contramestres. O aprendiz deve mostrar as habilidades adquiridas resistindo à superioridade do desafiante porém mantendo o respeito hierárquico. Simbolicamente protegidos por um padrinho de sexo oposto, convidado pelo batizando, o ritual termina com o domínio explicito do mestre sobre o iniciando com uma rasteira ou movimento de predominância ou em uma mera troca de gentilezas e cavalheirismos.
Este ritual é mais comum nas praticas de Capoeira Regional, na Capoeira Angola a graduação é definida pela observação singular do discípulo pelo mestre.
Na Lenço de Seda CECAB, especialmente nos núcleos afiliados no exterior a tradição do batizado é mantida como forma de mobilização, festejo e congraçamento.
Atualizado em: 29/05/2008 - 19:46:32.
Arquivo de: Atividades , Atividades ONG , Atuação Regional , Atuação no Exterior , Capoeira Angola , Danças e Manifestações Folclóricas , Imagens , Interatividades , Teatro e Espetáculos , Textos ONG , Tradições , Visita dos grandes mestres .
Palavras-chave: Aprendiz , Atividades , Atividades ONG , Batizado , Batizado de Capoeira , Capoeira Angola , Danças e Manifestações Folclóricas , Festejo , Galeria de Grandes Mestres da Capoeira , Graduação , Imagens , Iniciação , Padrinho , Ritual , Teatro e Espetáculos , Textos ONG .