Arquivos: Imagens

Imagem(ns) do acervo

Foto - 213

Festa da criança na cidade de Timóteo, promovida pela Sociedade Cultural Pasargada no ano de 1983. Na foto crianças se divertem na sede da Associação na brincadeira de perna de pau
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Foto - 215

Festa da Criança na cidade de Timóteo promovida pela Sociedade Cultural Pasargada no ano de 1987. Na foto o Presidente da Associação apresenta a festa ao publico presente.
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Foto - 219

Festa da Criança promovida pela Sociedade Cultural Pasargada na cidade de Acesita Timóteo. Na foto participante subindo no pau de sebo na praça primeiro de maio ao lado do ginásio
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Foto - 222

Festa da criança na cidade de Timóteo promovida pela Sociedade Cultural Pasargada na rua em frente a sede.Na foto brincadeira corrida de perna de pau com participantes da festa atravessando o viaduto
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Academia de Capoeira Quilombo

Primeira Academia de Capoeira do Vale do Aço, Conduzida por Mestre Reginaldo Véio a partir de 1977 que iniciou suas atividades nas dependências da Escola Lúcia Casassanta em Timóteo e que deu origem à Associação de Capoeira Lenço de Seda com suas afiliadas.

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Batizado de Capoeira

Ritual iniciático dentro da capoeira que consiste em um encontro de aprendizes com mestres e contramestres. O aprendiz deve mostrar as habilidades adquiridas resistindo à superioridade do desafiante porém mantendo o respeito hierárquico. Simbolicamente protegidos por um padrinho de sexo oposto, convidado pelo batizando, o ritual termina com o domínio explicito do mestre sobre o iniciando com uma rasteira ou movimento de predominância ou em uma mera troca de gentilezas e cavalheirismos.

Este ritual é mais comum nas praticas de Capoeira Regional, na Capoeira Angola a graduação é definida pela observação singular do discípulo pelo mestre.

Na Lenço de Seda CECAB, especialmente nos núcleos afiliados no exterior a tradição do batizado é mantida como forma de mobilização, festejo e congraçamento.

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Lei 10639

Sancionada em 9 de janeiro de 2003, a Lei nº 10.639 estabelece a obrigatoriedade da inclusão das temáticas ‘História da África e Cultura Afro-Brasileira’ no currículo oficial da rede de ensino. A partir dessa lei, tornou-se obrigatório no currículo da educação básica o “estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil” (art. 26-A, § 1º).

O que muda com a lei? O educador deve reconhecer que a base do ensino necessita também estar voltada para a origem e para a cultura do seu povo, principalmente sendo o Brasil um país tão miscigenado e essencialmente negro. A Lei 10639 remete a uma conscientização das várias possibilidades do patrimônio cultural afro-brasileiro, com toda sua riqueza histórica, religiosa, artística e muito mais.

Na trajetória histórica do CECAB, o estudo e a experiência da cultura afro-brasileira é uma constante, tanto com atividades culturais na comunidade como em ações e projetos relacionados a escolas. Entendemos que essa vivência contribui efetivamente para o rompimento de preconceitos e estereótipos, além de potencializar o resgate da auto-estima de inumeráveis crianças e jovens que se vêem marginalizados por uma escola que nega a pluralidade étnico-cultural de nossa gente.

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