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Galeria dos grandes mestres

A tradição é um dos fundamentos básicos da capoeiragem. Grandes mestres compõem o Conselho Superior de Mestres da Associação Brasileira de Capoeira Angola. Lá estão os herdeiros e guardiões das maiores linhagens da capoeiragem ancestral.

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Curitiba Paraná Lenço de Seda CECAB

Afiliada da cidade de Curitiba, coordenada pelo contra mestre Jean Taruira há 14 anos desenvolve trabalhos de formação em Capoeira Angola, parcerias pedagógicas no projeto “Gingando na Pré Escola” com cerca de 1200 alunos de creches e pré-escolas. Tem desdobramentos em outras cidades do Paraná e no exterior. Com um importante trabalho com Maculelê e Percussão o núcleo de Curitiba realiza shows e eventos e desenvolve trabalhos de teatro popular e criação coletiva.

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Campus Chillan Universidad de Concepcion - Chile

Local de realização de parceria com a Universidad de Concepcion, onde a Lenço de Seda CECAB

Através do Programa de Ramas, cursos de extensão universitária, coordena as atividades para a cultura Afro Brasileira.

Representada pelo Professor Franjinha, aluno do Contra Mestre Jean Taruira, de Curitiba PR a Lenço de Seda em parceria com aquela universidade realizou o Encontro Internacional de Capoeira em 2004 quando foi homenageada pelos diretores.

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Mestre Reginaldo Véio

Mestre de Capoeira da Associação de Capoeira Lenço de Seda e presidente do Centro de Estudos da Cultura Afro-brasileira. Compõe o quadro de mestres da ABCA.

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Pepinha

Membro Fundador da sociedade Cultural Pasárgada/Associação de Capoeira Lenço

de Seda/CECAB.

Sempre esteve empenhado na difusão da cultura e da cultura afro-brasileira no município de Timóteo. Foi pioneiro no Projeto de Capoeira Escola sendo a sua primeira experiência, como professor de Capoeira na Escola Estadual “Capitão Egídio Lima”, 1984 quando criou a Academia de Capoeira Malta que viria mais tarde a incorporar o nome da associação Lenço de Seda. Durante 30 anos sempre esteve à frente e continua atuando nos projetos e eventos culturais realizados pela Associação de Capoeira Lenço de Seda/CECAB se fazendo reconhecer na Capoeira principalmente.

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Brindes

Tradição da Associação Cultural Pasárgada/CECAB, em todos os eventos s infantis organiza-se uma comissão de brindes para sensibilizar o comércio local e pessoas individualmente como forma de envolvimento da comunidade.

São distribuídos durante os eventos como forma de envolvimento,incentivo a participação, premiação, promoção de integração de crianças jovens e adultos. Estão presentes em eventos como: Festa da Criança Pasárgada, Caminhada Ecológica,Festa Junina, Oficinas de Férias e outros.

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Palhaços

Hoje Tem Hoje Tem, Os palhaços são personagens que trazem alegria e contagiam com suas peraltices a criançada os jovens e adultos. Nos grandes momentos de preparação e realização da Festa Criança Pasárgada os palhaços visitam as escolas, vão para as ruas, participam dos mutirões, e no dia da festa são agentes culturais que ajudam no desenvolvimento das dinâmicas na organização das brincadeiras.

Nas festas populares do CECAB são organizadas troupe de palhaços com crianças e menores de rua propiciando excelente experiência de inclusão social.

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Baqueta

Objeto em forma de pequeno bastão, geralmente com uma das extremidades arredondadas, utilizado para percutir diversos instrumentos musicais. Pode ser feita de diferentes materiais como madeiras, plásticos e /ou fibras.

A baqueta é um complemento para alguns instrumentos de percussão que são muito comuns em grupos que se dedicam a arte afro-brasileira, inclusive nos grupos de capoeira e samba-reggae do CECAB/Lenço de Seda.

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Perna-de-Pau

É um brinquedo universal da Grécia e de Roma consta de duas hastes de madeira, cada uma com um pedaço de tábua como se fosse um degrau. Com os pés apoiados nos degraus das hastes e as mãos segurando a parte superior da perna-de-pau, equilibradas, as crianças andam.

Foi utilizada no passado em rituais africanos e entre os índios brasileiros compunha os quatro jogos de brinquedos existentes na tribo Kamairurás e hoje ainda é utilizada nas brincadeiras infantis, na arte circense e por grupos de teatros principalmente de rua.

A perna-de-pau como pipa, peteca, bola de queimada e outros objetos de brinquedo podem ser construídos pelo próprio brincante, numa perspectiva de que a construção do conhecimento também perpassa pelo resgate de brinquedos acessíveis como garantia da manutenção e valorização de tradições, que fazem parte da cultura brasileira.

A criança se percebe sujeito da sua história, quando exercita o fazer o que promove o despertar da memória e a organização dos procedimentos. Ela cria, vê o resultado, avalia o que faz e sente-se potente ao concretizar seu propósito, o que eleva sua auto-estima.

A perna-de-pau utilizada no processo de formação da criança seja físico ou cognitivo é um elemento que contribui para o desenvolvimento motor e psico-social do brincante e ainda promove o equilíbrio exigindo movimentos de deslocamento do corpo no espaço, demandando segurança, destreza, e domínio de conceitos matemáticos e físicos .

Brincar é uma necessidade e um direito da infância. Através das brincadeiras a criança exercita a sua imaginação e memória, organiza comportamentos, estabelece regras de convivência e socializa aprendizados de sua cultura.

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Pintura de Palhaço

Palhaços são personagens queridos em nossa infância. Portadores de alegria sua participação na historia da humanidade transcende todas as culturas. Para as crianças o palhaço é símbolo de irreverência, de peraltice, alegria e… Palhaçadas.

O palhaço é personagem vivo da Festa da Criança Pasárgada/CECAB. Uma equipe de vários agentes culturais cuida da maquiagem das crianças muitas delas optando por grandes filas para uma vez pintados se integrarem às dinâmicas e brincadeiras.

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