Arquivos: Workshop

Conteúdo relacionado a “Workshop”

Papel Artesanal

Rasga, pica, bate, tritura, mergulha, escorre, seca e produz do velho papel novo e artesanal.

No dia 26 de julho/2007, durante o “Fazendo Arte nas Férias”, foi realizada a Oficina de Papel artesanal, ministrada por Luiza Flor, a madrinha Flor da Associação de Capoeira Lenço de Seda. Essa atividade que foi disponibilizada gratuitamente à comunidade, constituiu um momento de aprendizagem e desenvolvimento de consciência ecológica, com ludicidade e descontração.

Leia o texto completo de “Papel Artesanal”

Oficina de Jogos e Brincadeiras

Encontro de gerações, encontro de alegria das memórias da infância com a infância presente, em um resgate lúdico de brincadeiras populares. Crianças e adultos correm, saltam, pulam, rodam e se enroscam em brincadeiras e jogos lúdicos. Isto tudo aconteceu dia 26 de julho/2007, com a Oficina de Jogos e Brincadeiras, desenvolvida pela professora Márcia Maria. Essa atividade que foi disponibilizada gratuitamente à comunidade, pelo CECAB, no projeto “Fazendo Arte nas Férias”.

Leia o texto completo de “Oficina de Jogos e Brincadeiras”

Oficina de Dança Contemporânea

No período de 14 a 29 de julho/2007, durante o “Fazendo Arte nas Férias”, foi realizada a Oficina de Dança Contemporânea para Crianças, ministrada por Maria Cleones, membro da Hibridus Cia de Dança. A oficina foi um momento de irreverência e intensa alegria, com diferentes exercícios de exploração corporal e experimentação de movimentos e relações.

Essa atividade foi disponibilizada gratuitamente à comunidade e realizada em parceira com a Hibridus Cia de Dança.

Leia o texto completo de “Oficina de Dança Contemporânea”

Oficina de Mandalas

Dobre com cuidado papel fino e colorido, faça recorte inusitado, suave e devagar… abra com delicadeza e a magia acontecerá: nasce uma linda madala, diferente e surpreendente.

Foram de contínua surpresa, beleza e criação as oficinas de mandalas realizadas no “Fazendo Arte nas Férias”, nos dias 16 e 25 de julho/2007. Seja com papéis coloridos e tesoura ou cipós e linhas, as mandalas produzidas eram surpreendentemente belas e mágicas. A oficina foi desenvolvida por Arthur e contou com a participação de crianças e adultos, em um exercício de criatividade e sensibilidade.

Leia o texto completo de “Oficina de Mandalas”

Oficina de Teatro para Educadores/as

No dia 26 de julho/2007, durante o “Fazendo Arte nas Férias”, foi realizada a Oficina deTeatro para Educadores/as, ministrada por Gilson Magno e Sonaly Torres, professores do Centro Universitário do Leste de Minas Gerias. Com jogos de expressão corporal, entrosamento grupal, criação coletiva e improvisação os/as participantes se soltaram na criação de movimentos, sons, personagens, cenas, com descontração e alegria, elementos tão essenciais na arte de educar.

A Oficina Teatro para Educadores/as foi disponibilizada gratuitamente à comunidade pelo CECAB, durante o “Fazendo Arte nas Férias”. Constituiu um momento de aprendizagem, descontração, encontros, criação, irreverência e alegria.

Leia o texto completo de “Oficina de Teatro para Educadores/as”

Papel Machê

Em francês papier mâché. Significa papel picado, amassado e esmagado, embebido na água, coado e depois misturado com cola e/ou gesso, constituindo uma é uma massa modelável com a qual arte se faz: objetos em diferentes formatos, utilitários ou decorativos.

No dia 26 de julho/2007, durante o “Fazendo Arte nas Férias”, foi realizada a Oficina de Papel Machê. Essa atividade que foi disponibilizada gratuitamente à comunidade, constituiu um momento de criação e ludicidade.

Leia o texto completo de “Papel Machê”

Fazendo arte nas férias

Para a Lenço de Seda-CECAB férias é tempo de brincar e fazer arte. Assim, no período de 14 a 29 de julho/2007 foram realizadas diferentes oficinas de arte, jogos e brincadeiras tais como: Dobradura, Teatro, Mandala, Reciclagem de Papel, Papel Machê, Jogos e Brincadeiras populares, Dança Contemporânea, Cinema no Muro, Capoeira Angola, Fabrico de Berimbau, Samba de Roda, Afoxé, Dança Afro, Artesanato, Maculelê.

Essas atividades foram disponibilizadas gratuitamente à comunidade e realizadas em parceira com diferentes grupos e agentes culturais dentre os quais a Companhia de Dança Hibridus; o Grupo de Teatro Tralha; além de educadores e dos capoeiristas membros da Lenço de Seda-CECAB.

Esse evento compõe as atividades de comemoração dos 30 anos da Lenço de Seda-CECAB.

Leia o texto completo de “Fazendo arte nas férias”

Treinamentos

Recurso de formação praticado pela CECAB para trabalhos com grupos, lideranças, agentes culturais, professores e gestores. São habitualmente mesclados de praticas e vivências corporais que visam capacitar o individuo para o exercício de seu potencial de sujeito consciente de sua história e de seus propósitos sociais. Nos projetos de parceria com escolas contribui para a formação do professor na compreensão da essência e das singularidades próprias de nossa cultura e pressupostos de nossa felicidade através de vivências e experienciações de práticas culturais.

Leia o texto completo de “Treinamentos”

União do Vegetal

Entidade Fundada por Mestre Gabriel, seringueiro que resgatou o uso da Oasca ou Ayuaska, bebida indígena elaborada a partir do cipó Mariri e das folhas da Chacrona que potencializa funções da consciência permitindo experiências para além das barreiras de espaço e tempo cotidianas. A União do Vegetal possui templos em várias cidades do país e no exterior e congrega pessoas que buscam o aprimoramento evolutivo a partir dos conhecimentos herdados de tribos da Amazônia no preparo do chá e nos rituais de ordenamento energético de seu uso.

A Lenço de Seda CECAB realizou roda de capoeira em evento no templo Luz Divina, da União do Vegetal em Governador Valadares e a Síntese, seu braço naturalista, realizou em parceria Workshop de massagem oriental.

Leia o texto completo de “União do Vegetal”

Assessoria a Sindicatos

No inicio dos anos 80 quando da retomada da história pela sociedade civil, depois de anos de ditadura, com as lideranças perseguidas e a juventude acuada, surgem os movimentos populares e com eles uma reorientação do perfil das novas lideranças de sindicatos e ongs. A Sociedade Cultural Pásárgada, hoje CECAB, realizou treinamentos e Workshops vários com ongs, entidades de classe diversas e sindicatos da região do Vale do Aço para capacitação, formação de lideranças ou análise institucional. Dentre eles o Sindicato dos Bancários, APVA, Sind Ute e associações de moradores.

Leia o texto completo de “Assessoria a Sindicatos”

Patrocínio:
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Voltar para o inicio da página
Rua Seis de Janeiro, 127, 2o Andar , Timóteo , Vale do Aço, Minas Gerais , Brasil . CEP: 35180-030 . Telefone/Fax: 31 3849 1039 .