O teatro deve ser entendido como a arte de expressar os inumeráveis afetos da alma. A gênese dessa arte encontra-se nas sociedades primitivas que por meio das danças imitativas acreditavam conectar os poderes sobrenaturais. Na Grécia Antiga, o teatro acontecia em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria. Em grego, teatro significa “lugar aonde se vai para ver”. Portanto teatro é tanto o espaço onde vamos para ver quanto aquilo que é visto.
Na experiência do CECAB, o teatro é vivenciado como expressão de sensibilização estética, alegria e criação coletiva, com dimensão ético-política. Tendo as ruas da cidade como palco, a performance teatral, articulada à dança, à capoeira, e a outras manifestações artísticas, se conecta à vida e expande sua potencia de liberdade e de intervenção comunitária.
Vários grupos teatrais estiveram presentes na trajetória do CECAB, dentre eles Grupo de Teatro Somunois, o Grupo Raízes, Teatro Leme, Teatro da Zaíra.
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Vários são os trabalhos científicos produzidos acerca das experiências do CECAB / Lenço de Seda, em diferentes níveis: monografias, dissertações, tese. A tese: “Axé Capoeira” Identitá e cultura in uma comunitá brasiliana, defendida em universidade italiana, que deu origem ao livro: Giocando Capoeira, L`eredita Della Schiavitu in Brasile, editado em 2002, é um exemplo dessas produções.
Além desses trabalhos observamos que o acervo do CECAB também possui monografias, dissertações e outras obras que são importantes referências bibliográficas, fonte de estudos e pesquisas sobre a cultura popular e a cultura afro-brasileira; disponíveis para educadores e agentes culturais.
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Erineu Andrade de Oliveira, o Jerê, capoeirista e ator do município de Timóteo-MG, foi um fez parte do grupo que criou a Sociedade Cultural Pasárgada. Atuou em diferentes eventos culturais do CECAB, com o Grupo de Teatro Somunois, dirigiu trabalhos com artesanato, atuou como repórter e como multiplicador de capoeira.
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Fantoche é um boneco animado por uma pessoa. Possui face com grande expressividade, os braços e mãos movimentados pelos dedos do animador. Difere da marionete pela forma de manipulação — o fantoche é manipulado internamente, a marionete é, quase sempre, suspensa por fios invisíveis. O Boneco pode ser feito de sucatas, papier-machet, tecido, espuma, e outros materiais.
Na trajetória do CECAB o fantoche está presente tanto por meio de apresentações de teatro, como através de criações coletivas e de oficinas para crianças, jovens, adultos e educadores, constituindo uma dimensão lúdica em momentos de criação coletiva, descontração e alegria.
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A Acesita, hoje Arcelor Mittal Timóteo ou Arcelor Mittal inox Brasil é uma siderúrgica, a única produtora integrada de aços planos inoxidáveis e siliciosos da América Latina, com desempenho que a destaca entre os grandes produtores mundiais do setor.
Localizada no município de Timóteo, Vale do Aço, Minas Gerais, a companhia emprega diretamente cerca de três mil pessoas. Desde 1944, quando se iniciou em Timóteo a suas instalação, o desenvolvimento da cidade sempre esteve articulado à fábrica: a vida da comunidade era determinada pelo ritmo da usina.
A experiência do CECAB / Lenço de Seda se constituiu, então, como abertura de espaços de criação na comunidade. A capoeira, assim como outras práticas do CECAB, imprimiu diferença no cenário da cidade de Timóteo. Em um contexto atravessado pela lógica disciplinar da fábrica a capoeiragem e as manifestações culturais do CECAB traziam à cena a dimensão da festa e funcionavam como catalisador de mobilizações sociais.
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O Artesanato é o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Com a mecanização da indústria o artesão passou a ser identificado como aquele que produz objetos próprios e comuns à cultura popular.
No CECAB a experiêncvia com artesanato constitui-se como momento lúdico e interdisciplinar envolvendo diferentes membros da comunidade, diferentes formas de expressão, em processos de criação, produção e troca de saberes. Papel artesanal, papel machê, confecção de mandalas, origame, modelagem em argila, são algumas das oficina desenvolvidas junto a educadores, crianças, jovens e adultos; realizadas em eventos culturais tais como as Festas das Crianças, Oficinas de arte nas Férias, Ações ecológicas.
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Em uma primeira aproximação, a conexão capoeira-educação parece um tanto inusitada, pois, a capoeiragem possui uma forma de organização muito diferente da lógica escolar: enquanto na sala de aula os espaços são lineares, com lugares demarcados, na capoeira há circularidade, flexibilidade temporal e espacial. Se na sala de aula a ordem é o silêncio, a capoeira implica em som, ritmo, movimento. Enquanto a organização escolar pressupõe processos individuais, em que cada um é responsabilizado por seu sucesso ou fracasso, a capoeira se efetiva de forma eminentemente coletiva, articulando universos da dança, música, ancestralidade, espiritualidade, corporalidade e síntese.
Enfim, no encontro entre educação e capoeira, é fundamental considerar que a capoeiragem introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade. Nas palavras de mestre Reginaldo, a capoeira é uma escola, que contém inumeráveis elementos potencializadores do desenvolvimento e da evolução daqueles que a pratica. No encontro com a educação essa potencia se amplia.
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O Bloco Caricato Dexeu Falá sai às ruas no carnaval da cidade de Timóteo desde 1982. É um bloco sem compromisso com as regras burocráticas que envolvem todas as escolas, um bloco que vai sair com quantos elementos tiver, com a bateria que tiver; aberto para o povão se infiltrar durante toda a sua passagem. (…), aberto aos oprimidos e classes que têm a liberdade como meta. (DEXEU FALÁ, 1982, p.3). Os enredos apresentados pelo bloco são criados coletivamente, em reuniões abertas à população da cidade de Timóteo e circunvizinhas. Inicialmente, os enredos apresentavam protestos e contestações, posteriormente, passaram a girar em torno de temas diversos, como ecologia, solidariedade, bem comum, valorização da paz.
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Nas Festas Juninas do CECAB - Lenço de Seda as comidas típicas estão presentes, como uma forma de reunir as pessoas, congregar e compartilhar receitas, realizar ações coletivas, experienciar e saborear a cultura, por meio das delícias da culinária brasileira. Dentre elas, apresentamos o Feijãozinho Amigo:
INGREDIENTES
2 xícaras (chá) cheias de feijão carioquinha (deixar de molho de véspera e escorrer);
4 xícaras (chá) de água fervente;
2 cubos de caldo de bacon;
4 dentes de alho picadinhos;
1 cebola grande picadinha;
2 folhas de louro;
1 colher (chá) rasa de cominho em pó;
2 colheres (sopa) cheias manteiga;
150 g de lingüiça defumada fina fatiada fino (com faca mesmo);
150 g de bacon defumado em cubinhos pequenos;
1 maço de cheiro verde picadinho bem miúdo;
MODO DE PREPARO
Numa panela de pressão destampada leve o feijão juntamente com o caldo de bacon, as folhas de louro, o cominho e 3 xícaras de água fervente (reserve a outra) em fogo forte.Quando começar a ferver, tampe a panela e ainda em fogo forte espere apitar. Abaixe o fogo e conte 30 minutos. Neste meio tempo, em uma panela larga, derreta a banha em fogo forte e acrescente a lingüiça e o bacon, mexendo de vez em quando até ficar bem dourado e sequinho. Junte então o alho e a cebola, doure bem, até o alho e a cebola ficarem quase pretos. Desligue o fogo e reserve. Passados os 30 minutos, desligue a panela de pressão e conte 15 minutos até sair totalmente a pressão. Destampe a panela e veja se há necessidade de se pôr mais água. Separe 2 conchas de feijão (sem o caldo) e em um prato fundo, amasse bem com um garfo. Misture este feijão amassado na panela de pressão e acrescente a xícara de água reservada. Leve novamente a panela destampada em fogo forte e mexa de vez em quando até começar a engrossar, demora uns 10 minutos mais ou menos dependendo da chama do seu fogão. Assim que engrossar, acrescente então a mistura reservada de alho, cebola, bacon, lingüiça e a gordura que tiver na panela. Continue mexendo por mais uns 10 minutos em fogo baixo até apurar bem. Desligue o fogo, misture com cuidado o cheiro verde e tampe a panela com uma tampa comum, deixando abafar por 5 minutos.
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O termo festa junina surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho, que têm origem em países católicos da Europa. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. No princípio, a festa era chamada de Joanina, por ser em homenagem a São João.
No “Arraia do CECAB - Lenço de Seda”, as Festas Juninas ou Festas Julinas (quando ocorrem em julho) se constituem em mais uma oportunidade de encontros, processos de criação coletiva e de manifestações das culturas populares. A cada ano desenvolve-se um tema, sempre com danças populares, fogueira, expressões da cultura afro-brasileira, comidas típicas e brincadeiras infantis.
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