Documento jurídico que reúne os princípios que conduzem a Associação Brasileira de Capoeira Angola, entidade com sede no Pelourinho, em Salvador na Bahia que reúne os mais reconhecidos mestres da capoeira Angola herdeiros da geração primeira dos grandes mestres já falecidos mas cuja herança se mantém viva por ação do Conselho Superior de Mestres da entidade. Mestre Reginaldo Véio da Lenço de Seda-CECAB pertence ao quadro de mestres da ABCA e é seu representante em Minas Gerais.
Leia o texto completo de “Estatuto da ABCA”
Academia de Capoeira filiada à Associação de Capoeira Lenço de Seda dirigida pelo Professor William Capitão em Timóteo – MG, hoje morando no México e que atuou nos anos 80 e 90 no Vale do Aço e cidades da região.
Leia o texto completo de “Academia de Capoeira Nagô”
Brincadeira trazida pelos portugueses do Japão e da China difundida no pais de norte a sul, que consiste em aprumar estruturas de plástico, pano ou papel armadas com taquaras e presas por um ”cabresto” a uma corda controlada, de forma a aproveitar os ventos, pelo brincante.
Nas festas da Lenço de Seda – CECAB são realizados concursos por categorias geralmente no mês de Agosto com premiação para os modelos mais criativos, competitivos e aerodinâmicos.
Mais recentemente tem sido difundido o uso de Cerol, um barbante untado com cola e vidro moído que se presta às competições travadas entre dois brincantes nos ares mas que pode causar grandes riscos de acidentes com transeuntes e motoqueiros já tendo sido registrados acidentes com morte.
Também o risco de embaraços na fiação elétrica impõe critérios de lugar e de segurança para uma pratica saudável e segura. Dependendo da região e modelo ganha outros nomes como, arraia, flecha, jaú, pandorga, raia e outros.
Leia o texto completo de “Pipas e Papagaios Festival”
A Lenço de Seda CECAB realiza há anos um projeto chamado “Caminhadas Ecológicas” que acontecem no inverno e na primavera quando se organizam excursões com capoeiristas e estudantes a locais de interesse turístico ecológico e cultural no Vale do Aço. Durante o percurso são realizadas estações culturais em locais de descanso onde são experienciadas vivencias como danças circulares, performances teatrais, audição de canto de pássaros, reflexões ecológicas, semeaduras, capoeira e samba reggae. No Vale do Aço Sítios como o Morro do Cruzeiro, o Pico do Ana Moura
A Lagoa da Jacuba, o Parque Florestal e outros são preferidos. No Departamento de Chillan no Sul do Chile onde desenvolvemos uma parceria com a Universidade de Concepcion através do professor Franjinha, são feitas caminhadas aos Andes Chilenos.
Leia o texto completo de “Caminhada Aos Andes Chilenos”
O CECAB ao longo dos anos realizou algumas campanhas de divulgação ou de conscientização de massa sobre a importância da Capoeira Angola e da sua prática. Estas campanhas envolveram a mídia falada da região, rádios AM e FM, divulgação com cartazes ou com out- doors, e buscaram valorizar nossas tradições e difundir a consciência da importância e da dimensão de nossas práticas culturais ou esportivas e de nossas atividades de matriz afro brasileira.
Leia o texto completo de “Campanhas Publicitárias”
Programa de trabalho desenvolvido pela Sociedade Cultural Pasárgada, hoje CECAB que a partir de uma visão holística propõe vivencias, exercícios individuais e coletivos, práticas de consciência e sensibilização corporal visando centrar o individuo em sua trajetória de percurso evolutivo. Busca tornar consciente e apto o individuo para assumir seu epicentro existencial e a construção de sua própria história, vencendo traumas, limites de formação educacional e de natureza cultural valorizando sua identidade cultural e se identificando aos grandes arquétipos que estruturam nosso imaginário e nosso inconsciente coletivo. Ministrado para instituições ou grupos terapêuticos o programa de trabalho tem inúmeras aplicações em relações humanas e capacitação gerencial.
Leia o texto completo de “Centramento Holístico”
Documento de reconhecimento de filiação distribuido pela Lenço de Seda-CECAB, no Brasil e no Exterior cujo texto marca o compromisso do filiado com os princípios éticos e metodológicos que a Associação professa com o seguinte texto.
“A Associação de Capoeira Lenço de Seda confere ao aluno o presente certificado de filiação como praticante de capoeira e que como tal tem o dever de divulgar a capoeira e preservar a sua imagem, ter vida exemplar no plano individual e coletivo, lutar pela justiça, pelo bem comum, pelo respeito às tradições e contra a violência, cuidando de repassar seus conhecimentos aos mais novos e dar exemplo de respeito aos mais velhos e aos sábios.”
Leia o texto completo de “Certificado de Filiação”
Programa de trabalho desenvolvido pelo CECAB para suporte terapêutico e de formação e capacitação que utiliza além de movimentos da capoeira angola e de danças Afro Brasileira técnicas de bioenergética, de meditação, hiperventilação, massagens e relaxamentos, entendendo que o percurso evolutivo dos indivíduos no plano tridimensional de nosso planeta deve ter por suporte o corpo físico, único plano dimensional da expressão humana aqui, que contêm todos os outros planos.
Leia o texto completo de “Consciência Corporal”
Angoleiro baiano parceiro da Lenço de Seda – CECAB que já ministrou oficinas e cursos de capoeira angola para alunos e graduados.
Leia o texto completo de “Contra Mestre Marcelo Angola”
Dinâmica básica da capoeira Angola que pressupôe no jogo de perguntas e respostas corporais os códigos necessários para a experiência de auto conhecimento e iniciação dentro dos moldes da Capoeira de Origem. O diálogo de corpos se desenvolve com rituais próprios que asseguram a dinâmica das energias presentes no cenário da roda e a sintonia com a cadência do jogo ditados pelo Berimbau Gunga e que deve ser obedecida por todos. Diferentemente da Capoeira Regional que permite movimentos individuais e de performance física, na capoeira angola todos os movimentos devem alcançar o adversário na forma de uma pergunta para a qual ele deve dar respostas corporais sustentando o teatro vivo da roda. Nas palavras do Mestre: “Na roda de capoeira nunca dei um golpe em vão”.
Leia o texto completo de “Dialogo de Corpos”