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Teatro Popular

Na visão de Augusto Boal, as experiências de teatro popular têm como objetivo a libertação do espectador, sobre quem o teatro se habituou a impor visões acabadas do mundo. Nessa perspectiva teatro popular e a capoeira, na trajetória de Lenço de Seda-CECAB, sempre foram parceiros indissociáveis, pois, na visão do Mestre Reginaldo Véio, também a capoeira é um instrumento de construção da própria história, de libertação das visões dominantes de mundo. Assim, o grupo da Lenço de Seda em parceria como grupos de teatro da cidade de Timóteo fazem das praças e ruas da cidade, palcos de expressão da cultura popular. Através da capoeira, do teatro, da dança, da música, produzem experiências coletivas de dimensões ético-políticas, com alegria, irreverência e mobilização comunitária, nas quais todos podem participar.

O teatro sempre está presente nas atividades e eventos da Lenço de Seda, tais como as Festas da Criança, as Caminhadas Ecológicas, dentre outras, além disso, são realizadas, também, oficinas de teatro para educadores/as, estudantes de escolas da rede pública Timóteo.

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A arte de brincar

Em todas as experiências humanas, principalmente no campo da cultura e da educação, as brincadeiras, o lúdico, são pura arte. São as experiências que mobilizam as potencias de criação em dimensões de alegria.

A arte de brincar na trajetória da Lenço de seda-CECAB envolve a magia dos jogos e brincadeiras populares, a dimensão lúdica do teatro, da capoeira, entendendo que o jogar-brincar não exclui ou nega a realidade, mas reinventa-a em campos de alegria. Assim, jogar, brincar e aprender são indissociáveis e constituem juntos espaços para sonhar e fazer do sonho um texto possível, em expansão da alegria, que, segundo Alicia Fernandes, é critério de saúde na aprendizagem, é o que torna a criação possível, é o campo onde produzir sentido faz sentido.

Assim a arte de brincar e expandir a alegria está presente em todas as ações da Lenço de Seda-CECAB, como principal patrimônio e herança produzida coletivamente, envolvendo crianças, adolescentes, adultos, educadores, estudantes, moradores de rua, capoeiristas, artistas e tantos outros que queiram participar de momentos lúdicos, como a Festa da Criança, as Caminhadas Ecológicas, os projetos pedagógicos e culturais, as experiências de cultura afro-brasileira. No ano de 1991, a Festa da Criança Pasárgda teve como tema “A arte de Brincar”.

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Teatro de Arena

Um teatro de arena é um espaço de apresentações teatrais e artísticas, em que o palco se posiciona no centro de uma circunferência, na qual está a platéia. Pode ser tanto um espaço com arquitetura delineada para esse fim, com arquibancadas circulares e palco central, como os espaços que se abrem nas praças e ruas quando inicia-se uma apresentação cultural e o público se posiciona em volta, na roda. Tanto com arquitetura delineada, quanto com a emergência nas praças e ruas, nesse ambiente o público tem maior intimidade com os atores e a história vivida por eles.

Na cidade de Timóteo, há dois teatros de arena, um deles em espaço público do Bairro Timirim e outro na Escola Imett de Timóteo, ambos projetados pelo arquiteto Eolo Maia. Neles a Lenço de Seda-CECAB realizou e realiza intervenções culturais, principalmente batizados e rodas de capoeira, encontros de capoeiristas, apresentações de danças, de Samba Reggae e de teatro.

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Timóteo

Município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população prevista para 2008 é de 85.200 habitantes. Pertence a região metropolitana do Vale do Aço. É banhado pelo Rio Piracicaba e dentro de seu território está situada a Arcelor Mittal, siderúrgica especializada na produção de aços especiais, inoxidáveis. A cidade tem o maior IDH de todo leste de minas (0,836 elevado PNUD/2006). Timóteo é a primeira cidade em qualidade de vida do leste mineiro e a quinta do estado. Como destaque nos aspectos geográficos e ecológicos tem-se o Parque Florestal do Rio Doce e o Pico do Ana Moura. O CECAB Lenço de Seda que atua há 30 anos na região é referência em cultura em Timóteo.

Com suas ações culturais-político-pedagógicas o CECAB marcou e marca profundamente a vida da comunidade de Timóteo, constituindo espaços de criação coletiva, de expressão política, de exercício de cidadania, imprimindo a diferença na vida da cidade.

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Grupo de Teatro Leme

Grupo de Teatro parceiro do CECAB – Lenço de Seda. Ao longo da história do CECAB, participou de diferentes manifestações culturais e comunitárias fazendo das ruas da cidade um palco onde a performance teatral ganhava vida como expressão de sensibilização estética, alegria, criação coletiva com dimensão política. Teve importante participação no surgimento do Partido dos Trabalhadores em Coronel Fabriciano, que por

sua vez se organizou a partir do núcleo de Timóteo, fundado pela equipe da Pasárgada.

Nos anos 80, o projeto “Salada Cultural”, da Pasárgada, que levou cultura e lazer aos bairros de Timóteo e cidades vizinhas contou com a participação do Grupo Leme. Fábio Brasileiro, João Costa, Humberto e Edna Imaculada eram alguns dos componentes desse grupo.

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Lamp

Ronaldo Lamp, ator do município de Timóteo que integrou a equipe da Sociedade Cultural Pasárgada. Atuou em diferentes eventos culturais do CECAB com o Grupo Musical Xavantes do Pirajú. É o criador e intérprete do personagem Zé Povo “O Palhaço de Todos os dias”, que alegrava as atividades culturais com irreverência, alegria, sensibilidade e posicionamentos políticos sobre o cotidiano da comunidade de Timóteo.

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Teatro

O teatro deve ser entendido como a arte de expressar os inumeráveis afetos da alma. A gênese dessa arte encontra-se nas sociedades primitivas que por meio das danças imitativas acreditavam conectar os poderes sobrenaturais. Na Grécia Antiga, o teatro acontecia em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria. Em grego, teatro significa “lugar aonde se vai para ver”. Portanto teatro é tanto o espaço onde vamos para ver quanto aquilo que é visto.

Na experiência do CECAB, o teatro é vivenciado como expressão de sensibilização estética, alegria e criação coletiva, com dimensão ético-política. Tendo as ruas da cidade como palco, a performance teatral, articulada à dança, à capoeira, e a outras manifestações artísticas, se conecta à vida e expande sua potencia de liberdade e de intervenção comunitária.

Vários grupos teatrais estiveram presentes na trajetória do CECAB, dentre eles Grupo de Teatro Somunois, o Grupo Raízes, Teatro Leme, Teatro da Zaíra.

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Jeremias

Erineu Andrade de Oliveira, o Jerê, capoeirista e ator do município de Timóteo-MG, foi um fez parte do grupo que criou a Sociedade Cultural Pasárgada. Atuou em diferentes eventos culturais do CECAB, com o Grupo de Teatro Somunois, dirigiu trabalhos com artesanato, atuou como repórter e como multiplicador de capoeira.

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Fantoche

Fantoche é um boneco animado por uma pessoa. Possui face com grande expressividade, os braços e mãos movimentados pelos dedos do animador. Difere da marionete pela forma de manipulação — o fantoche é manipulado internamente, a marionete é, quase sempre, suspensa por fios invisíveis. O Boneco pode ser feito de sucatas, papier-machet, tecido, espuma, e outros materiais.

Na trajetória do CECAB o fantoche está presente tanto por meio de apresentações de teatro, como através de criações coletivas e de oficinas para crianças, jovens, adultos e educadores, constituindo uma dimensão lúdica em momentos de criação coletiva, descontração e alegria.

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Capoeira e Educação

Em uma primeira aproximação, a conexão capoeira-educação parece um tanto inusitada, pois, a capoeiragem possui uma forma de organização muito diferente da lógica escolar: enquanto na sala de aula os espaços são lineares, com lugares demarcados, na capoeira há circularidade, flexibilidade temporal e espacial. Se na sala de aula a ordem é o silêncio, a capoeira implica em som, ritmo, movimento. Enquanto a organização escolar pressupõe processos individuais, em que cada um é responsabilizado por seu sucesso ou fracasso, a capoeira se efetiva de forma eminentemente coletiva, articulando universos da dança, música, ancestralidade, espiritualidade, corporalidade e síntese.

Enfim, no encontro entre educação e capoeira, é fundamental considerar que a capoeiragem introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade. Nas palavras de mestre Reginaldo, a capoeira é uma escola, que contém inumeráveis elementos potencializadores do desenvolvimento e da evolução daqueles que a pratica. No encontro com a educação essa potencia se amplia.

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