Arquivos: Seminários Pedagógicos

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Timóteo

Município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população prevista para 2008 é de 85.200 habitantes. Pertence a região metropolitana do Vale do Aço. É banhado pelo Rio Piracicaba e dentro de seu território está situada a Arcelor Mittal, siderúrgica especializada na produção de aços especiais, inoxidáveis. A cidade tem o maior IDH de todo leste de minas (0,836 elevado PNUD/2006). Timóteo é a primeira cidade em qualidade de vida do leste mineiro e a quinta do estado. Como destaque nos aspectos geográficos e ecológicos tem-se o Parque Florestal do Rio Doce e o Pico do Ana Moura. O CECAB Lenço de Seda que atua há 30 anos na região é referência em cultura em Timóteo.

Com suas ações culturais-político-pedagógicas o CECAB marcou e marca profundamente a vida da comunidade de Timóteo, constituindo espaços de criação coletiva, de expressão política, de exercício de cidadania, imprimindo a diferença na vida da cidade.

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Acesita

A Acesita, hoje Arcelor Mittal Timóteo ou Arcelor Mittal inox Brasil é uma siderúrgica, a única produtora integrada de aços planos inoxidáveis e siliciosos da América Latina, com desempenho que a destaca entre os grandes produtores mundiais do setor.

Localizada no município de Timóteo, Vale do Aço, Minas Gerais, a companhia emprega diretamente cerca de três mil pessoas. Desde 1944, quando se iniciou em Timóteo a suas instalação, o desenvolvimento da cidade sempre esteve articulado à fábrica: a vida da comunidade era determinada pelo ritmo da usina.

A experiência do CECAB / Lenço de Seda se constituiu, então, como abertura de espaços de criação na comunidade. A capoeira, assim como outras práticas do CECAB, imprimiu diferença no cenário da cidade de Timóteo. Em um contexto atravessado pela lógica disciplinar da fábrica a capoeiragem e as manifestações culturais do CECAB traziam à cena a dimensão da festa e funcionavam como catalisador de mobilizações sociais.

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Capoeira e Educação

Em uma primeira aproximação, a conexão capoeira-educação parece um tanto inusitada, pois, a capoeiragem possui uma forma de organização muito diferente da lógica escolar: enquanto na sala de aula os espaços são lineares, com lugares demarcados, na capoeira há circularidade, flexibilidade temporal e espacial. Se na sala de aula a ordem é o silêncio, a capoeira implica em som, ritmo, movimento. Enquanto a organização escolar pressupõe processos individuais, em que cada um é responsabilizado por seu sucesso ou fracasso, a capoeira se efetiva de forma eminentemente coletiva, articulando universos da dança, música, ancestralidade, espiritualidade, corporalidade e síntese.

Enfim, no encontro entre educação e capoeira, é fundamental considerar que a capoeiragem introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade. Nas palavras de mestre Reginaldo, a capoeira é uma escola, que contém inumeráveis elementos potencializadores do desenvolvimento e da evolução daqueles que a pratica. No encontro com a educação essa potencia se amplia.

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Abordagem interdisciplinar

As experiências do CECAB / Lenço de Seda, no decorrer de toda sua trajetória histórica, sempre articulou diversas expressões da cultura popular, inumeráveis campos de conhecimentos e diferentes sujeitos, em uma abordagem interdisciplinar, ou seja, experiências nas quais todos os campos, formas de expressão e sujeitos sociais se encontram e se articulam em intensos processos de criação coletiva.

Teatro, capoeira, dança, música, carnaval, encontros com educadores, cultura afro-brasileira, ecologia, ações políticas, crianças, adultos, jovens, todos juntos em um caldeirão fervente e pulsante em conexões em todas as direções.

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Capoeira Pedagógica

Na experiência da Lenço de Seda, a conexão com a escola efetiva-se desde 1984. A articulação entre capoeira e educação oferece ganhos inestimáveis para o desenvolvimento evolutivo de quem a pratica. Porém, é importante por parte dos educadores, cuidado e atenção. Mestre Reginaldo aponta o perigo de uma “pedagogização” da capoeira. Dito de outro modo, uma prática que enquadre a capoeiragem conforme o tempo e a dinâmica escolar, com objetivo de utilizá-la somente “como instrumento de socialização, como instrumento de lazer, como mecanismo para queimar a energia dos meninos mais agressivos” (Mestre Reginaldo Véio).

Destacamos que a capoeira, especialmente a Angola, introduz no espaço escolar diferenças metodológicas nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, em uma prática eminentemente corporal e coletiva. ( Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência.)

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Festa da Criança

As crianças são atores e atrizes principais na história do CECAB, são sujeitos da festa. O evento que melhor expressa essa primazia é a Festa da Criança. Realizada em outubro, com culminância no dia 12, esse evento congrega inúmeros voluntários, educadores, artistas, comerciantes, crianças e adultos de todos os bairros da cidade em atividades de jogos, brincadeiras infantis, capoeira, artes, música, cinema, sorteio de prêmio, boi-bumbá e outras. A criação do evento inicia-se com a escolha de um tema aberto, como por exemplo: “Hoje Tem!… Hoje Tem!…”; “Todo dia é dia”; “Era uma vez…”. Hoje tem o quê? É dia de quê? Era uma vez o quê? Tudo aquilo que é possível desejar.

Com a festa da Criança, emerge em Timóteo-MG o espaço da alegria. O centro da cidade fica totalmente ocupado por crianças, jovens e adultos, que o convertem de um espaço urbano destinado a negócios, trabalho, comércio, a um espaço de criação, encontro e descontração. Com brincadeiras, capoeira, jogos recreativos, atividades de artes plásticas, teatro, música e tantas atividades quanto a imaginação puder inventar, as crianças apropriam-se e fazem uso completamente inusitado desse espaço, numa grande festa coletiva. (Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência)

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Mesa Redonda

A mesa Redonda constitui um espaço de exposição e questionamento de opiniões, no qual participantes e expositores criam um diálogo em torno de um tema. Essa técnica está presente na trajetória do CECAB como um instrumento que favorece a troca de experiência, a discussão e a reflexão, em encontros de educadores, sobre aspectos importantes da educação e da articulação entre educação e cultura. Temas como Cultura Afro-brasileira, Capoeira e Educação, Aplicação da lei 10.639 e outros são frequentemente trazidos para os debates com autoridades, mestres, educadores e agentes culturais.

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Workshop

Dinâmica de trabalho presente nos cursos de capacitação formação e dinâmicas de relações humanas promovidos pelo CECAB com professores, agentes culturais, e grupos terapêuticos e de centramento holístico. Nos grupos terapêuticos técnicas de respiração, exercícios bioenergéticos, de bio dança e de capoeira somam recursos com meditação, hiperventilação e revisitações ao passado para um realinhamento existencial. Os grupos terapêuticos são em geral conduzidos pela Síntese, clinica de medicinas alternativas que desenvolve proposta terapêutica multidirecional e que se constituiu ao aongo do tempo no braço naturalista da Sociedade Cultural Pasárgada, hoje CECAB.

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Abordagem Interdisciplinar em Projetos de Parceria Pedagógica

Intervenção cientifica que reúne duas ou mais disciplinas interagindo nas formas de compreensão e atuação diante de um objeto de estudo ou de uma realidade. A Lenço de Seda CECAB implementou projetos pedagógicos interdisciplinares, desenvolveu outros em parcerias com escolas, realizou seminários, assessorias e se orienta historicamente por uma visão pluridisciplinar.

Em 1997 foi contemplada com o prêmio Nansen Araújo conferido pela Federação das Industrias do Estado de MG, no programa de parcerias Empresa-Escola, pela parceria com a Escola Estadual Capitão Egidio Lima em Timóteo pela implantação de projetos interdisciplinaraes.

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