Programa do Governo do Estado de MG realizado em 1988, que teve como objetivo corrigir distorção idade-série de alunos e alunas do ensino fundamental. 1ª à 4ª série, na rede estadual de educação. Esse Programa possibilitou o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas, mais prazerosas, com bibliografia própria, para o educando em defasagem.
O CECAB, através de seu presidente Reginaldo Consolatrix, desempenhou uma ação significativa no Programa de Aceleração da Aprendizagem, prestando Assessoria Pedagógica junto a Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, patrocinado pela Fundação ACESITA, dando capacitação aos Pedagogos e Professores.
Foram desenvolvidas atividades como: palestras, workshops, oficinas pedagógicas, vivências, orientação interdisciplinar em encontros mensais com a equipe pedagógica e acompanhamento sistemático das praticas cotidianas.
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O nome “amarelinha” vem da palavra francesa marelle, que significa amarelo. Existem duas versões para a origem da brincadeira. Uma delas diz que, nas conquistas dos romanos, eles pavimentavam as estradas que levavam até seus novos territórios. Para distrair a criançada que ficava no meio do caminho, eles faziam desenhos no chão. Assim, as crianças pulavam amarelinha jogando um pedaço de cerâmica ou até um ossinho de carneiro. Outra possível origem vem do início da Idade Média. Naquele tempo, as pessoas jogavam as contribuições para a Igreja nas escadarias. Assim, os visitantes tinham que pular as moedas para não pisá-las.
A amarelinha atravessa tempos como uma brincadeira faz parte do patrimônio cultural infantil traduzindo valores, costumes, formas de pensamento e ensinamentos. Para brincar, é feito um traçado no chão com giz , carvão ou pedaço de tijolo. O traçado envolve quadrados, retângulos, numerados de 1 a 10 terminando com um semi -circulo o “ céu”. Tem como regra acertar um marcador (pedra,caco de azulejo, tijolo) em uma casa e pular as outras até o “ céu” e retornar, pegando o marcador no caminho de volta. Não pode pisar na linha, nem errar a seqüência de pulos ou cair.
O jogo da amarelinha é uma brincadeira que promove e desenvolve o movimento, o pensamento espacial, a noção de próprio corpo e a formação de seqüência. Na Festa da Criança Pasárgada/CECAB sempre foi uma diversão concorrida pelas crianças presentes.
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Os brinquedos e brincadeiras populares têm importância fundamental no processo de integração entre crianças, jovens e adultos, pois proporcionam uma convivência saudável, amiga, criativa e construtiva durante momentos de descontração de vivência coletiva.
Através dos brinquedos e das brincadeiras a criança descobre e compreende o mundo em torno desenvolvendo a imaginação, experienciando o faz de conta e explora possibilidades para a construção do conhecimento.
Os brinquedos e as brincadeiras possibilitam: Promover a integração e cooperação; Estimular a competição com iguais; Valorizar a herança cultural e respeitá-la; e Desenvolver o espírito de liderança .
Quando as crianças brincam utilizando os brinquedos e brincadeiras populares, uma continuidade sociocultural lhe está assegurada, pois passa a existir uma participação mais intensa das crianças e adultos em um sistema de idéias, sentimentos e valores comuns.
Estiveram sempre presentes em todos os eventos e projetos pedagógicos desenvolvidos pelo CECAB nas escolas por se entender que brincar é uma atividade importante na infância pois promovem aprendizagem, envolvem a emoção, afetividade e a inserção da criança na sua cultura.
O Projeto Arte Sempre , implantado e implementado nas escolas Públicas Municipais, APAE e Creches do município de Coronel Fabriciano, a partir de 2001, no Ciclo de Formação Humana ofereceu aos educandos da rede várias modalidades de danças.
Entre elas Jazz, Balé Clássico, Dança de Salão, Dança de Rua, Dança do Ventre, Capoeira Angola, Samba de roda, Maculelê, Samba Reggae, além de xadrez, artesanato popular, e habilidades artísticas.
Com acompanhamento da pesquisadora e pedagoga Elvira de Souza Lima, coordenação da Sociedade Cultural Pasárgada, hoje CECAB e execução da Associação de Capoeira Lenço de Seda e da Cel Companhia de Danças o projeto se propôs a fundamentar os caminhos para uma pedagogia estruturada a partir dos símbolos arquétipos e manifestações de nossa cultura.
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